Notícias

Publicado em   22/abr/2015
por  Caio Hostilio

Gil Cutrim promove reforma administrativa em São José de Ribamar

DSC_0013O prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim, anunciou, nesta quarta-feira (22), reforma administrativa no seu quadro de secretários municipais. Assumiram as Secretarias Municipais de Governo e de Meio Ambiente os ex-secretários estaduais Alberto Franco e Fredson Froz, respectivamente. As mudanças, de acordo com o próprio prefeito, visam oxigenar a administração municipal, dando mais eficiências aos serviços públicos e aproximando-a, cada vez mais, da população. “Nosso governo é participativo, popular. E nossa meta será estar mais presentes nos bairros, dialogando diretamente com o povo, ouvindo suas reivindicações e trabalhando para atende-las de forma mais ágil”, explicou Cutrim. Ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco assumiu a SEMGOV no lugar do economista Pedro Oscar, que foi remanejado para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pasta que o mesmo já comandou. “É uma honra, e ao mesmo tempo um grande desafio, comandar a Secretaria responsável pela articulação com todos os demais órgãos da administração municipal. Nosso objetivo, atendendo determinação do prefeito Gil, será aproximar, cada vez mais, o governo da população. São José de Ribamar, a exemplo de todos os municípios brasileiros, passa por sérias dificuldades financeiras. A realidade da cidade, hoje, é outra. Possui mais de 230 mil habitantes, mas recebe recursos correspondentes a um contingente populacional de 160 mil pessoas. Nossa missão, juntamente com os demais secretários, será trabalhar de maneira mais ágil para atender os pleitos dos ribamarenses”, afirmou Franco, que já exerceu os mandatos de vereador de São Luís e deputado estadual. Além das ações voltadas para o Meio Ambiente, Fredson Froz, que ano passado exerceu o cargo de secretário estadual de Cidades, terá a missão de fazer a articulação com os demais municípios da Ilha sobre ações conjuntas e parceiras que possam vir a ser desenvolvidas. “O Meio Ambiente recebeu também a incumbência de articulador de Assuntos Metropolitanos. O prefeito Gil é um ferrenho defensor da metropolização, de fato. E iremos trabalhar no sentido de estabelecer parcerias administrativas em vários setores com São Luís, Paço e Raposa, que são municípios mais próximos”, disse Froz.

Sousa Neto: Cobrando a justificativa da suplementação de R$ 2 milhões….

sousa netoSousa Neto também questionou a postura do governo a respeito do decreto baixado pelo atual governador no dia 22 de janeiro, que estabelece que as solicitações de créditos adicionais ao orçamento  do Estado serão acompanhadas de exposição circunstanciada que as justifiquem, das razões que deram origem à insuficiência de dotação orçamentária, dos motivos pelos quais se pretende suplementar, a dotação orçamentária ou o motivo para alocar recursos em uma nova pasta. “Por isso apresentei indicação a esta Casa, solicitando essa exposição de motivos. E não só eu espero, mas como também todo o povo do estado do Maranhão, que pelo menos alguém do governo venha aqui a esta tribuna e explique para que foi usada essa suplementação em uma Secretaria de Articulação Política que já tinha um orçamento e antes dos cem dias foi encerrado”, finalizou Sousa Neto.

Glalbert Cutrim anuncia retomada das obras da Estrada do Turiúba

GetAttachment.aspxO deputado Glalbert Cutrim (PRB) anunciou nesta quarta-feira (22), durante pronunciamento feito na tribuna da Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado retomará, tão logo passe o período chuvoso, as obras de asfaltamento e urbanização da Estrada do Turiúba, conjunto residencial localizado no município de São José de Ribamar e que é habitado por cerca de quatro mil famílias. A obra de pavimentação da Estrada estava sendo custeada com recursos de convênio, da ordem de pouco mais de R$ 1 milhão, assinado no primeiro semestre do ano passado entre a então administração estadual e a prefeitura ribamarense. Do total do valor do convênio, o governo, à época, repassou ao município apenas 25%, recursos estes utilizados na execução do serviço de terraplanagem. Desde então, a administração estadual passada não repassou mais nenhum centavo do valor do convênio, o que resultou na paralisação da obra. “Na última sexta-feira, a secretária Flávia, das Cidades, me ligou comunicando que, por determinação do governador Flávio Dino, o convênio será reativado e os recursos repassados para que, tão logo o período chuvoso passe, a obra de pavimentação seja retomada e concluída. Além dos moradores, principais beneficiados, essa também é uma vitória do prefeito Gil Cutrim, que desde o início do ano vem solicitando ao governador Flávio a retomada dos trabalhos”, afirmou o deputado. Glalbert Cutrim informou, ainda, que, juntamente com o prefeito Gil Cutrim, de São José de Ribamar, continua solicitando ao governo estadual a reativação de outros convênios de pavimentação de vias de vários bairros do município, dentre eles Novo Cohatrac, Cohabiano, Villagio do Cohatrac e Alto do Itapiracó, por exemplo. Estes serviços também foram paralisados ano passado devido ao não repasse, por parte da então administração estadual, dos recursos dos convênios.

