O assunto foi tema da rádio do MPMA: “Saúde é tema do Estação Ministério Público”, é inconcebível tanta falta de responsabilidade com a coisa pública, ainda mais com a área de saúde. É inadmissível a falta de medicamentos no Hospital do Câncer e ainda mais o abandono do centro que trata das doenças como diabetes e hipertensão.
Por Rádio MPMA
A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, foi a entrevistada do último sábado, 30 de maio. Ela falou sobre o desabastecimento da Farmácia Especial de Medicamentos Excepcionais do Maranhão (Feme) e o impacto negativo no tratamento de pacientes com doenças crônicas ou raras, a exemplo do câncer, diabetes, dentre outras.
Glória Mafra destacou, ainda, o esforço do Ministério Público junto às secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Luís para a criação de call centers para a marcação de consultas, a fim de conferir mais agilidade e conforto aos usuários da rede pública.
Também foram abordadas as falhas na saúde básica nos municípios maranhenses e a consequência no agravamento de patologias que poderiam ser controladas. Outro ponto da entrevista foi o número insuficiente de leitos de UTI nos hospitais públicos e particulares, além da espera por cirurgias de média e alta complexidade.
Publicado em: Governo