Obra do IFMA está em estágio avançado no município Ribamar

Publicado em   09/ago/2014
por  Caio Hostilio

IFMA (1)A obra de construção do campus universitário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) no município de São José de Ribamar está em estágio avançado e será inaugurada oficialmente em agosto de 2015.

IFMA (2)A constatação e confirmação das informações foram feitas pelo reitor do campus, professor Marco Torreão, ao prefeito Gil Cutrim (PMDB) durante visita ao canteiro da obra nesta sexta-feira (08). Também participaram da visita o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); o diretor de Infraestrutura do Instituto, Celso Azevedo; além de lideranças políticas e comunitárias da cidade.

A construção do IFMA de São José de Ribamar, primeira universidade pública em fase de implantada na cidade, foi um pleito feito por Gil Cutrim junto ao Governo Federal com o objetivo de oferecer à população, em especial os jovens do município, a oportunidade de freqüentar cursos técnicos e de graduação com vistas a ingressar, de forma mais rápida e qualificada, no concorrido mercado de trabalho.

“Estou muito feliz em constatar que a obra segue em ritmo acelerado e que, já a partir do ano que vem, os ribamarenses terão a oportunidade de ingressar, na sua própria cidade, nos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo IFMA, esta importante e respeitada instituição de ensino”, afirmou Cutrim.

Marco Torreão explicou que provavelmente em dezembro deverá ser aberto concurso público para contratação de professores e também seletivo destinado aos ribamarenses interessados em ingressar na instituição pública de ensino.

De acordo com ele, já nos primeiros meses de 2015 algumas turmas, de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), iniciarão o ano letivo em um prédio que será cedido pela Prefeitura ribamarense. “Estamos definindo os cursos que serão oferecidos na Unidade de São José de Ribamar e, em breve, anunciaremos. Com o apoio do prefeito Gil, que teve grande e importante contribuição para que o IFMA fosse instalado na cidade, após a realização do seletivo dos alunos poderemos iniciar o ano letivo em um prédio que será usado temporariamente até que o campus seja entregue em agosto”, explicou.

Obra – A obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões e está sendo custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, ginásio coberto, piscina semi olímpica, refeitório, estacionamento, setor administrativo e setor pedagógico.

Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus está sendo implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização (fica às margens da MA – 201, próximo a Sede da cidade).

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Obra do IFMA está em estágio avançado no município Ribamar

  1. Ana Paula disse:

    Prof Caio,
    Ainda bem que andamento da obra muito menos nomeação dos servidores não dependem desse ser sem sensibilidade, pois desde 2011 tem inúmeros pais de família aprovados no concurso da Prefeitura de São José de Ribamar amargam desemprego aguardando a boa vontade dele em nomear.
    Graças à Deus: “O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última terça-feira, 5, Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito Gilliano Fred Nascimento Cutrim e o ex-secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Rodrigo Ericeira Valente da Silva, por se recusarem a nomear aprovados no concurso público do Município de São José de Ribamar e manterem servidores nomeados sem concurso público.

    Também foi promovida a execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em setembro de 2012, com o prefeito Gil Cutrim, em que ele se comprometeu a realizar um diagnóstico sobre os cargos em comissão, ajustando-os à necessidade do Município e nomear os aprovados do concurso realizado em 2011. Além disso, o gestor deveria propor a criação de cargos efetivos por lei municipal. Todas as medidas deveriam ser efetivamente implementadas no prazo máximo de seis meses.

    “Não restam dúvidas de que o Município de São José de Ribamar não pôs em prática a redução do quantitativo de cargos em comissão criados irregularmente, a criação de cargos efetivos, bem como a convocação e nomeação dos aprovados no concurso público realizado em julho de 2011”, observa a titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça.

    Por meio da Lei Municipal nº 962/12, foram criados cargos comissionados sem atribuições de direção, chefia ou assessoramento. A promotora enfatiza que, além desta ilegalidade, diversos cargos são preenchidos por servidores contratados temporariamente, sem respaldo legal.

    “O prefeito resiste em nomear os aprovados no concurso público, optando por manter a velha e malfadada política de contratos de pessoal sem concurso, ignorando a regra que prevê a aprovação em concurso público como exigência constitucional para acesso ao emprego ou cargo público. Por que o Município de São José de Ribamar ainda não admitiu os servidores selecionados no concurso público? Qual o fenômeno anormal que fez desaparecer a necessidade em admitir servidores?”, questiona, na Ação, Elisabeth Albuquerque.

    Na avaliação do MPMA, Gil Cutrim e Rodrigo Valente violaram a Constituição Federal. O secretário participou ativamente da sanção da lei municipal que criou os cargos comissionados, mantendo os comissionados na gestão dele, enquanto o prefeito tem mantido a mesma estrutura sem tomar providências para extinguir tais cargos.” O Imparcial 10/08/2014

    Grata por publicar

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos