Notícias

Publicado em   01/jun/2016
por  Caio Hostilio

Deputado Wellington alerta para a redução de voos em São Luís e cobra retomada urgente

wcO presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PP), utilizou a tribuna para mencionar a problemática referente à redução de voos de São Luís para capitais de outros estados. Complementando o pronunciamento, Wellington alertou para as consequências negativas e mencionou a necessidade de se discutir e cobrar a retomada urgente de mais voos para a capital maranhense, principalmente com a chegada das festividades juninas para que haja um incremento na economia e no turismo local. “Temos recebido muitas reclamações quanto à redução de voos em São Luís. Segundo relatos, por exemplo, temos um único voo partindo de São Luís com destino à Teresina. Embora seja apenas 1 hora de voo, temos agora complicações, já que, às vezes, é preciso passar por Brasília, por Belo Horizonte, por São Paulo e, só então, chegar ao destino inicial. As mesmas dificuldades são encontradas na tentativa de deslocamento para Belém, Fortaleza e Recife, sem falar em Imperatriz, por exemplo. Estamos diante de uma problemática que atinge parcela da sociedade e, por isso, é necessário que discutamos sobre isso e, assim, apresentemos soluções a fim de restabelecer o número normal de voos diários em nossa capital.”, afirmou. Wellington mencionou ainda o prejuízo econômico ocasionado pelos cortes nos voos e mencionou o imediato aumento de preços das passagens aéreas. Além de afetar os negócios e o turismo. Por isso, o parlamentar solicitou a realização de uma audiência pública envolvendo empresas aéreas, agências de viagens, rede hoteleira e de restaurantes. “Além do prejuízo econômico para a nossa região, diante da queda no volume de negócios devido à dificuldade de ‘locomoção’, os cortes nos voos regulares resultaram no imediato aumento de preços das passagens aéreas. Temos uma problemática que envolve fatores econômicos e afeta diretamente o maranhense. Estamos iniciando o período de festividades juninas e com certeza vai afetar a nossa economia e o turismo local”, ressaltou.

Sousa Neto: “Flávio Dino tem que explicar o dinheiro recebido por ele pelas complicadas OAS e UTC”

sousa netoSousa Neto disse que não consegue crer um governador que tem como princípio maior a vingança e a perseguição. “O governador Flávio Dino utiliza-se de interesses pessoais para tentar atingir deputados desta Casa que fazem oposição ao Legislativo. Não só quer atingir moralmente, ele quer calar as vozes, e isso é inaceitável aqui nesta Casa. Mas ainda bem que o nosso estado tem um Poder Judiciário livre, autônomo e soberano, para agir conforme as leis. O Governador Flávio Dino mais uma vez investiu contra mim e utilizou-se da máquina do Estado para solicitar autorização do Tribunal de Justiça para investigar a mim e a Deputada Andréa Murad, dizendo que uma das empresas contratadas pelo Estado havia financiado ilegalmente a minha campanha. Não é a primeira vez que ele investe contra mim e contra a deputada. A resposta do Tribunal de Justiça foi imediata e concisa, que decidiu que a acusação que a acusação é desprovida de mínimos indícios com suporte em meras ilações e opiniões pessoais. O TJ decidiu por unanimidade”, falou Sousa Neto. Sousa Neto falou que suas contas foram aprovadas e que a empresa doadora que Flávio Dino acusa de doação ilegal é a mesma contratada por sua gestão num contrato de R$ 23,5 milhões. “Então quer dizer que para doar para a minha campanha não pode, mas para ser contratada pelo Governo dele não tem problema? Essa é a pergunta que eu quero falar. Veja a incoerência nisso. Governo incoerente e perseguidor. Se alguém tem que ser investigado é o Governador Flávio Dino que pagou a sua campanha com o dinheiro de empreiteiras que tem seus sócios presos na Lava Jato, coisa já que todas as doações aos governadores foram propinas. Flávio Dino foi financiado com R$ 1 milhão e 400 mil reais pelas empreiteiras OAS e UTC. Isso consta da própria prestação de contas apresentada no Tribunal Eleitoral Flávio Dino. Portanto, quem deve explicações por suas contas durante a campanha é ele, que deve explicação não só pelos seus atos durante a campanha eleitoral, mas principalmente por seu 1 ano e meio de governo omisso”, finalizou Sousa Neto.

Prefeitura de Santa Inês convoca aprovados em concurso

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 023/2016 – O Secretário de Administração de Santa Inês, município do Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 54, caput, da Lei Orgânica do Município c.c. com o artigo 11, § 1º, inciso VI, da Lei Municipal nº 471 de 2008, alterada pela Lei Municipal nº 048, de 18 de Outubro de 2013, R  E  S  O  L  V  E – Art. 1º. Convocar, nos termos do item 10.1 do Edital de Concurso Público nº 001/2011, os candidatos abaixo relacionados, classificados e aprovados no Certame realizado para o provimento dos cargos do Quadro de Pessoal da Administração Pública Municipal, munidos dos documentos previstos no item 10.2 do Edital do Concurso nº 001/2011. Art. 2º. Os candidatos convocados, abaixo relacionados, deveram apresentar-se no prazo previsto no item 10.4 do Edital do Concurso Público nº 001/2011, na sede da Secretaria Municipal de Administração, situada na Avenida Luiz Muniz, 1005, no centro de Santa Inês, munidos apenas com o documento original de identidade, no horário das 9:00 hs (nove horas) às 13:00 hs (treze horas), a partir do dia 02 de Junho de 2016, conforme tabela abaixo.Cargo Assistente Social – candidatos: Isabela Mendes Pinheiro Costa

Planeja reúne propostas específicas para Saúde, Educação e demais setores da gestão

Planeja Educação2O Planeja, realizado pela Executiva Municipal do PSDB em São José de Ribamar, entrou numa nova fase. Agora, o seminário reúne propostas por setores da administração pública. Nos dois últimos sábados, profissionais da saúde e da educação participaram dos eventos setoriais. O ex-prefeito Luis Fernando Silva (PSDB) explicou que, após coletar mais de mil proposições, nos oito seminários territoriais, o Planeja entrou no novo momento, que é o de ouvir as demandas específicas dos diversos setores, através dos profissionais diretamente envolvidos em cada um deles. Tanto no Planeja Saúde como no Planeja Educação, o sucesso de público e o envolvimento dos participantes nas discussões foram marcantes, mesmo com o trabalho espúrio feito por determinados agentes políticos, que tentaram impedir a presença dos cidadãos nas discussões das políticas públicas. Durante o Planeja Educação, no último sábado, Luis Fernando disse que o seminário vai formar o maior e melhor conjunto de propostas para o próximo governo do município, independente de quem seja o prefeito. “Não estamos discutindo aqui eleição, nem política eleitoral. Estamos discutindo algo que interessa para todo mundo, até para quem não gosta de política eleitoral. Estamos discutindo política educacional, que é a política pública capaz de formar, transformar e construir um futuro melhor para nossa cidade”, afirmou o ex-prefeito. Para o vereador Antonio Augusto (DEM), o Planeja é um evento muito importante por constituir-se numa concentração participativa do povo e dos agentes políticos. ”O Luis Fernando e o PSDB estão sendo muito felizes nessa iniciativa porque planejar é o melhor caminho. E fazer esse planejamento com a população e com os profissionais envolvidos, respalda ainda mais esse plano que será feito em prol da nossa cidade”, completou Augusto.

Município de Ribamar recebe unidade de grande porte do Viva

vivaO município de São José de Ribamar recebeu, nesta quarta-feira (01), uma unidade de grande porte do Viva implantada pelo governo do estado. A unidade instalada no Shopping Pátio Norte, localizado na MA – 201 (Estrada de Ribamar), foi inaugurada pelo governador Flávio Dino (PC do B) e pelo prefeito Gil Cutrim (PDT) durante uma grande festa que contou, ainda, com as presenças de diversas lideranças políticas e comunitárias. “A inauguração de mais um Viva, desta vez localizado em São José de Ribamar e que beneficiará moradores de outras cidades da Ilha, faz parte do nosso projeto de expansão e descentralização do VIVA visando proporcionar mais qualidade, conforto, segurança e economia aos maranhenses”, afirmou Flávio Dino. Gil Cutrim disse que a nova unidade do Viva está localizada em uma região estratégica e beneficiará ribamarenses que moram em bairros mais afastados da sede do município. “Principalmente os moradores de bairros da chamada Vilas, região mais populosa do município. Além disso, também serão beneficiados moradores de São Luís e de Paço do Lumiar, por exemplo. Agradeço o apoio e parceria do governador Flávio Dino”, disse o prefeito. A nova unidade possui 72 guichês, com capacidade para mais quatro mil atendimentos diários. O público está tendo acesso a expedição de documentos como RG, CPF, consulta ao Seguro Desemprego e aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A nova unidade conta, também, com serviços prestados pela Prefeitura de São José de Ribamar, como os das Secretarias Municipais de Fazenda e a de Assistência Social, e da empresa Odebrecht Ambiental.

Verde defende investimentos em saneamento básico

IMG_3273O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a importância dos investimentos em saneamento básico, durante encontro promovido pela Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), na Assembleia Legislativa, na última terça (31). Na oportunidade, foi discutida a conjuntura do saneamento no país e, principalmente, no Maranhão. “O saneamento tem que estar na pauta de prioridade de todos os gestores. Investir em saneamento é investir em saúde pública. A cada 1 real, se economiza de 7 a 10 reais em gastos com a saúde pública, considerando que muitas doenças são ocasionadas pela falta desta politica social e, ainda mais, se considerarmos que  investir em saneamento é investir em infraestrutura permanente na qualidade das nossas vias urbanas”, ressaltou Júnior Verde. O painel ‘Saneamento Ambiental no Brasil e sua realidade no Maranhão’ contribuiu para discutir a política de investimentos em saneamento ambiental. Entre as 100 maiores cidades brasileiras, São Luís ocupa a 83ª posição em termos de saneamento básico, de acordo com o novo “Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades”, publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. A capital maranhense oferece serviços de água tratada a 80,62% dos habitantes, mas apenas 45,5% deles têm acesso à coleta de esgoto. Somente 8,07% do esgoto gerado é tratado. O estudo considera os números oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS) – do Ministério das Cidades – ano base 2014.  “Saneamento nunca foi um problema, mas uma solução para conter muitas doenças causadas pela falta dele. Essa é uma pauta permanente que teremos aqui na Assembleia”, garantiu o parlamentar .

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos