Eliziane visita Bairro da Liberdade e reúne-se com lideranças comunitárias
A deputada federal Eliziane Gama fez uma visita na manhã deste sábado (21) ao Bairro da Liberdade em São Luís para ouvir lideranças comunitárias e culturais. O encontro que ocorreu no teatro do bairro, faz parte das visitas programáticas que estão sendo realizadas pelo PPS para a construção do plano de governo do partido. A agenda estava prevista antes dos ataques à ônibus na capital maranhense ocorridos na última quinta-feira, dia 19 de maio. O Bairro da Liberdade foi um dos alvos da ação dos bandidos. O Bairro da Liberdade é um dos mais antigos da capital maranhense e é um dos locais conhecido pelos índices de violência, mas também é considerado um bairro rico em manifestações culturais. “As pessoas de bem que moram aqui precisam de total apoio. A violência só pode ser vencida com uma gestão e políticas públicas fortes e comprometidas com todos”, afirmou Eliziane.
Hildo Rocha preside Sessão Solene em homenagem aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem
Para comemorar o Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, a Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene que foi presidida pelo deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA). O evento foi requisitado pelo parlamentar maranhense e pela deputada Carmem Zanotto (PPS/SC). O Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF, João Cardoso da Silva e o vice-presidente da entidade, Jorge Vianna, participaram do evento que também foi prestigiado por Ângela Maria Alvares, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e por Ipê Onã Silva, Presidente da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem. “Solicitamos esta homenagem por acreditar que esses profissionais destacam-se dos demais ao lidarem todos os dias de forma intensiva com pessoas necessitando de cuidados especiais de saúde”, destacou Rocha. Dedicação – O parlamentar ressaltou que os auxiliares e técnicos de enfermagem ficam muito mais tempo com os pacientes do que os próprios médicos embora nem sempre recebam o devido reconhecimento por sua dedicação e responsabilidade perante os demais profissionais de saúde. “Além do conhecimento técnico, o exercício da atividade demanda cuidado emocional, disposição para se doar, para estar presente e disponíveis para proteger, preocupar-se, compreender respeitar, confortar, se solidarizar e dar segurança aos pacientes assistidos”, destacou o deputado. Entrosamento – Hildo Rocha disse que os técnicos e auxiliares de enfermagem são, provavelmente, os funcionários mais importantes para o bom entrosamento da equipe multiprofissional de todas as unidades de saúde, públicas e particulares. “O bem-estar dos usuários das unidades de saúde depende, fundamentalmente, desses profissionais que fazem a integração de médicos, pacientes e pessoal de apoio”, declarou. Baixos salários – Rocha enfatizou que a jornada de trabalho é grande e os salários pagos aos auxiliares e técnicos de enfermagem é sempre abaixo do aceitável. “As condições de trabalho tornam esses profissionais propensos a acidentes, especialmente por materiais perfuro cortantes responsáveis por 84% das ocorrências”, destacou. O deputado disse que por causa dos riscos inerentes à atividade, desde 1955 muitos projetos de lei tentam reduzir a jornada para 30 horas semanais. “Mais do que isso é inadequado”, declarou. Reconhecimento – Rocha disse que passou a admirar a categoria observando o trabalho de todos os profissionais da área de saúde. “Eu pude perceber que sem os auxiliares e técnicos de enfermagem de nada adiante ter o médico, o nutricionista e os demais profissionais, que também são importantes”, declarou. Segundo o parlamentar, os técnicos e auxiliares de enfermagem prestam relevantes serviços ao povo brasileiro e não são reconhecidos. “Por isso, nós vamos lutar para que esta categoria faça parte dos Conselhos Regionais e Federais de Enfermagem”, afirmou Hildo Rocha.
Deputado Weverton apresenta Projeto de Lei que propõe anistia das dívidas dos associados do Pólo de Confecções de Rosário
O deputado federal Weverton Rocha (PDT) deu entrada na Câmara dos Deputados em projeto de lei (PL 5249/2016) que concede anistia aos membros das cooperativas e das associações comunitárias do município de Rosário que contraíram dívidas junto ao Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil, referente à primeira e a segunda etapa do Pólo de Confecções de Rosário (MA), projeto acordado, em 1995, entre empresários taiwaneses e o Governo do Maranhão. O pedetista propõe também o cancelamento das inscrições feitas no Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos), Cadin (Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com Weverton, para fazer parte do empreendimento comercial/industrial, voltado para a fabricação e comercialização de confecções, 3.600 trabalhadores rosarienses foram manipulados a contraírem empréstimos do Banco Mundial (Bird), por meio do Papp (Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural), e do Banco do Nordeste (BNB). Com a soma dos dois empréstimos, o montante chegou a mais de 11 milhões de reais, levando em consideração valores de 1995 e 1996. Depois da constatação de fraudes nos processos licitatórios, o Governo do Maranhão rompeu o protocolo de intenções, afastando a empresa KAO I do empreendimento. Segundo o deputado Weverton, o projeto permitirá que os trabalhadores quitem, de forma honrosa, dívidas contraídas através de procedimentos fraudulentos. “Atualmente a situação está insustentável, pois estes trabalhadores estão com dívidas que chegam a 24 milhões de reais. É notório que os membros das associações não passaram de intermediários para a liberação de créditos, não participando da administração ou aplicação desses recursos e sequer sabendo que figuravam como tomadores de empréstimos, por se tratar de pessoas humildes e sem instrução”, argumentou o pedetista.
Publicado em: Governo
A irmãzinha à pé???
Quem ensinou onde fica a Liberdade, se nem o bairro São Cristóvão onde morou, ela conhece??
kkkkkkkkk