O deputado Sousa Neto (PTN) questionou hoje, durante a sessão, as motivações da transferência de um tomógrafo do Hospital Macrorregional de Santa Inês para a cidade de Caxias. A denúncia foi feita por ele ontem, em seu perfil em rede social. A operação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) sob a determinação do Governo do Estado. O aparelho, de última geração, utilizado na realização de exames de imagens de elevada complexidade, foi adquirido por meio do Programa Saúde é Vida, idealizado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e coordenado pelo ex-secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad (PMDB). O aparelho encontrava-se dentro do Hospital Macrorregional de Santa Inês que segundo o deputado encontra-se pronto, mas não foi inaugurado até o momento. O parlamentar lembrou que já havia alertado, no início do ano, a intenção do Governo de transferir o aparelho para outra cidade. “Denunciei aqui, nesta tribuna, em abril, que o aparelho seria retirado do hospital de Santa Inês antes da sua inauguração. E de nada adiantou. A perseguição do governador comigo chegou ao limite. Santa Inês de nada vale para este governador. E atinge pessoas inocentes e que precisam de uma saúde digna. O Hospital Macro de Caxias não está preparado para funcionar. Está mais atrasado que o de Santa Inês”, denunciou o parlamentar. Devido a toda a repercussão do assunto durante todo o dia de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho viu-se na obrigação de dar uma resposta e garantiu que o Hospital Macrorregional de Santa Inês será inaugurado ainda este ano e que o aparelho será substituído.
”A população de Imperatriz está padecendo com a falta de transporte público e a responsabilidade é do prefeito Sebastião Madeira”, dispara deputado Wellington
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, durante sessão plenária desta quinta-feira (29), para denunciar, mais uma vez, a administração pública municipal da cidade de Imperatriz e cobrar soluções do prefeito do município, Sebastião Madeira (PSDB), sobre a greve do transporte público na cidade. Ao discursar, o parlamentar enfatizou que o seu mandato tem se posicionado em defesa das minorias e de todo o Maranhão e voltou a relatar a situação do transporte público no município, que se encontra em greve há 1 mês, fato este que tem prejudicado a população que depende do transporte público diariamente. “Retorno a esta tribuna para denunciar a paralisação dos ônibus na cidade de Imperatriz. Mais uma vez ressalto que a população imperatrizense está padecendo com a falta de transporte público, sendo prejudicada por conta da greve, e a responsabilidade é do prefeito Sebastião Madeira. Fica aqui, mais uma vez, o nosso apelo ao Governador Flávio Dino, à Agência de Mobilidade Urbana e à gestão municipal de Imperatriz que se sensibilizem com a situação da população do município, tenham atitude e resolvam a problemática do transporte público de Imperatriz porque a população está cansada de ser ultrajada com esses descasos”, disparou Wellington.
Glalbert Cutrim participa da I Marcha Municipalista do Maranhão
O deputado Glalbert Cutrim participou, nesta quinta-feira (29), das atividades do primeiro dia da Marcha Municipalista do Maranhão, evento pioneiro promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e que está acontecendo no Rio Poty Hotel, em São Luís. Representando a Assembleia Legislativa, Glalbert destacou a importância da Marcha classificando-a como o maior fórum de debates já realizado no Estado acerca da crise financeira vivida pelas cidades — somente nos últimos três meses deste ano, de acordo com informações do Tesouro Nacional, os municípios maranhenses foram penalizados com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do FPM. “O objetivo é que todos os agentes da classe política e os representantes da sociedade discutam e encontrem soluções para esta situação de crise financeira que está quase inviabilizando as administrações públicas municipais do Maranhão. Como parlamentar municipalista que sou, defendo e irei contribuir com todas as ações da Marcha”, afirmou o deputado. A solenidade de abertura oficial do evento contou, ainda, com as presenças do presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar); o vice-governador Carlos Brandão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jorge Pavão; representantes da Prefeitura de São Luís; Controladoria Geral da União e da Confederação Nacional dos Municípios. Dezenas de prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado também participaram das atividades do primeiro dia da Marcha. “Estamos pleiteando ações concretas, por parte de todos os agentes da classe política, para que possamos ter fôlego e, desta forma, manter as prefeituras funcionando”, disse o prefeito o prefeito de Cajari, Joel Franco. A programação do primeiro dia da Marcha, cujo tema é “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, foi composta, no período da manhã, de plenária envolvendo prefeitos e prefeitas. Na oportunidade, foram elencados uma série de demandas municipalistas que serão discutidas com o governador Flávio Dino, deputados estaduais, deputados federais e senadores durante reunião de trabalho que será realizada a partir das 9h desta sexta-feira (30).
