Notícias

Publicado em   23/maio/2016
por  Caio Hostilio

Deputado Wellington debate na 7ª Reunião do Parlamento Amazônico em Belém-PA

13220911_894485763993496_3372282437109955911_nDurante a última quinta-feira (19), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em Belém (PA), representando o Maranhão na VII Reunião do Parlamento Amazônico. Além do deputado Wellington, participaram do evento os deputados Júnior Verde (PRB) e Hemetério Weba (PV), além de parlamentares de vários outros estados. “Essa é a 7.ª vez em que representamos o Maranhão nas reuniões do Parlamento Amazônico. Com isso, temos a oportunidade de discorrer sobre os investimentos na Amazônia Brasileira, uma discussão nacional, mas que reflete em nosso estado. Apesar de a Amazônia maranhense sofrer com os desmatamentos, com a retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão e caça excessiva, a biodiversidade ainda é típica em nossa região, o que muito nos honra. Por isso, estamos aqui para debater e propor ações pautadas em uma visão sustentável e que almejam ao zelo por aquilo que é patrimônio de todos: o meio ambiente”, ressaltou o deputado Wellington. O evento iniciou às 09 horas, na Assembleia Legislativa do Pará, e estendeu-se pelo restante da manhã, tendo por palestra inicial a discussão sobre a ““Integração regional com uma nova matriz de desenvolvimento, com a participação da SUDAM e do BASA”, ministrada pelo Dr.Inocêncio Gasparim (diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de atração de Investimentos da SUDAM) e pelo presidente do BASA, Marivaldo de Melo. Posteriormente, discutiu-se sobre “Uma nova rota para o oceano pacífico (passando pela a Amazônia) Manta/Manaus”, tendo por palestrantes José Roberto da Silva, diretor presidente do Porto Providência (Equador); o deputado Sinésio Campos (presidente do Parlamento Amazônico) e do Senador Sérgio Petecão (PSD/AC). O ciclo de debates foi concluído com a palestra “Exploração mineral em áreas indígenas”, que teve por mediador o deputado federal Édio Vieira Lopes- relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de proferir parecer do PL 1610, que trata da exploração de recursos minerais em Terras Indígenas.

Eliziane participa de debate com lideranças da Área Itaqui-Bacanga

elizianeA deputada federal Eliziane Gama participou de debate com lideranças do Movimento de Articulação Comunitária da Área Itaqui-Bacanga. O debate foi sobre a luta pela melhoria da qualidade dos moradores da região que é uma das mais populosas da capital maranhense. Os líderes do movimento entregaram documento para a parlamentar contendo várias reivindicações, principalmente na área de infraestrutura, educação e saúde. “Foi um momento importante. Estive lá para receber das mãos deles um pedido de apoio para o eixo Itaqui-Bacanga e também para ouvir a comunidade. Me comprometi continuar a luta para que as reivindicações junto ao governo federal sejam efetivadas”, enfatizou a deputada. Eliziane reafirmou seu compromisso com a comunidade e com a luta permanente em defesa da região. Ano passado ela fez encaminhamento de emenda parlamentar para melhorias da BR 135, que tem trecho urbano na região. A deputada federal reconhece a importância da conversa com as lideranças comunitárias, pois acredita que suas reivindicações representam os anseios da comunidade. Ela aproveitou a oportunidade para convidar as lideranças para contribuir com a construção do plano de governo do PPS, e afirmou que este plano precisa ser participativo com sugestões e ideias das comunidades. “Nós também fomos colher informações para o plano de governo do PPS. Eles se comprometeram a nos ajudar com ideias e haverá um novo momento para debate”, esclareceu Eliziane.

Fardamento e kits escolares novos para alunos de Ribamar

gilcutrim-1O prefeito Gil Cutrim (PDT) entregou nesta segunda-feira (23) novo fardamento e kits escolares para os estudantes da rede municipal de ensino de São José de Ribamar. A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Paulo Ramos, na sede da cidade, e contou com as participações de vereadores; pais de alunos e professores. Ao longo da semana, o material será entregue aos mais de 23 mil alunos da rede municipal. A entrega de fardamento e kit escolar (composto por mochila e todo material exigido e necessário) fazem parte do rol de ações no setor da educação desenvolvidas com eficácia pela gestão Gil Cutrim. Só para se ter uma ideia, até 2010, apenas as Escolas Municipais Liceus Ribamarenses I (Sede) e II (Parque Jair) possuíam salas climatizadas e laboratórios de informática. Hoje, mais de 30 laboratórios de informática já foram implantados na rede municipal de ensino e 25 escolas foram ampliadas, receberam climatização e novo mobiliário. “A educação pública de São José de Ribamar vem, no governo do Gil, em uma crescente muito boa. Além de investir na infraestrutura, a prefeitura oferece ótima merenda, transporte escolar de qualidade, conforto para os alunos e paga bem e em dia os professores. Nós, pais, só temos que agradecer e valorizar esse trabalho”, disse Kelly Regina, cujo filho estuda na Paulo Ramos. Gil Cutrim agradeceu o carinho dos estudantes e de suas famílias. De acordo com ele, além do setor educacional, a prefeitura continua investindo em várias outras áreas, dentre elas a saúde e a valorização dos servidores públicos municipais. O prefeito anunciou novas ações, em breve, no setor da educação. “Através do programa Escola Bela, iremos ampliar e climatizar novas unidades de ensino. Também implantaremos novos laboratórios de informática e ampliaremos a rede com as inaugurações de novas escolas e creches”, afirmou.

Júnior Verde apresenta Indicação solicitando ações de reforço à Segurança Pública

IMG_2743Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública e Privada, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) apresentou nesta segunda (23) Indicação solicitando a adoção de uma série de medidas que considera essenciais para melhorar a segurança pública, especialmente na região metropolitana de São Luís. Durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar lamentou os ataques a ônibus que trouxeram sentimento de insegurança à população, desde a última quinta (19). “Sempre temos feito pautas de sugestões para melhorar a segurança pública. Hoje, estou entrando com uma Indicação com vários pontos importantes para o combate à violência no estado do Maranhão”, explicou Júnior Verde. As medidas elencadas na Indicação versam essencialmente sobre: agilidade na transferência de todos os líderes de facções criminosas para presídios federais; implantação imediata de bloqueadores de sinais de celulares nos presídios; aquisição de mais viaturas e armamentos; implantação dos postos estaduais de policiamento em todo o Estado, com vistas à coibir o tráfico de drogas e armas; implantação do sistema de cartões pré-pago em todo o sistema de Transporte Público Coletivo, acabando com a circulação de dinheiro nos ônibus; realização de concurso público para as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, visando reforço e ampliação do serviço de inteligência e de investigação; blindagem das viaturas, com o objetivo de garantir mais segurança; criação de um grupo especializado no combate a assalto a bancos; desenvolvimento de políticas de ressocialização no sistema prisional no Estado; criação de um sistema integrado entre as Secretarias estaduais visando investimentos sociais nas áreas de risco; implantação dos Conselhos de Segurança Pública, proporcionando a interação entre a Secretaria de Segurança e as comunidades; e criação de mais Varas de Execução Penais, para maior agilidade e melhor aplicação das penas. A proposição foi encaminhada ao Governador Flávio Dino, ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e ao comandante da Polícia Militar do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira. “São medidas que refletem sobretudo as reivindicações oriundas da própria Polícia Militar, e que precisam ser tomadas, vez que estamos diante de uma situação emergencial”, justificou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos