Notícias

Publicado em   15/dez/2015
por  Caio Hostilio

Prefeito e Sindicato discutem melhorias para Guardas Municipais de Ribamar

DSC_0205O prefeito Gil Cutrim (PDT) e representantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de São José de Ribamar (SINDGUARDA) reuniram-se nesta terça-feira (15), oportunidade na qual foram discutidos novos benefícios e ações para categoria. Mesmo diante da crise financeira que continua prejudicando as cidades – até o momento, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, as prefeituras do Maranhão já perderam mais de R$ 100 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – Cutrim explicou que, em breve, novos benefícios serão implementados; dentre eles o pagamento de progressões, confecção das carteiras funcionais e entrega de novo fardamento – este último será feito nos próximos dias. “Mesmo diante da crise, possuímos uma programação financeira e administrativa bem elaborada. Em breve, faremos o anúncio de novos benefícios para todo o funcionalismo público de Ribamar”, disse o prefeito. Ainda durante o encontro de trabalho, entidade e administração municipal firmaram um pacto de intensificar o diálogo visando implantar a Secretaria Municipal de Segurança e os Comando e Sub Comando da Guarda Municipal. “O prefeito Gil é um gestor que ouve as categorias dos funcionários municipais. Ele faz questão de dialogar. Sem dúvida alguma, a Guarda Municipal ribamarense, ao longo do seu mandato, obteve grandes conquistas”, afirmou o GM Corrêa, presidente do Sindicato.

Wellington cobra melhorias no transporte e abastecimento d’água em Imperatriz

Foto36 - Sessão Plenária- 151215 - por Kristiano SimasO vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), discursou, durante sessão plenária da última segunda-feira (14), sobre as principais problemáticas do município de Imperatriz. Ao se pronunciar, o parlamentar fez referência às denúncias que recebeu e clamou ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), que olhe para o município e para os menos favorecidos que permanecem sem transporte público, sem água e, ao que parece, sem comando, segundo o deputado. “Fica aqui o nosso apelo para que o prefeito de Imperatriz retome as atividades e dê atenção ao transporte público. Não obstante, já fizemos denúncia na cidade de Imperatriz pelo descaso e a falta de atenção, também, com a saúde pública, a exemplo do Socorrão. Ontem recebemos a denúncia de que está sem água no Socorrão de Imperatriz. Atenção, prefeito Sebastião Madeira! Para onde o senhor quer levar a cidade de Imperatriz dessa forma? Sem transporte público, sem saúde?”, questionou Wellington que concluiu sua fala cobrando mais empenho do gestor municipal. Durante o discurso, o deputado Wellington também destacou a indicação, de sua autoria, na qual solicita a inclusão do bairro Vila Parati, um dos muitos que sofre com a falta d’água, ao programa “Água para Todos”, do governo do Estado.

Justiça Federal aceita denúncia do MPF/MA contra organização criminosa que atuava na área da saúde em Bacabal

lisboabacaEx-prefeito da cidade, Raimundo Nonato Lisboa, e mais nove pessoas são acusadas de desviar milhões em recursos públicos da saúde no município. A Justiça Federal recebeu denúncia realizada pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio da Procuradoria da República no Município de Bacabal (PRM/Bacabal), contra um grupo ligado à administração municipal entre os anos de 2008 e 2012, responsável pela apropriação e desvio de recursos públicos destinados às ações e serviços de saúde do município. Foram denunciados o ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa, o ex-secretário municipal de saúde Lílio Estrela de Sá, o ex-coordenador e ex-tesoureiro do Fundo Municipal de Saúde Gilberto Ferreira Gomes Rodrigues, o ex-presidente e membro da Comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Saúde Aldo Araújo de Brito, o também ex-membro da Comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Saúde Onyklley Fatiano Domingos Soares e o ex-servidor, lotado na Secretaria de Saúde, Eduardo Daniel de Sousa Neto. Ainda, os particulares Josival Cavalcanti da Silva, mas conhecido como “Pacovan”, Auriléia de Jesus Froz Moraes, Maria do Carmo Xavier e José Ailton dos Santos Sousa. De acordo com apuração do MPF/MA, o grupo comandado pelo ex-gestor Raimundo Nonato Lisboa desviou mais de 05 milhões de reais em recursos destinados à saúde no município de Bacabal, com destaque para o desfalque no Fundo Nacional de Saúde (FNS). Entre as formas encontradas pelos denunciados para realizar os desvios estão fraudes em processos licitatórios, produção de documentos falsos, apresentação de assinaturas falsificadas, não apresentação de recibos ou comprovantes de pagamentos e ausência de comprovação do uso do convênio firmado com a Caixa Econômica Federal para a realização de pagamento da folha de salários da Secretaria Municipal de Saúde.

APRUMA – BRINCADEIRA TEM HORA, JORNAL PEQUENO
aprumalogoMarizélia Ribeiro – pediatra e professora UFMA – Uma coluna do Jornal Pequeno, em seu ti-ti-ti domingueiro, costuma brincar com políticos, gestores e figuras conhecidas da sociedade maranhense. E pode até ser divertido quando não ofensivo!Contudo, extrapolou nesse trecho publicado no impresso de 06 de dezembro de 2015: “deficientes visuais que quando empacam com uma coisa não conseguem enxergar um palmo adiante do nariz”. O Jornal Pequeno foi preconceituoso e estigmatizador. Desrespeitou a luta de famílias, profissionais, movimentos sociais e o Estado brasileiro pela inclusão de deficientes. Como se não bastasse, seu editor deixou que fosse publicado, nesse mesmo impresso de 06/12/2015, o artigo “A microcefalia petista”. Estamos acompanhando, como profissionais de saúde e população, a apreensão de gestantes diante de uma “epidemia” de bebês com microcefalia que aponta o Zyca vírus como provável responsável. E o sofrimento de mães e famílias que não sabem como crescerão suas crianças já diagnosticadas com o problema. Eu tive uma irmã com microcefalia que faleceu aos 5 anos de idade. Era tão grande a preocupação de minha mãe em morrer e deixar a minha irmã aos cuidados de alguém que não pudesse ter a mesma dedicação e cuidado que lhe destinava (o meu pai trabalhava, embora fosse exemplo de dedicação à minha irmã e a nós), que alguns momentos de sua tristeza, inclusive no cantar, não saíram de minha memória. Não se brinca com a dor alheia Jornal Pequeno! Brincadeira tem hora!

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Notícias

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos