Eis a prova que tanto o líder do governo pediu da tribuna da Assembléia Legislativa a deputada Andrea Murad, coisa que o secretário da transparência deixou passar!!! Será por quê? Por que será? Quem levaria tanta vantagem? As vantagens ficariam com quem?
Ministério Público de Contas entra com pedido de medida cautelar visando correção de editais da Secretaria de Saúde
Em documento assinado por seus quatro procuradores, incluindo o procurador-chefe, Douglas Paulo da Silva, o Ministério Público de Contas (MPC) ofereceu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), na última terça-feira (07), representação contra dois editais publicados no Diário Oficial do Estado em 23 de março passado, visando a seleção e contratação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) pela Secretaria de Estado da Saúde.
A partir de denúncia que atendeu a todos os requisitos legais, o MPC constatou a existência de diversas irregularidades no edital, o que motivou pedido de concessão de medida cautelar suspendendo o certame até a correção das falhas. O pedido do MPC foi reforçado pela Unidade Técnica do Tribunal, que analisou o processo e confirmou todos os argumentos dos procuradores, sugerindo também a concessão da medida cautelar.
De acordo com a Unidade Técnica do Tribunal, o Termo de Referência é pouco detalhado para uma contratação de valor tão elevado, R$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de reais), destinados à gestão de todas as unidades hospitalares do estado. Além disso, destaca a Unidade, o prazo estipulado entre a data da publicação dos editais e a data limite para a entrega dos envelopes é de apenas 10 dias úteis, insuficiente para elaborar propostas técnicas e de preços complexas, projetos e planos de trabalho e realizar visitas in loco, como assinala o edital.
Diz o documento dos auditores do TCE: “relativo ao exíguo prazo disponibilizado para preparação das propostas pelos licitantes, verifica-se que assiste total razão ao Ministério Público de Contas, uma vez que por si só já é razão bastante para acatamento do pedido de suspensão cautelar dos certames em tutela, pois importam vícios de legalidade”.
Além disso, o relatório da Unidade Técnica do TCE destaca que “a administração pública tem obrigação de conhecer o objeto que necessita contratar e seus respectivos custos, obrigando-a a apresentar esse prévio conhecimento do objeto do contrato e seus custos nos seus termos de referência, projetos básicos e editais, pois o desconhecimento do que deseja contratar traz consigo a sombra da possibilidade de uma contratação desastrosa e com grande possibilidade de prática antieconômica e eventual dano ao erário”.
Diante dos fatos, prossegue o documento, o pedido de cautelar está em sintonia com a norma contida no art. 3º, § 1º, I da Lei 8.666/1993, bem como no art. 47, I da Lei nº 9.579/2012, o Código de Licitações e Contratos do Estado do Maranhão “que estabelecem expressa vedação ao estabelecimento de cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo dos certames, bem como ferem de morte os princípios basilares da legalidade, isonomia, razoabilidade e proporcionalidade”.
Nessas condições, o foco da Representação do MPC é a correção dos vícios contidos nos editais, com a republicação destes e a concessão de prazo razoável, para a apresentação das propostas, em obediência ao que determina a legislação em vigor sobre a matéria. Após esses ajustes, o processo de contratação poderá seguir seu curso normalmente.
Publicado em: Governo
Caio, me explica uma coisa. O governador Flávio Dino não disse nas redes sociais que quem ficava contra essa licitação, era a mafia instalada no estado? Então significa que a Unidade técnica e o Ministetrio Publico do TCE fazem parte dela também? ? Gente se a mafia está instalda dentro do TCE, o que nós podemos esperar dos nossos órgãos de controle??? Governador, pelo povo do Maranhão que lhe elegeu, vc no minimo, deve uma explicação: Há, ou não mafia no TCE??? Porque se não houver lá, pelo visto tem é no seu governo????
RESP. ESSE PAPO DE FLÁVIO DINO É CONHECIDO… A MAIOR MÁFIA E MAIS FÁTIMA É A QUE ELE, FLÁVIO DINO, INSTALOU NO MARANHÃO, BASTA QUALQUER IDIOTA VER OS NOMES QUE ESTÃO AÍ NO COMANDO DESSE ESTADO!!!