Deputado Sousa Neto fala sobre espionagem e cobra providências da AL
O deputado estadual Sousa Neto (PROS) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão desta quarta-feira (19), para denunciar e cobrar providências sobre suposta tentativa de espionagem do Governo do Estado a parlamentares e militares maranhenses. “Foi um acontecido lamentável. Essa é uma grave ingerência do Governo na AL. Não podemos nos acovardar e nos intimidar. Vamos cobrar providências das autoridades competentes. Sou defensor da classe dos militares, e quero conclamar aos policiais que não recuem a esse Governo comunista. Não vamos calar a voz”, declarou Sousa Neto. O deputado relatou que havia marcado uma reunião com policiais e bombeiros, na Comissão de Segurança, mas que foi cancelada devido ao número insuficiente de pessoas, que por medo de represálias por parte do Alto Comando da PM e da Segurança, desistiram de participar. “Recebi várias manifestações via whatsapp de militares que, temendo perseguições, deixaram de vir para a audiência”. Ainda em pronunciamento, o deputado informou que, ao começarem às falas, os presentes foram surpreendidos por um membro do serviço de inteligência do Corpo de Bombeiros infiltrado entre os presentes para filmar e fotografar os militares que participavam das discussões, cujo objetivo era identificar os que criticam o governo, para posterior retaliação. “Estávamos em uma conversa informal em uma das salas das Comissões, com as associações do interior, discutindo assuntos pertinentes às categorias, como a LOB da PM, melhorias salariais, as condições de trabalho e a forma arbitrária como foi feito o trabalho do Sistema de Segurança nas eleições municipais. O soldado da inteligência agiu de forma precipitada, que sem se identificar, chegou registrando a reunião, e foi surpreendido pelos colegas. Houve um tumulto e chamamos a Segurança da Casa”, finalizou, destacando, ainda, os desmandos registrados em Imperatriz, Mirinzal e Coroatá, durante o pleito eleitoral.
Gil e Glalbert Cutrim realizam grande encontro em apoio à reeleição de Edivaldo 12
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, e o deputado estadual Glalbert Cutrim, ambos do PDT, realizam nesta quinta-feira (20) um grande encontro de lideranças políticas e comunitárias da Grande Ilha em apoio à reeleição do prefeito Edivaldo Júnior. Gil, como gestor da terceira maior cidade do Maranhão, vem desenvolvendo um trabalho produtivo e interessante de mobilização de eleitores e apoiadores, principalmente àqueles que residem na chamada área limítrofe. Já Glalbert integra, na Assembleia Legislativa, o bloco parlamentar que presta total apoio ao prefeito pedetista e que já se organiza para realizar, nos próximos dias, um grande evento em prol de Edivaldo.
Cadê o dinheiro que estava aqui?MPMA requer pagamento de salário atrasado de servidores município de Governador Nunes Freire
Vencimento relativo ao mês de setembro continua em atraso. O Ministério Público do Maranhão requereu, em 13 de outubro, como medida liminar, que a Justiça obrigue o Município de Governador Nunes Freire a adotar, no prazo de 48 horas, providências para efetuar o pagamento do salário do mês de setembro dos servidores da Educação, bem como de motoristas, agentes administrativos, vigias e auxiliares operacionais de serviços diversos. O pagamento deve ser comprovado por meio de documento que demonstre o depósito para cada servidor. Não sendo comprovado a quitação dos vencimentos, foi pedido que a Justiça determine o bloqueio de 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinados a este fim, bem como das verbas destinadas ao pagamento dos demais servidores. Ainda como medida liminar, foi requerido que seja determinado o pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro. Em caso de descumprimento, que seja efetuado o pagamento por meio de bloqueio. Os pedidos foram feitos em Ação Civil Pública de obrigação de fazer proposta pela promotora de justiça Laura Amélia Barbosa. Para a promotora, não existem razões plausíveis para o atraso no pagamento, porque todos os repasses de recursos destinados aos Municípios estão regulares. “É inaceitável qualquer justificativa quando se sabe que há verba vinculada para o pagamento dos professores e demais servidores”, concluiu.
Equipes de trabalho reúnem-se e iniciam transição em São José de Ribamar
Membros da atual equipe de governo do prefeito Gil Cutrim (PDT) e integrantes de uma comissão indicada pelo prefeito eleito Luis Fernando Silva (PSDB) realizaram, nesta quarta-feira (19), reunião de trabalho na qual foi iniciado o processo de transição municipal em São José de Ribamar. O encontro ocorreu na sede da prefeitura ribamarense, na sede da cidade. Na oportunidade, os integrantes da equipe da atual administração entregaram ao grupo indicado pelo gestor eleito relatório de transição elaborado pela Controladoria do Município e no qual constam informações financeiras e contábeis, além de recursos humanos. A reunião ocorreu em clima de tranquilidade. Foi estabelecido um cronograma com as datas nas quais a equipe de governo repassará à comissão outras informações solicitadas. Gil Cutrim foi um dos primeiros prefeitos do Maranhão a autorizar o trabalho de transição municipal que, de acordo com o próprio gestor, obedece aos princípios constitucionais e as diretrizes estabelecidas pela campanha “Pela Transparência na Transição Municipal: A Cidade Não Pode Parar”, de iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça. A equipe do atual governo é formada por Cristiano Abreu, Freud Norton, Apoena Ribeiro, André Maia, Fredson Froes, Jose Ribamar Froes e Kelma Melo. Já a equipe indicada pelo prefeito eleito é formada por José Eudes Sampaio, Carla Veras, Vinicius Lauande, Joana Marques, Sonia Menezes, Nádia Guedelha, José Isaac Buarque de Holanda, Tiago Mendes Fernandes, Jorge Antônio Araújo Junior, Hilário Ferreira Filho, Maria Helena Costa e Edson Calixto.
Publicado em: Governo