São José de Ribamar é um dos poucos municípios maranhenses que, mesmo sofrendo com a queda de recursos ocasionada, principalmente, pelo déficit de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja responsabilidade pela transferência é do Governo Federal, continua mantendo em dia o pagamento dos servidores, antecipando-o ao longo deste ano e honrando o pagamento do 13º salário – a primeira parcela foi paga no dia 08 deste mês e a segunda será efetuada em dezembro.
Além disso, mantém ações de valorização das categorias profissionais. No mês de abril, por exemplo, Gil Cutrim concedeu reajuste de 15% na gratificação de natureza especial (risco de vida) para os guardas civis municipais.
No mês anterior, o prefeito já havia concedido novo reajuste salarial, de 13,01%, para os professores da rede municipal de ensino. Em menos de seis anos, esta foi a quinta vez que Cutrim concedeu aumento salarial para os profissionais do magistério de São José de Ribamar – em 2011, o reajuste foi de 15%; em 2012 de 22%; em 2013 de 8%; e em 2014 de 8%.
A prefeitura ribamarense também já implantou várias outras ações de valorização dos servidores, tais como implantação de reajuste salarial (ou reposicionamento) para funcionários efetivos, de acordo com o tempo de serviço prestado; criação do novo Estatuto do Servidor Público de São José de Ribamar; instalação da Junta Médica dos servidores municipais; implantação do Portal do Servidor (http://servidor.saojosederibamar.ma.gov.br); implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração; dentre outras.
Publicado em: Governo