Hoje (18), em resposta ao líder do governo, deputado Rogério Cafeteira, o deputado Sousa Neto disse, da tribuna da Assembléia, que os bancos são empresas como outra qualquer, tem CNPJ, paga seus impostos, geram emprego e renda e isso a gente tem que saber que segurança de banco não tem poder de polícia e nem de investigação, então tem que haver segurança externa.
Segundo Sousa Neto, os bancos têm funcionários, cujo resultado é recolhimento de impostos e que se fosse para os bancos fazerem suas próprias seguranças seria necessário que deixassem de recolher os devidos impostos.
“O nível de indignação da população chegou ao nível que ela pode ser incriminada a qualquer momento. Mas por que eu estou falando isso? Por dois casos que aconteceram recentemente: o primeiro foi o seqüestro de dois acusados de assassinato de um empresário, em Buriti, que foram seqüestrados de dentro de uma delegacia por falta de segurança e foram torturados e executados; o segundo caso, mais recente, foi na cidade de São Bernardo, onde a população pegou o meliante e fez justiça com as próprias mãos. O nível de indignação está chegando a um limite que, a qualquer momento, qualquer cidadão comum pode ser incriminado, porque a falta de segurança pública é notória”, afirmou o deputado Sousa Neto.
Sousa Neto disse, ainda, que no estado são 217 municípios, e 216 estão desassistidos, visto que não possuem viaturas da Polícia Militar nos batalhões, não tem efetivo da Polícia Militar.
“Recebi uma reclamação ontem acerca de um cidadão que passou por um retorno onde tentaram assaltá-lo. Ele foi até a viatura e disse: “Estão tentando me assaltar”. O que foi que o pessoal da viatura falou: “Tem que ligar primeiro para o Ciops para poder eu sair daqui para ir para lá”. O que é isso! Isso é fato. Como é que pode isso?! É para enfeitar as avenidas e as ruas?”, relatou Sousa Neto.
Quanto ao secretário Jefferson Portela, Sousa Neto falou que gostaria muito de subir à tribuna para dizer que o melhor secretário de Segurança Pública que já passou no Maranhão é o senhor Jefferson Portela, mas até agora, infelizmente, para mim, ele não serve para absolutamente nada. “Não falo como pessoa e não falo como delegado que ele é, mas como gestor na área de segurança pública na qual tem falhado muito, e todos reconhecem isso”, disse Sousa Neto
Aproveitando a oportunidade, Sousa Neto voltou o assunto para a PEC 300. “O governo chegou pregando a mudança, pregando e condenando o que faziam no governo passado. O problema todo é que esse chegou dizendo que ia resolver tudo e o povo caiu na conversa e a Polícia Militar do Maranhão foi enganada, porque acreditou”, destacou Sousa Neto.
Buscando o retorno a pauta “PEC 300”, o deputado Sousa Neto falou que na próxima sessão voltará o assunto e afirmou: “Eu fui o único deputado, e de Oposição, que apresentei a PEC 300 para melhorar o trabalho da Polícia Militar para aumentar o salário do policial militar, para equiparar ao salário de Brasília. E o Deputado Levi vem aqui falar que a Oposição só serve para criticar. Não! Quem assinou a PEC 300 fui eu, Deputada Andréa Murad, Deputado Edilázio Junior e o Deputado Adriano Sarney. A melhoria salarial que tanto os policiais militares sonharam e que o então candidato a Governador disse que, assim que assumisse, o primeiro compromisso dele seria fazer a PEC 300 estadual, já que em Brasília estava amarrado”, disse o deputado.
Sousa Neto afirmou que até hoje não se fala no assunto e fez alguns questionamentos: Quem entre os policiais militares está satisfeito com a situação? Qual é a motivação que os policiais militares têm de sair de suas casas para lutar contra bandidos recebendo os salários atuais, isso sem armamento para enfrentar bandidos com AR 15 e com o fuzil?”
“No interior do Estado, onde assaltaram lá em Tufilândia, o Banco do Bradesco. Tinha uma moto e dois policiais fazendo a ronda, como é que a Polícia Militar do Maranhão pode combater a criminalidade dessa forma? A cada dois dias os bancos são assaltados e só não foram assaltados no carnaval porque faltou dinheiro nas agências. A inteligência da polícia que tem que funcionar. Esse assalto de Colinas, há dois dias, que os policias estão avisando para a Secretaria de Segurança Pública que tinha carro suspeito rondando a cidade. E o Secretário não fez nada e o Governo não fez nada. E agora vem dizer que agora vão atrás. Por que só foram em Colinas? Porque o vice-governador é de lá e o todo poderoso Márcio Jerry é de lá. Aí foram bater em Colinas, porque nos outros municípios não foi ninguém atrás” finalizou Sousa Neto.
Publicado em: Governo
Deputado sousa neto assim como tem a pec 300, tem a pec 534 que é a dos guardas municipais. Pois a guarda municipal tmbm faz parte da segurança pública. Com o estatuto geral(13022/14) ja sancionado pela presidenta Dilma desde agosto de 2014 reconhecendo as guardas municipais de todo Brasil como forças policiais.
Nos dê um apoio tmbm neste sentido