Morte de Eduardo Campos tem repercussão internacional

Publicado em   13/ago/2014
por  Caio Hostilio

downloadVeículos internacionais de imprensa repercutiram a morte do e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, após o jato em que estava cair em cima de uma casa em Santos, no litoral de São Paulo.

“The Guardian”

O site do jornal britânico “The Guardian” diz que as eleições brasileiras foram jogadas na incerteza com a morte de Eduardo Campos, em texto assinado por seu correspondente no Rio de Janeiro. “As mortes desencadearam uma onda de lamanteção no país, que deve ser seguida de especulação sobre o efeito nas eleições presidenciais de 5 de outubro.”

 “The Independent”

A versão eletrônica do “The Independent” citou Campos como candidato de esquerda “business-friendly”, simpatizante dos negócios, e aponta que a vice Marina Silva pode se tornar a opção do partido.  O site, no entanto, também publicou com que a mulher e um filho estariam no avião e também teriam morrido no acidente – informação que foi desmentida. Outro destaque do texto é que a presidente Dilma Rousseff também cancelou a agenda de campanha nesta quarta.

“Financial Times”

O jornal econômico britânico “Financial Times” publicou que o acidente levou à morte uma das estrelas políticas brasileiras em ascensão, “mudando as pespectivas para uma das eleições mais disputadas em mais de uma década”. A publicação aponta que, apesar de estar em 3º lugar nas pesquisas de intenção de voto, analistas esperavam o crescimento de Campos na disputa à medida que a campanha eleitoral na TV começasse.

 “The Telegraph”

O site do jornal britânico “The Telegraph” relatou como foi o acidente, com base nas reportagens da imprensa local, e falou sobre o desempenho de Campos em sua candidatura à presidência. A reportagem também inclui um pronunciamento da Força Aérea Brasileira, confirmando o acidente nesta quarta-feira, perto das 10h, com a aeronave Cessna 560XL, prefix PR-AFA, na cidade de Santos. A reportagem está destacada na capa da subeditoria de “Notícias de Mundo” do portal.

“BBC”
O site da agência BBC também publicou uma reportagem com foto sobre a morte do candidato Eduardo Campos e atribui a informação ao PSB, partido de Eduardo Campos. Também cita a mensagem do partido de Marina Silva, candidata à vice-presidência, no Twitter, de que estavam todos chocados. A BBC ainda cita informações da Força Aérea Brasileira, de que o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave após não ter conseguido aterrissar em Guarujá, devido ao mau tempo.

“CNN”
No site da rede norte-americana de TV “CNN”, o acidente foi noticiado em texto e vídeo, usando como fonte a Agência Brasil e apontando que a manutenção e as inspeções do jato em que Campos viajava estavam em dia. A rede ouviu uma testemunha do acidente, um piloto em treinamento, que disse ter escutado um barulho e visto o avião “cair no chão como uma pedra”.

“Foreign Policy”

O site especializado em cobertura política internacional “Foreign Policy” publicou um texto que diz que “embora ainda não confirmado, é esperado que a candidata a vice-presidente Marina Silva substitua Campos na chapa”.

“Forbes”
A reportagem do site da revista norte-americana “Forbes” lembra que Campos era considerado “um candidato viável para incomodar” a presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro “por conta da aliança com a ex-candidata a presidente Marina Silva”. Citando um analista da Economist Intelligence Unit, o texto diz que Marina pode elevar o apelo do partido de Campos na eleição, que pode se tornar a disputa mais acirrada, uma “corrida de três cavalos com forte incerteza sobre o desfecho”.

“New York Times”

O jornal americano “New York Times” noticiou a morte de Eduardo Campos utilizando um texto da agência Reuters. A publicação diz que a presidente Dilma Rousseff cancelou todos os compromissos de sua campanha à reeleição após a morte de Eduardo Campos. O “New York Times” afirma que o jato do ex-governador sofreu o acidente diante do mau tempo no litoral de São Paulo.

“Bloomberg”
O site da agência de notícias Bloomberg noticiou a morte de Eduardo Campos, com base em informações da Globo News e do jornal “Folha de S.Paulo”. Há um breve histórico sobre a vida política de Campos, bem como seu desempenho na campanha à Presidência da República até então.

“Business Insider”

O site de notícias americano “Businesse Insider”, citando a agência Reuters, publicou uma reportagem sobre a morte do ex-governador e afirma que a mulher e o filho dele estavam a bordo – o que foi desmentido mais tarde pela imprensa local.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos