Seminário Brasil em Perspectiva II – 14 e 15 de Agosto 2014
O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) promoverão o seminário “Brasil em Perspectiva II” nos dias 14 e 15 de agosto, no hotel Pestana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro. Este seminário dará continuidade aos debates sobre os desafios do desenvolvimento brasileiro, iniciados em evento similar no ano passado. Trata-se, agora, de discutir, de uma perspectiva propositiva e com visão estratégica, as transformações estruturais e as políticas públicas que permitirão, nos próximos anos, superar as restrições impostas pela crise e pelas transformações ocorridas na economia mundial, dinamizar e aprofundar o processo de crescimento com redistribuição de renda e inclusão social, consolidar o novo padrão de inserção internacional do país e avançar na construção de um Estado de Bem Estar Social que responda às demandas da sociedade, promova a cidadania e assegure aos setores de menor capacidade econômica uma efetiva igualdade de oportunidades. O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, é uma entidade constituída na forma de associação civil sem fins lucrativos que visa contribuir ao desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável do País. Nossos objetivos são: aprofundar a caracterização e compreensão dos problemas estruturais, potencialidades e opções estratégicas de desenvolvimento do Brasil – incluindo sua inserção econômica e geopolítica internacional e suas interfaces com a África, América Latina e outros parceiros estratégicos – e contribuir para a elevação da capacidade técnica do Estado brasileiro para planejar, coordenar e gerir com critério estratégico, o processo de desenvolvimento nacional e as políticas públicas setoriais e transversais que darão concreção aos objetivos propostos. O convite para o seminário, sua programação completa e o documento-base do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI seguem em anexo. Inscrições no e-mail: cgee-eventos@cgee.org.br Convite – http://www.esend.com.br/tmp/convite.pdf Programação – http://www.esend.com.br/tmp/programacao.pdf Documento – http://www.esend.com.br/tmp/documento.pdf Cordialmente, Prof. Dr. Fernando Sarti
Andrea Murad cumpre agenda em Peritoró e convida para o grande comício em Coroatá
A candidata Andrea Murad (PMDB), visitou na manhã desta quinta-feira, 14, lideranças políticas e comunitárias do município de Peritoró que reafirmaram o compromisso de apoio a candidata. Acompanhada pelo vice-prefeito Jorginho Murad e os vereadores Aragão, Macaúba e Lurdes da Cerâmica, ela conversou com os moradores da sede, dos bairros Livramento e independência, além do povoado Feliz Lembrança, pedindo que todos entrem na campanha para que possa representá-los no legislativo estadual. Ao agradecer o empenho de cada um a candidata os convidou para participarem do grande comício que acontecerá no próximo sábado, 16, na Praça da Juventude, em Coroatá, que terá a presença do candidato ao governo do Estado Edinho Lobão. “Estou muito feliz com o apoio de todos vocês. No próximo sábado teremos mais um encontro em Coroatá, no grande comício que terá a presença do nosso candidato ao governo Lobão Filho, Conto com todos vocês”. No final da tarde desta quinta-feira Andrea Murad participa de uma grande manifestação de apoio a sua candidatura por parte dos motoqueiros. A motocada vai percorrer todos os bairros da cidade, com concentração na Praça da Juventude, no centro.
Deputado Chiquinho Escórcio consegue autorização do DNIT para a reforma total da estrada que liga Grajaú a Barra do Corda
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB), recebeu agora a pouco a confirmação de que foi autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a reforma total do trecho que Grajaú a Barra do Corda na BR 226. A notícia foi dada nesta manhã, pelo próprio diretor geral do órgão, General Jorge Fraxe, em ligação telefônica para o deputado. Chiquinho comemorou mais uma conquista e imediatamente entrou em contato com o prefeito de Grajaú, Júnior Otsuka (PT). A concretização da obra é graças a mais um trabalho do peemedebista, atendendo a um pedido feito pelo prefeito de Grajaú. Foi Chiquinho quem articulou, junto ao Governo Federal, várias audiências e reuniões para tratar dessa problemática que aflige centenas de pessoas que trafegam diariamente pela estrada. “É uma grande notícia para a minha cidade de Grajaú. Todo mundo sabe a dificuldade que passa o cidadão que precisa usar esse caminho entre Grajaú e Barra do Corda. Sinto-me feliz pela atenção mais uma vez do diretor geral do DNIT em atender nossos pleitos. Vamos continuar trabalhando pelo bem do nosso povo”, disse Chiquinho.
MPF/MA quer que Iphan intensifique a fiscalização no Centro Histórico de São Luís
O Ministério Público Federal no Maranhão MPF/MA recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que intensifique a fiscalização no Centro Histórico de São Luís, especialmentena área de tombamento federal, para verificar qualquer irregularidade relativa à afixação de propagandaeleitoral irregular (placas, cartazes, faixas etc) nos imóveis tombados, a fim de evitar dano ao bens integrantes do patrimônio histórico e artístico nacional. O MPF quer que uma vez constatada qualquer irregularidade, o Iphan adote as providências pertinentes ao exercício do poder de polícia, ou seja, proceda com a multa e a retirada da propaganda, em desconformidade com o disposto no art. 18 do Decreto-Lei n. 25 de 1937 e a Portaria 187/2010. Pelodecreto, a colocação de cartazes nos imóveis integrantes do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deve obedecer aos padrões estabelecidos para a área e ser precedida de autorização do Iphan. E, ainda, caso o Iphan identifique propaganda irregular por parte de candidatos ou partidos políticos,remeta as notificações e autos de infrações ao MPF, para que instruam possíveis ações criminais e cíveis. Já está tramitando na PR/MA um inquérito civil público (n°1.19.000.001756/2013-71) que apura a situação de degradação do Centro Histórico de São Luís, na área de tombamento federal, instaurado a partir dos dados encaminhados pela Superintendência de Defesa Civil e pelo Iphan. Para o MPF, dentre os problemas reiteradamente verificados no Centro Histórico está a afixação de cartazes e placas em casarões e áreas protegidas, causando-lhes danos à integridade da fachada, sendo prejudiciais à pintura e aos azulejos, além de comprometer a visão do conjunto tombado em alguns casos.
Publicado em: Governo