Juiz Márlon Reis é convidado para participar de programa de líderes nos EUA
O juiz Márlon Reis, titular da 2ª Vara da Comarca de João Lisboa (639Km de São Luís), foi convidado pelo Governo dos Estados Unidos nesta para participar do Programa de Visita de Líderes Internacionais (IVLP), principal programa de intercâmbio mantido pelo país. Não há inscrição para o programa e os participantes são selecionados anualmente pelo staff diplomático norte-americano por todo o mundo, conforme destacada atuação em seus países de origem. Márlon Reis é um dos autores da Lei da Ficha Limpa, instrumento legal aplicado em complemento à legislação eleitoral, responsável pela instituição de diversas hipóteses de inelegibilidade. Com o tema “Accountability, Media and Good Governance” (Responsabilidade, Mídia e Boa Governança), o intercâmbio vai ocorrer entre 28 de março e 15 de abril nos EUA. Lançado em 1940, o IVLP proporciona visitas de curta duração aos Estados Unidos de líderes estrangeiros que atuam em diversos campos para que desenvolvam e mantenham relacionamentos com norte-americanos e líderes de outros países com atuação na mesma área de interesse. Durante sua permanência nos Estados Unidos, os líderes convidados mantêm encontros com profissionais de sua área, visitam organizações governamentais e privadas relacionadas ao tema do projeto e participam de atividades sociais e culturais. O convite é um reconhecimento do governo americano ao trabalho desenvolvido por Márlon Reis no aprimoramento da legislação eleitoral. Em 2002, em conjunto com lideranças sociais de todo o Brasil, ele idealizou e fundou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede de abrangência nacional que se propõe a promover a efetiva aplicação de normas contra o abuso do poder econômico e político nas eleições. A Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) foi a primeira a afastar a exigência do trânsito em julgado em decisões condenatórias como critério para o registro de candidaturas. A proposta chegou ao Congresso no final de 2009 com o aval de quase 2 milhões de assinaturas em um projeto de lei de iniciativa popular. Questionada, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em fevereiro de 2012. Experiência internacional – Marlon Reis já esteve nos Estados Unidos em 2012 para participar do Drapper Hills Summer Fellowship Program da Universidade de Stanford, na Califórnia, onde estudou com lideranças de diversos países temas como democracia, Estado de Direito e desenvolvimento sustentável. Também esteve por duas vezes no México, além da Alemanha, Malásia e Tunísia para proferir palestras sobre temas relacionados ao aprimoramento dos processos eleitorais.
Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis adaptado aos ODS
Após o sucesso de vendas do Bazar Eletro Solidário, realizado na manhã desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa, o Grupo de Esposas de Deputados foi à Fundação Antônio Brunno, na tarde desta quarta-feira (28), entregar carnes e frangos adquiridos com o dinheiro arrecadado, além de uma televisão, lençóis, materias de higiene e de limpeza doados voluntariamente pelos próprios servidores Casa. “Descobrimos nessa fundação um trabalho brilhante para pessoas com câncer sem condições de se manter na capital durante o tratamento. E nesse mês de outubro não poderíamos escolher instituição melhor que essa pra ajudar. Eles estão felizes, mas nós estamos muito mais”, contou a presidente do grupo, dra. Cleide Coutinho.
Publicado em: Governo
[…] FONTE: http://caiohostilio.com/2015/10/29/56812/ […]