Governo do Estado executa obras de revitalização da Avenida Litorânea
Com investimentos de R$ 5.139.154,82, o Governo do Estado executa, desde o mês passado, obra de reforma e revitalização da Avenida Litorânea, um dos mais belos cartões postais de São Luís e importante espaço de lazer para esportistas e famílias que frequentam o local. O trabalho, realizado pela Secretaria de Estado Infraestrutura (Sinfra), inclui o calçadão, além da área do parquinho, do anfiteatro e da ponte sobre o rio Calhau. Em complemento a essa ação, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realiza permanente manutenção dos equipamentos das Estações de Esporte. As obras da Sinfra na Avenida Litorânea abrangem recuperação das calçadas, das ciclovias e da sinalização, além da resolução de problemas de estrutura na contenção da ponte sobre o rio Calhau. O anfiteatro também será recuperado, assim como a pintura e o piso do parquinho, que será todo reestruturado. O secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ressaltou a importância da iniciativa. “Começamos o trabalho de recuperação da Litorânea, que é um cartão postal de São Luís, no mês de julho e até o fim do ano o serviço deve ser concluído. A obra vai reformar o calçadão e a ciclovia, melhorando o acesso dos cidadãos que frequentam a orla para atividades físicas e também que visitam o lugar”, detalhou o secretário. Espaço também procurado para a prática de atividades esportivas, a Litorânea conta com Estações de Esporte instaladas pela Sedel, ao longo do calçadão. O secretário Joaquim Haickel ressaltou que esses nichos com aparelhos são um incentivo aos praticantes de atividades físicas. “As Estações estão dispostas em todo o decorrer da Avenida Litorânea, próximo à ciclovia e às áreas de corrida para que os cidadãos possam fazer o seu alongamento, fazer a sua preparação atlética no sentido de poder fazer outros exercícios físicos. As estações estão permanentemente em manutenção para que possam continuar servindo o cidadão”, disse o secretário de Esporte e Lazer.
SES realiza III Congresso Maranhense de Medicina
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, abrirá na manhã desta quinta-feira (7), às 8h30, no Hotel Luzeiros, o III Congresso Maranhense de Medicina. O evento tem como tema central “A primeira atenção é a Atenção Primária” e vai reunir profissionais e estudantes de medicina maranhense até a próxima sexta-feira (8), para debater diversas questões relativas à assistência prestada à população nos municípios. “Os dois primeiros congressos tiveram enfoque nas especialidades médicas, já que a Secretaria de Estado da Saúde, pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde, cuida da média complexidade em sua rede hospitalar. Este ano, atendendo a solicitações feitas pelos gestores municipais, serão colocados em debates das questões da atenção primária, como o controle de endemias, imunização etc.”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que presidirá o Congresso. A palestra do secretário de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, abrirá o Congresso. Ele falará sobre “A Atenção Primária como base estruturante das redes”. À tarde, no mesmo dia, serão debatidos os temas “Política de Atenção à Saúde do Homem”, “Transtorno mental, álcool e outras drogas”, “Atendimento em psicofarmacologia na Atenção Primária”, “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, “E-SUS e Telessaúde”, “Melhor em casa”, “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis” e “Nutrisus”. No segundo dia, sexta-feira (8), dois representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista e Fernando Barros Cupertino, falarão sobre “A política do SUS e o financiamento da Atenção Primária”. Os debates seguirão com as palestras sobre “Política de Atenção Integral à saúde de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional”, com Marden Marques Soares Filho; “PMAQ: avaliação externa como dispositivo de mudanças”, com Érika Bárbara Tomaz e Dirceu Klitzbe; e “Mortalidade materna e infantil e a importância da gestão da informação”, com Juan Jose Cortez Escalante e Paulo Germano de Frias. Durante o dia, em salas paralelas, outros 18 temas serão discutidos: “Pré-natal: acesso ao cuidado e pré-natal do homem”, “Saneamento e sua importância para a Atenção Primária e monitoramento das doenças diarréicas agudas”, “Atenção nutricional no contexto da Atenção Primária”, “Teste rápido para HIV/Aids, sífilis e hepatites virais e sua contribuição na redução da mortalidade infantil”, “O adolescente no contexto da Atenção Primária”; e “O papel do controle social na Atenção Primária”.
Governo lança plataforma para aprimorar desempenho de estudantes no Enem
Estudantes maranhenses terão acesso, a partir deste mês, à plataforma adaptativa de estudo online e gratuita, Geekie Games, que visa garantir o bom desempenho do aluno do ensino médio da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto Geekie Games 2014 foi lançado e apresentado a alunos, professores e gestores escolares, nesta terça-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no bairro Calhau, em São Luís. “A adesão do Maranhão ao projeto representa um esforço do Governo do Maranhão e do Ministério da Educação no sentido de proporcionar ao jovem estudante do ensino médio, uma ferramenta que melhore seu desempenho no Enem. A plataforma vai orientar os professores para que possam preparar melhor alunos que participam do exame. A educação maranhense dispõe, agora, de um grande instrumento que facilitará o ingresso do estudante no ensino superior”, enfatizou o secretario de Estado de Educação, Danilo Furtado. Implantado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Geekie Games se constitui de uma plataforma adaptativa de estudo que emprega em seus resultados a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Enem para avaliação de desempenho, a partir da Matriz de Referência do exame que permite que seu resultado seja comparado ao mesmo. Aos professores e aos gestores, a plataforma possibilita avaliar o desempenho da escola, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa das atividades realizadas no sistema pelos alunos. Os docentes poderão postar aulas, questões de provas com conteúdo próprio em texto, imagem e vídeos, agendar, distribuir conteúdos e compartilhar todas essas informações em sua rede de ensino. Segundo a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Preira, o momento é apropriado para que a rede de ensino se aperfeiçoe no uso de novas tecnologias. “É um momento ímpar, onde a rede pública estadual de ensino está tendo oportunidade de aperfeiçoar o uso de novas tecnologias como prática pedagógica”, disse. Ao detalhar o projeto, o coordenador nacional do programa Eric Hanai, ressaltou que a ferramenta foi criada para aprimorar os estudos dos alunos para o exame. “O jovem de hoje tem muita facilidade em utilizar as novas tecnologias. A plataforma foi criada para orientar e aprimorar a forma de estudar do aluno. Em outros estados onde o projeto já funciona, o desempenho do aluno melhorou em cerca de 30%”, observou.
Publicado em: Governo