Mais um projeto do deputado Wellington é implantado pelo Governo e resulta em combate ao analfabetismo no Maranhão
Pautada na defesa incondicional da educação, mais uma proposição do deputado estadual Wellington do Curso (PP) já é realidade. Trata-se do Programa “Sim, eu posso!”, que objetiva combater o analfabetismo no Maranhão. A proposta do deputado Wellington foi encaminhada, através da Indicação 777/2015, no dia 09 de setembro de 2015, solicitando que o Governador apreciasse a possibilidade de implantar o referido projeto. A proposta foi aceita e o Governo levará a ação alfabetizadora do “Sim, eu Posso!” para oito municípios com baixo IDH. “É com muita alegria que vemos mais uma proposição de nossa autoria sendo implantada em nosso estado. Ao apresentarmos essa solicitação, em 2015, o nosso objetivo foi (e é) combater o analfabetismo no Maranhão, tendo em vista os inúmeros casos de jovens, adultos e idosos analfabetos. O passo inicial já foi dado. Agora, precisamos ampliar o Programa, a fim de que o número de pessoas contempladas seja cada vez maior. Acreditamos que o desenvolvimento de um estado está intimamente relacionado ao desenvolvimento de seu povo. E tal desenvolvimento só será plenamente possível quando a educação alcançar os mais humildes e o conhecimento for bem comum entre ricos e pobres. ”, destacou. O QUE É O PROGRAMA “SIM, EU POSSO!”? O Programa “Sim, eu posso” é um dos métodos de combate ao analfabetismo mais propagados na atualidade, por ter apresentado resultados “positivos”, de acordo com parâmetros da UNESCO, em mais de 15 países, com destaque para a Venezuela, que foi declarada “território livre do analfabetismo”. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em oito municípios, dentre os 30 com menor IDH. A meta é atender mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, fortalecendo, assim, a parceria com o Governo Federal para o Programa Brasil Alfabetizado, que atendeu, no ciclo 2013 exercício 2014/2015, 111 municípios, beneficiando 45.014 jovens, adultos e idosos.
Pequenos agricultores de Santa Inês recebem cartões do PAA
Iniciativa da atual gestão beneficia 94 produtores familiares de Santa Inês. Em cerimônia realizada na manhã da última-quinta (12/05), no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Inês, a Prefeitura de Santa Inês e representantes do Banco do Brasil fizeram a entrega de cartões de conta bancária a agricultores familiares que comercializam produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ferramenta do Governo Federal que funciona no Município de Santa Inês graças ao empenho da atual administração, que implantou o programa e beneficia 94 produtores familiares. A solenidade de entrega foi dirigida pela Secretaria Municipal de Agricultura, com a mesa sendo composta pelo prefeito Ribamar Alves; a primeira-dama Luana Alves; secretário de Agricultura, Reginaldo Oliveira; secretário de Articulação, Lucílio Gomes; secretária de Saúde, Josélia Gaioso; ex-secretário municipal de Agricultura, Fabrício Morais, coordenadora do PAA em Santa Inês, Cristyane Artioli; diretor regional da Agerp, Márcio Franciso. Além destes, compuseram ainda a mesa o representante do Banco do Brasil, Francisco Soares; e a produtora familiar Gorete de Jesus Portela. Em discurso, o prefeito Ribamar Alves destacou o empenho da gestão municipal e da equipe da Agricultura e da primeira-dama Luana Alves, que conseguiram a implantação do PAA, que atualmente beneficia 94 produtores familiares da agricultura de Santa Inês, injetando cerca de 600 mil reais na economia do Município durante este período de aquisições. A primeira-dama Luana Alves ressaltou que o PAA contempla cerca de oito mil pessoas por mês. “As famílias que fornecem para o município através do PAA hoje são vitoriosas. A receita para o sucesso do programa foi a persistência de um trabalho conjunto entre o agricultores familiares e o Município”, disse Luana. A coordenadora do PAA em Santa Inês, Cristyane Larissa Artioli, destaca que os produtores repassam ao Município peixe, carne, frango, frutas e hortaliças em geral, totalizando 25 itens adquiridos e encaminhados às instituições beneficiadas, sendo elas o Hospital Tomaz Martins, Caps, Apae, CEEB, Escola de Tempo Integral, CRAS, CREAS, SCFV e CCTM.
Eliziane visita MP e busca dados sobre a situação da educação de São Luís
A deputada federal Eliziane Gama visitou nesta sexta-feira, dia 13 de maio o Promotor de Justiça da Educação, Paulo Avelar para pedir colaboração da Promotoria com informações sobre a situação das escolas de São Luís, com base a coleta de dados que começou a fazer junto as instituições e entidades da capital maranhense. “Estamos fazendo um levantamento de dados da cidade de São Luís e sei que o senhor tem um grandioso trabalho e a Promotoria pode contribuir muito para com este levantamento”, disse Eliziane ao Promotor de Justiça. O Dr. Paulo Avelar esclareceu que a Promotoria tem informações sobre a educação de São Luís e que a instituição poderá colaborar com os dados. “Em um panorama geral da educação de São Luís teve uma queda nos últimos 12 anos. A Promotoria tem acompanhado esta situação, e fiscalizado a merenda, transporte e estrutura das escolas da cidade. O MP tem um trabalho forte de fiscalização, principalmente para evitar desvio de recurso”, revelou o Promotor de Justiça. A parlamentar disse ao Promotor de Justiça que a proposta é iniciar uma rodada de visitas às instituições e sindicatos que tem levantamento de informações sobre o atual cenário da cidade. “No exercício da vida pública temos que ter uma visão diferenciada e encontrar as soluções. Eu acredito que é com este alinhamento com as instituições é possível encontrar estas soluções e alternativas”, destacou Eliziane.
Publicado em: Governo