Notícias

Publicado em   08/mar/2016
por  Caio Hostilio

CEM de Barra do Corda está na informalidade e sem médicos, denuncia Andrea Murad

IMG-20160308-WA0015A deputada Andrea Murad denunciou hoje (08) na tribuna que o Centro de Especialidades Médicas de Barra do Corda, inaugurado por Flávio Dino, sábado, não está funcionando como deveria. Com apenas profissionais de Saúde Coletiva, o CEM não tem o principal: médicos especialistas. Nem mesmo o prédio estava destinado para área da saúde. “Vários deputados estiveram presentes na inauguração, subiram aqui na tribuna todos felizes da vida, mas o fato é que esse Centro de Especialidades não está funcionando como deveria. Ele inaugurou e não está funcionando. Tem várias promessas, promessas de exame cardiológicos mas nem cardiologistas sequer tem. O Centro foi construído pelo governo passado, tudo o que ele inaugura é assim: sempre é algo do governo passado que ele inaugura para tentar melhorar a imagem, só que ele não consegue definitivamente fazer nada bem feito, o prédio construído era para o CETECMA, construído na gestão passada, e ele pegou: ‘vou aqui inaugurar um Centro de Especialidades Médicas’, mas cadê os médicos?”, questionou a parlamentar. Outro agravante é que o Centro não tem sequer um Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme demonstra o próprio portal do CNES, pré-requisito para receber recursos. Andrea Murad  denunciou ainda que a cunhada do secretário Marcos Pacheco é quem está respondendo pelo Centro, que também não está nomeada pelo Estado para exercer tal função. “Não tem médicos, mas tem, sim, um emprego lá da cunhada de Marcos Pacheco, Meire Resplandes Pacheco, ela é casada com o irmão do Secretário Marcos Pacheco e é ela quem responde pelo Centro que não existe, ele inaugurou, e o Centro não funciona, não existe, mas vai ser mais um cabide de emprego. Então, volto a repetir, o Governador foi para Barra do Corda, não só enganou o povo com uma promessa de construção de um hospital que não vai existir, porque ele sequer consegue inaugurar os que ele recebeu, da mesma forma ele inaugurou um Centro de Especialidades Médicas que não funciona. O Governador tem que ter vergonha dessas coisas, tem que passar a agir com seriedade”, finalizou a deputada.

Insegurança compromete o funcionamento do sistema financeiro e afeta a economia maranhense, afirma Hildo Rocha.

hildoEm pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, o deputado Hildo Rocha afirmou que as instituições bancárias que operam no Maranhão começam a demonstrar descrédito quanto à capacidade do Governo Flávio Dino no que se refere à questão da segurança pública. “O estado não consegue impedir as ações criminosas das quadrilhas organizadas que agem livremente no Maranhão”, declarou. Rocha citou o caso de Buriticupu que está sem atendimento bancário porque a única agência do Banco do Brasil foi explodida em dezembro do ano passado. Para tentar solucionar o problema, o deputado participou de reunião com a diretoria da instituição e o prefeito Zé Gomes. “Eu sai da reunião mais preocupado do que quando entrei porque os diretores do Banco do Brasil demonstraram que não confiam na segurança pública do Maranhão”, declarou.  Prejuízos – O parlamentar disse que o fechamento da agência, além de causar transtornos para os usuários, prejudica e economia local. “Buriticupu tem uma economia pujante. A população é de aproximadamente 70 mil habitantes. Cerca de dois mil servidores públicos do município utilizavam a agência. Por ser um importante polo comercial da região, a agência serve de suporte operacional para mais de 130 mil pessoas”, destacou Hildo Rocha.  Ações emergenciais – Ficou definido que a Superintendência do Banco do Brasil do Maranhão irá fazer uma reunião com o prefeito com o objetivo de amenizar os transtornos. Enquanto a agência permanecer fechada o atendimento será realizado na prefeitura. “É uma ação pontual para que a população não fique totalmente prejudicada”, disse o parlamentar. Além do prefeito Zé Gomes, a reunião teve a participação da Secretária Betel e assessores da prefeitura. Representando o Banco do Brasil, participaram: Sávio Eduardo Capelari; Frederico Queiroz Filho, da diretoria de clientes Pessoa Física; e Amílcar Tavares, gerente de relações institucionais.

Prefeitura realiza programação em homenagem as mulheres ribamarenses

foto 1 (2)A Prefeitura de São José de Ribamar realizou, nesta terça-feira (08), uma vasta programação educativa e com ações na área da saúde direcionadas para as mulheres do município. Nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do São Raimundo, Nova Terra e Turiúba foram proferidas palestras que abordaram os temas “Lei Maria da Penha” e “Alimentação Saudável”. Os assuntos também foram abordados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da Vila Roseana Sarney, Centro Social da Vila Sarney Filho e no Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Moropóia. Paralelo ao trabalho educativo, o público feminino que compareceu aos espaços públicos também teve acesso a serviços variados, tais como aferição da pressão, aplicação de flúor, teste de glicemia, limpeza de pele, corte de cabelo, dentre outras. “Gostei muito da iniciativa da Prefeitura porque nos ofereceu atividades em vários setores”, comentou a dona de casa Maria Raimunda Oliveira, moradora do bairro J. Câmara e que participou das atividades no CREAS da Vila Roseana. Na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, agricultoras e piscicultoras participaram de um café da manhã. Em seguida, receberam informações sobre direitos trabalhistas, cuidados com a saúde e ainda foram beneficiadas com uma oficina sobre maquiagem. O prefeito Gil Cutrim (PDT) destacou o importante papel exercido pelas mulheres ribamarenses e a contribuição que elas dão diariamente para o crescimento da cidade. “São mães de família, filhas, estudantes, profissionais que atuam em vários setores que, todos os dias, nos ajudam a construir uma cidade melhor. Nossas homenagens são e serão permanentes”, disse Cutrim ressaltando que as comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher em São José de Ribamar tiveram início desde a semana passada, quando o projeto Carreta da Mulher, do Governo do Estado, esteve na cidade durante dois dias, oportunidade na qual foram atendidas centenas de cidadãs.

Wellington do Curso homenageia as mulheres

Foto26 - SESSÃO ORDINARIA - 080316 - por J R LISBOAMULHER: palavra pequena que traz consigo um aparato de força e sensibilidade. A magia de encarar a vida com um sorriso, superar os desafios com esperança e ter a fé que no jardim que é a vida, os espinhos não podem predominar ante as rosas. Mulheres são anjos que Deus, em sua infinita bondade, colocou para nos ensinar que o amor sim é dom supremo. Mulheres são estrelas que brilham mesmo nas noites mais escuras. São astros de luz própria que iluminam aos que ao seu lado estão. Mulheres são rosas que força exalam…Rosas que sequer os mais fortes ventos capazes são de abalar. Mulheres são guerreiras que contra tudo podem lutar. Por tudo isso, rendo a minha homenagem às nossas mulheres guerreiras: às mães, e em especial as que são pai e mãe e, assim, são a base familiar; às profissionais que tanto nos orgulham; às estudantes; às filhas; às avós…uma admiração às que, com força, sabedoria e delicadeza transformam o nosso dia a dia em algo suave e encantador. Uma homenagem a vocês, anjos que nos ensinam o maior do dons: o dom de amar.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos