Lobão Filho assegura internet banda larga a todos os maranhenses
O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado, em visita ao município de Lima Campos, no último dia 17, garantiu à população acesso gratuito a internet banda larga a todos os maranhenses, ainda no primeiro semestre de seu governo. Na ocasião, Lobão Filho declarou que essa é uma das ações para assegurar ao jovem novas e melhores perspectivas de vida. “A nossa juventude, os nossos estudantes, enfim, todos precisam estar conectados ao mundo e antenados às novas tecnologias, essenciais para a troca de conhecimento, e abertos ao mundo da sapiência”, disse o peemedebista. “Vamos assegurar também ensino de qualidade e preparação para o mercado de trabalho que, sabemos, está cada vez mais competitivo”, completou. O benefício está previsto no Plano de Aceleração do Maranhão – PAM, carro-chefe do plano de governo do candidato Lobão Filho que possui como um de seus programas acessórios, o programa “Maranhão.Net”, que é responsável por ações de inclusão digital em todas as escolas da rede pública e municípios maranhenses. Segundo o Ibope Media (2013), somos 105 milhões de internautas no Brasil (mais da metade da população), ocupando o 5º lugar no ranking mundial. Deste total, 27 milhões de usuários possuem acesso a banda larga. Porém, há um desequilíbrio expressivo quando comparamos estes números à média de alguns estados no norte e nordeste do país, onde apenas 26% e 30% da população, respectivamente, estão conectadas. “Não podemos permitir que nossa população fique à mercê dos processos tecnológicos que se desenvolvem em cadeia mundial. Vamos levar conexões de internet banda larga até as áreas mais afastadas no interior para garantir que todos os maranhenses tenham acesso à rede”, assegurou o candidato da coligação ‘Pra Frente, Maranhão’”.
Cetecma de São José de Ribamar será inaugurado este ano
Os moradores de São José de Ribamar, em especial a juventude da cidade, ganharão, ainda este ano, mais uma importante unidade pública de ensino direcionada para a capacitação tecnológica. Trata-se do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, cujas obras foram vistoriadas pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) e pelo secretário estadual José Ferreira Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) nesta segunda-feira (18). Também participaram da vistoria diversas lideranças políticas e comunitárias do município. Implantado pelo Governo do Estado atendendo pedido do próprio Cutrim, o Cetecma está sendo construído em um terreno doado pelo município e situado no bairro J. Câmara, na Sede da cidade. Durante a vistoria, os dois gestores comprovaram que a obra já está 80% concluída, o que permitirá que a unidade especializada de ensino entre em operação já este ano. “Iremos, num primeiro momento, oferecer cursos tecnológicos nas áreas de segurança do trabalho, carpintaria naval e edificações, por exemplo. No entanto, nosso objetivo é, no menor espaço de tempo possível, ofertar aos ribamarenses outros cursos técnicos e também cursos de nível superior”, afirmou José Costa. Para Gil Cutrim, a implantação do Centro de Capacitação Tecnológica em São José de Ribamar é mais uma vitória da população e soma-se a um ciclo virtuoso no setor da educação pública. “Possuímos duas escolas municipais em tempo integral [Liceu I e II] e a terceira [Liceu III] está sendo implantada nas Vilas. Além disso, nos próximos meses será inaugurado o campus do IFMA, a primeira universidade pública da cidade. O Cetecma soma-se a estas ações importantes na área da educação e que muito estão contribuindo com o desenvolvimento do município e do seu povo”, avaliou o prefeito. O Cetecma de São José de Ribamar possuirá uma área construída de três mil metros quadrados com quatro salas de aula, sete laboratórios (química, biologia, física, matemática, informática, processamento de alimentos e mecânica), dois auditórios, biblioteca, sala de vídeo conferência e quadra poliesportiva. Na unidade especializada de ensino serão oferecidos cursos tecnológicos direcionados para os jovens egressos do Ensino Médio, que terão a oportunidade de se capacitar para ingressar no concorrido mercado de trabalho
Projetos educacionais aproximam comunidade e escolas
Unidades escolares da rede estadual de ensino abriram suas portas no fim de semana para atividades que visam integração entre os espaços educacionais e as comunidades nas quais estão inseridos. É o caso das escolas UE Cidade de São José de Ribamar (Caic) e C.E. Barjonas Lobão (bairro Cohatrac). No sábado (16), na UE Cidade de São José de Ribamar foi realizado o lançamento do projeto Escola-Comunidade, que tem por objetivo aproximar os moradores no entorno da escola para conscientizá-los de que o espaço escolar é um espaço público, que pode e deve ser utilizado por todos. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Mais Educação, o projeto Escola-Comunidade atende, atualmente, 25 escolas da rede estadual na Região Metropolitana de São Luís. O projeto tem duração de 10 meses, onde são realizadas, nesse período, diversas atividades que, além de estimular a integração entre comunidade e escola, incentivam a qualidade de vida, lazer e bem estar, por meio de aulas de dança, capoeira e artesanato. Também está incluída nas atividades do projeto, a revitalização da horta comunitária, além da promoção de torneios e campeonatos esportivos na escola. A coordenadora do projeto, Tânia Lamar, explica que o Escola-Comunidade já era desenvolvido com o nome Escola Aberta. Agora, retoma suas atividades atrelado ao Programa Mais Educação. O objetivo é levar o projeto para mais escolas da rede estadual. Segundo Tânia Lamar, a comunidade mostrou-se entusiasmada com o lançamento do projeto na escola. “É com muita satisfação que podemos ver a comunidade participando e contribuindo para a realização de um grande evento como este”, afirmou a gestora.
Governo abre II Feira de Estágio e Emprego nesta terça-feira (19)
Com mais de 21 mil inscritos, a II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão será aberta nesta terça-feira (19), às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma, em São Luís). O evento, promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por meio do Programa Maranhão Profissional, acontece até a quinta-feira (21), com vasta programação. O objetivo é criar oportunidades para que estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, universitários e recém-formados se aproximem de maneira qualificada do mercado de trabalho e alcancem suas metas profissionais. “A Feira de Estágio e Emprego, no ano passado, tinha como contexto os grandes investimentos que estão chagando ao país e ao nosso estado. Agora, precisamos formar mão-de-obra qualificada para que esses empregos sejam preenchidos por maranhenses”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa. As inscrições online para o evento foram iniciadas no último dia 8 e já contabilizam mais de 21 mil cadastros, o que evidencia o sucesso e a consolidação da ação. “Mais de 25 palestras já estão com inscrição esgotada, o que demonstra para nós a importância desse evento e, sobretudo, a vontade que o jovem tem em buscar conhecimento para se destacar no mercado de trabalho”, pontuou o coordenador geral do evento, Fernando Lima. As inscrições para a II Feira de Estágio e Emprego são gratuitas e podem ser feitas até a terça (19), no site do evento (www.feiraestagioemprego.ma.gov.br). A solenidade de abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão está marcada para esta terça-feira (19), às 9h, no auditório Darcy Ribeiro, do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Estréia filme feito no Maranhão- “O Camelo, o Leão e a Criança”, no Cine Praia Grande
É um filme de ficção longa metragem digital de 88” (oitenta e oito minutos). O projeto seria realizado somente no Paraná, mas teve 80% de sua realização no Maranhão, em São Luís, Barreirinhas (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses), Carolina e Morros. Nas gravações no Maranhão, o elenco foi composto por atores e figurantes de São Luís e Morros. Parte da equipe técnica também é de São Luís. Essas alterações visaram promover um intercâmbio regional e enriquecer visualmente o filme. O Maranhão oferece paisagens deslumbrantes que merecem ser mostradas ao Brasil e ao mundo. O Camelo, o Leão e a Criança vai rodar o Brasil e o mundo em diversos Festivais de Cinema. Este filme foi financiado pela Lei Rouanet com PRONAC nº 127646. Contudo, só captamos 30% (trinta por cento) do valor total do projeto. Assim, só foi possível realizá-lo porque contamos com o APOIO CULTURAL de diversos parceiros em Curitiba/PR e aqui no Maranhão.
Publicado em: Governo
INTERNET DE GRATIS???????????????????
PTUZ QUE GRANDE BENEFICIO………VAI AJUDAR POR DEMAIS NOSSO POVO.
SIOR EU TO MUITO MOLE MESMO
ele vai registrar em cartório as suas promessa como fez o pai dele?