Lobão destaca experiência do desembargador Reynaldo Rocha

ImageProxy.mvcO desembargador Reynaldo Fonseca foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senador para integrar o Superior Tribunal de Justiça. A indicação segue ainda hoje para análise do Plenário. O Senador Edison Lobão (PMDB-MA), relator da mensagem presidencial de indicação do desembargador, destacou o currículo e a experiência do magistrado. O Senador discorreu, ao dar o seu parecer favorável à nomeação de Fonseca, sobre a intensa produção científica e acadêmica do desembargador, com elaboração de monografias e dissertações, exposições em seminários, elaboração de artigos e livros, especialmente nas áreas do direito civil, direito processual civil, direito processual penal e direito administrativo. O candidato foi aprovado em diversos concursos públicos, tendo ingressado na magistratura federal em 1993, como Juiz Federal Substituto do TRF-1. Em 2009, foi nomeado desembargador do tribunal. “Conheço o Dr. Reynaldo há décadas. Com ele participei de simpósios, de seminários. Ouvi suas conferências, li seus artigos e livros que publicou. Tenho, portanto, a pretensão de conhecer a qualificação intrínseca do Dr. Reynaldo da Fonseca. Ele vai honrar o mundo ministerial ao qual está destinado”, afirmou Lobão. Edison Lobão lembrou que além dos parlamentares, o magistrado foi selecionado pelo Superior Tribunal de Justiça e também pela decisão da Presidenta da República. “Trata-se de um dos mais importantes tribunais, uma das instâncias superiores da nossa Justiça, que agora o Sr. haverá de compor, para honrá-la e para servir ao País”, declarou.

OAB/MA realiza I Workshop de Direito Marítimo e Portuário‏

 oab

  Publicado em: Governo

4 comentários para Notícias

  1. Paulo Vieira disse:

    Professor,
    Chamar isso de reforma, dá emprego a 2 desocupados…
    Procura ser Homem e nomeia os pais de família aprovados nas diversas áreas dentro das vagas no concurso de 2011, isso sim!

  2. Ana Paula disse:

    Alguém de competência no Governo da Mudança, pode responder quando será o pagamento dos Professores Contratados do Estado que estão em sala de aula desde o dia 9 de março? Estamos há um mês e meio e nada de dinheiro, só quero lembrar que de passagem de ônibus é 5,20 todo dia!
    É Governo novo com práticas velhas???

    • Ana Paula disse:

      Adorei esse comentário Paulo, o brincante de prefeito não dá a mínima para a justiça que obrigou a nomear concursados de 2011, no entanto emprega esses aí pra fazer o quê mesmo?

  3. Janio Alves disse:

    PORQUE SERÁ QUE ESSE BLOGUE, NUNCA CRITICA A GESTÃO DE GIL CUPIM ???. SERÁ QUE É BENEFI$IADO COM O $U$TENTO DE$$E BLOGUE…

    Indignados com tanto descaso por parte da Prefeitura de São José de Ribamar, moradores que convivem diariamente com problemas graves de infraestrutura e transportes no Parque Jair decidiram reagir e botar a boca no trombone.
    Na manhã desta quarta-feira (22) a população, insatisfeita com a péssima administração do prefeito Gil Cutrim e em sinal de protesto, bloqueou a Avenida Principal do bairro. Uma das exigências é um transporte público descente que atenda a região.
    Durante o manifesto houve tumulto e alguns coletivos foram depredados. A polícia militar foi acionada para acalmar os ânimos, mas o povo não calou e exigiu que um representante da prefeitura de São José de Ribamar se fizesse presente no local. Mas até agora nada!
    O que parece é que Gil Cutrim não está nem aí mesmo para os problemas que o município vem enfrentando. Se tivesse, não estaria envolvido com viagens ao exterior meramente à passeio enquanto o caos se instala na cidade balneária que há tempos já não é mais a mesma.
    Aliás, as boas ações e os bons projetos podem voltar, uma vez que o atual prefeito já trabalha para sua derrota no próximo pleito quando deve disputar com Luis Fernando Silva uma vaga à prefeitura. Gil, ou quem quer que ele apoie, vai pular para um barco naufragado. É só observar o balanço das ondas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos