Enquanto criam factóides e o atacam, comerciantes da Feira Cohab declaram apoio a Wellington 11
Comerciantes que trabalham na Feira da Cohab declararam, nesta sexta-feira (16), apoio ao candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11. Acompanhado de candidatos ao cargo de vereador, Wellington visitou o espaço público, conversou com os feirantes (tanto os que trabalham na parte interna, quanto os da parte externa) e ouviu suas reivindicações. O candidato progressista, que trabalhou como feirante na sua adolescência, almoçou no local e recebeu das pessoas demonstrações de total apoio. “Acreditamos nos projetos e compromissos do Wellington. Ele é um político honesto, que veio da classe humilde e sabe tratar com o povo. Tenho certeza que será o melhor prefeito que São Luís já teve”, disse a vendedora de lanches, Elisabeth Sousa. Os comerciantes criticaram o atual prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que, segundo eles, abandonou o espaço público. “O atual prefeito não teve coragem de vir até a Feira da Cohab. Trabalhamos sem condições boas de higiene. A prefeitura não nos dá a devida atenção e o resultado são instalações com problemas por falta de manutenção”, comentou o vendedor de frutas, Oswaldo Mendonça. Avaliação semelhante fez o aposentado Israel Silva, que revende carnes. De acordo com ele, o abandono pelo qual passa a Feira da Cohab é o reflexo da “atenção” com a qual Edivaldo Jr. trata os demais mercados públicos de São Luís. “Precisamos de um prefeito que conheça as dificuldades dos mais pobres. Que já viveu aquilo que muitos de nós, feirantes, já vivemos. Que tenha coragem e atitude para resolver. E esse prefeito será o amigo Wellington, que já foi feirante e tem atitude para resolver”, afirmou. Wellington agradeceu o apoio e carinho dos comerciantes. Ele, mais uma vez, assumiu o compromisso de implantar, a partir de janeiro, um amplo e permanente plano de revitalização das feiras e mercados da capital. “Recursos existem. O problema é que não são aplicados corretamente pelo atual prefeito. Temos atitude e planejamento para resolver. A partir de janeiro, a situação dos mercados e feiras será mudada para muito melhor”, garantiu.
Eliziane fará pacto pela cultura e confirma compromisso com o setor
Um compromisso em benefício de um dos setores mais importantes da cidade será feito por Eliziane Gama (candidata à prefeitura de São Luís pela coligação São Luís de Verdade) neste sábado(17), no Grand São Luís Hotel. Ela firmará, com membros do setor, o Pacto 23 pela Cultura, que será uma agenda de ações a serem implantadas ao assumir a administração pública da cidade. Eliziane Gama é uma das parlamentares que mais beneficiou o setor da cultura do Maranhão. Como deputada federal, encaminhou mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para o segmento. “Eu sempre acreditei na cultura como ferramenta de inserção social e redução de índices de violência. Como deputada, sempre apoiei este setor e o mesmo ocorrerá quando assumir a prefeitura desta cidade”, garantiu. Ela também afirmou que a cultura é um dos segmentos contemplados em seu programa de governo. Entre os itens, estão projetos de incentivo a grupos e o fortalecimento dos conselhos comunitários e do conselho municipal. “Outro compromisso será pagar em dia as brincadeiras carnavalescas e juninas e publicar, em parceria com artistas e produtores culturais, o calendário cultural anual”, assegurou. O compromisso de Eliziane, em prol da cultura, foi firmado seja em sua passagem no Congresso Nacional ou mesmo durante a pré-campanha. Em julho deste ano, Eliziane participou de plenária popular durante edição do Programa São Luís de Verdade, no bairro Liberdade. Na ocasião, Eliziane recebeu o apoio de vários representantes culturais. “Quero que São Luís seja cuidada de verdade, por isso viemos aqui saber qual seu compromisso com a cidade”, disse o então presidente do Conselho Comunitário da Camboa, Irineu Gusmão. Além de expor a sua vontade de investir na cultura, Eliziane também recebeu sugestões. “A Liberdade é um celeiro cultural. Queremos a cultura voltada para a educação formal”, disse a dirigente do Boi da Floresta, Nadir Cruz.
Luis Fernando defende o resgate do orgulho de ser ribamarense
O resgate da autoestima dos ribamarenses, que é, sobretudo, o orgulho da população de morar em São José de Ribamar, e o compromisso de reconstruir a cidade, são temas que estão dominando a campanha do candidato da coligação “Aliança Democrática Ribamarense”, Luis Fernando Silva (PSDB). Apesar do favoritismo e de ser o único candidato a prefeito com registro deferido, sem pendências na Justiça Eleitoral, Luis Fernando tem feito questão de andar diariamente pelas ruas dos bairros de São José de Ribamar e conversar direto com o cidadão sobre a realidade tão dramática que vive o município administrativamente. Nesta semana, Luis Fernando já percorreu os bairros do Alto do Turu, Jardim Turu, Canudos e Terra Livre, na região limítrofe, e ruas do Cruzeiro e Vila São José, na região da sede. “Estamos fazendo uma campanha propositiva e vibrante em respeito ao povo, para firmarmos compromisso com o cidadão e assim lutarmos, todos juntos, pela reconstrução da nossa cidade”, tem dito o candidato sempre que questionado sobre a intensidade da campanha. Moradora das imediações do bairro Canudos, na região do Parque Vitória, Waldirene Ferreira Frazão disse que espera ansiosamente pela volta de Luis Fernando para a prefeitura. “Até hoje, desde que ele saiu vivemos um descaso total aqui na região. Por falta de cuidado o asfalto está se acabando, a saúde é uma complicação, as nossas escolas nunca mais foram as mesmas. Nós estamos precisando mesmo que ele retorne e dê continuidade ao trabalho que não continuaram”, declarou Waldirene. Na Vila São José, num discurso afinado com os anseios dos moradores do bairro, Luis Fernando reclamou da falta de manutenção e conservação das ruas asfaltadas por ele, durante sua gestão, no período de 2005 a 2010. “Desde que eu saí da prefeitura não fizeram mais nada. Aliás, fizeram, deixaram estragar o asfalto que foi feito aqui. Por onde passo, as pessoas reclamam que estão sofrendo com falta de água. E pior, estão sendo cobradas, não pela água, mas pelo vento que sai das torneiras. Tenho consciência do trabalho que teremos para reconstruir essa cidade. Mas já fizemos uma vez e vamos fazer de novo”, garantiu Luis Fernando em discurso na Vila São José. Nesta sexta-feira (16), Luis Fernando vista a Vila Sarney Filho I e, na parte da noite, realiza o Comício das Vilas, na Avenida Quixadá. No sábado, pela manhã, continua com as visitas aos bairros, caminhando com a militância e moradores dos bairros Panaquatira e Itapari. Na parte da tarde fará um percurso no Cohatrac V, Village, Jardim Araçagy, Itaguará, Alvorada, Cohabiano, Trizidela, Novo Cohatrac e Nova Aurora com concentração na rua 5, do Cohatrac V.
Publicado em: Governo