Ontem (18), no debate da TV Guará, entre os candidatos ao governo do Estado do Maranhão, no momento em que os candidatos comentavam a pergunta de uma pessoa ligada a uma entidade e após suas considerações o candidato repassava o assunto em questão a um de seus oponentes, o candidato Lobão Filho foi sorteado para comentar um questionamento de um dos diretores da Fiema sobre seus projetos para engrandecer a logística no que tange a ferrovia Norte/Sul, as rodovias e, principalmente o Porto do Itaqui, além da atração de grandes investimentos.
O candidato Edison Lobão ponderou dentro das expectativas de todos aqueles que pensam no engrandecimento econômico, social e de mercado internacional, assim como pensam, também, os candidatos à Presidência da República.
Para comentar o assunto, o candidato Lobão Filho escolheu o seu oponente Flávio Dino… Para mim não foi surpresa alguma, pois eu sabia que o ex-juiz desconhece por completo as perspectivas mercadológicas e a importância da logística para sua evolução.
Simplesmente Flávio Dino disse que a Norte/Sul e o Porto do Itaqui beneficiam poucos, no máximo sete grandes empresas, como a fabrica de celulose instalada em Imperatriz, fábrica comentada como exemplo por Lobão Filho…
Que sua pretensão é investir nos pequenos empresários maranhenses, nas quebradeiras de coco etc. Tudo bem até aí, mas porque ele não mostra inovações para essas áreas?
Será que ele ainda é a favor das estradas carroças e da quebra de coco com machado? Quando será que ele pensará em inovar? Será que ele já pensou em criar cooperativas dessas quebradeiras de coco com um maquinário apropriado para triturar toneladas de coco, deixando, com isso, os recursos medievais? Nunca passou por sua cabeça que os derivados do coco babaçu poderiam ser comercializados através das rodovias, ferrovias e pelo Porto do Itaqui?
Será possível que o candidato Flávio Dino não sabe da luta dos produtores agrícolas, dos produtores gado de corte, dos produtores da carne frango e da carne suíno (principalmente com a crise entre os USA e a Rússia) e das indústrias do Sudeste e do Centro-Oeste para que a ferrovia Norte/Sul seja concluída e assim possam exportar seus produtos pelo Porto do Itaqui com preços mais competitivos para a Europa e a Ásia?
Não passou por sua cabeça que diante de tudo isso é gerados milhares de empregos diretos e indiretos, além da criação de pequenos empreendimentos?
Meu Deus!!! Não se pode fazer proselitismo político num assunto tão sério como esse… Tentar angariar votos de quebradeiras de coco, quilombolas e pescadores artesanais, sem que mostrem algo de concreto que possa trazer avanços para as formas de produção praticadas por essas etnias… Usam essas pessoas apenas de forma hipócrita… É nojento demais!!!
Nunca pensei escutar tanta baboseira num debate, mas esse debate da TV Guará mostrou o quanto à politicalha e a falta de preparo superam o que de fato o povo precisa!!!
Que tristeza…
Publicado em: Governo