Notícias

Publicado em   30/jul/2014
por  Caio Hostilio

Lobão Filho segue com intensa programação no interior

Lobao Filho_Santa Ines (3)O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem. “A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho. Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (01), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (02), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB. No domingo (03), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.

Compromisso com a educação

DSC_8898Mesmo em plena campanha para o senado, o deputado federal Gastão Vieira mantém os compromissos parlamentares em Brasília. Nesta quarta-feira(30), ele esteve reunido com o ministro da Educação, Henrique Paim, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado. Entre os assuntos discutidos, o apoio do Ministério da Educação para a liberação de recursos destinados à conclusão das obras de revitalização da Fábrica Santa Amélia e para a recuperação do Palacete Gentil Braga, em São Luís. Além da implantação de unidades do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) nos municípios de Godofredo Viana, Mirinzal e Vargem Grande e do curso de Engenharia de Pesca, em Cururupu. Nesta quinta-feira Gastão Vieira retorna ao Maranhão para mais uma etapa da campanha pelo interior do estado, quando viaja para Barra do Corda, Newton Belo e Bom Jardim.

Gil Cutrim será reeleito presidente da Famem nesta quinta-feira

DSC_5943O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, será reeleito nesta quinta-feira (31) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016. A eleição acontece durante todo o dia, no horário das 8h às 17h, na sede da entidade municipalista, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís. A chapa única encabeçada por Gil Cutrim, cujo mandato atual (biênio 2013/2014) findará no dia 31 de dezembro, possui prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e das mais diversas colorações partidárias. A reeleição garante a Gil Cutrim ingressar no seleto rol dos prefeitos/presidentes que comandaram a Federação, fundada em 1985 e que em 2015 completará 30 anos, por mais de um mandato – apenas Waldir Jorge Neto Filho (Lago da Pedra – 1989/1992) e Cleomar Tema (Tuntum – 2005/2008) foram reeleitos ao longo destas quase três décadas. Além disso, Cutrim já ocupa a posição de primeiro prefeito da história política de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, eleito e reeleito para presidir a entidade que congrega os municípios maranhenses. “Para mim é um orgulho muito grande poder gozar da confiança dos meus colegas prefeitos e prefeitas. A eleição, mais uma vez de consenso, mostra que estamos unidos visando continuar o trabalho em prol do municipalismo no Estado”, afirmou o presidente e candidato único a reeleição. Ele avaliou que ao longo do seu primeiro mandato várias foram as conquistas obtidas, dentre elas o oferecimento, por parte da entidade, de novos serviços gratuitos (assessoria jurídica e criação de sites institucionais, por exemplo); realização do projeto pioneiro Município em Foco; aproximação das gestões municipais dos órgãos de controle externo; realização, com sucesso, de duas Marchas dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão em Brasília aproximação dos gestores de instituições que promovem o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades; promoção de seminários, congressos e capacitações; aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o Governo do Estado a doar para a Federação terreno onde será construída sua sede própria; dentre várias outras.

Polícia Civil recebe veículo em reconhecimento aos trabalho de combate a roubo de cargas

Foto 1 SSP - serviços prestadosEm reconhecimento do trabalho no combate de roubos a cargas, a empresa Souza Cruz doou um veículo à Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (30). O autmóvel, um Gol de cor branca, vai ficar à disposição do Departamento de Combate a Roubos de Cargas, ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). A chave e a documentação do veículo foram entregues, na manhã desta quarta-feira (30), pelo gerente e pelo coordenador Territorial de Segurança Corporativa da Região Norte da empresa Souza Cruz, João Pimenta e Fernando Modesto, respectivamente. A entrega foi feita no gabinete da delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Meneses, na presença do subdelegado de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros. O gerente territorial, João Pimenta, destacou que a ação é consequência da redução dos assaltos à carga transportada pela empresa. “A doação do veículo é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil do Maranhão, que reduziu drasticamente os assaltos nos últimos dois anos nas estradas do estado, e consequentemente, os prejuízos da empresa”, frisou o gerente. O subdelegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros, disse que é um fato inédito e é um reconhecimento de um bom trabalho. “A empresa tinha um prejuízo de R$ 200 mil com uma média de 8 assaltos por mês. O trabalho contínuo do Departamento de Combate a Roubos de Cargas, reduziu significativamente esse tipo de ocorrência”, destacou o subdelegado.

Atenção primária é o tema central do Congresso Maranhense de Medicina

“A primeira atenção é a Atenção Primária”. Esse é o tema central do III Congresso Maranhense de Medicina, que reunirá profissionais e estudantes da área da saúde, dias 7 e 8 de agosto, em São Luís. O público-alvo são médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais que atuam em equipes de saúde da família em todo o Maranhão. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.congressomaranhensedemedicina.com.”Os dois primeiros congressos tiveram enfoque nas especialidades médicas, já que a Secretaria de Estado da Saúde, pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde, cuida da média complexidade em sua rede hospitalar. Este ano, atendendo a solicitações feitas pelos gestores municipais, serão colocados em debates das questões da atenção primária, como o controle de endemias, imunização etc.”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que preside o Congresso. Como o evento deste ano é direcionado aos profissionais da atenção primária, a primeira fase as inscrições foram feitas diretamente com os gestores das regionais de saúde, até sexta-feira passada (25). Na segunda fase, a partir desta terça-feira, as inscrições estão abertas para profissionais e estudantes da área de saúde, de acordo com o número de vagas restantes. A palestra do secretário de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, abrirá o Congresso, dia 7 de agosto. Ele falará sobre “A Atenção Primária como base estruturante das redes”. À tarde, no mesmo dia, serão debatidos os temas “Política de Atenção à Saúde do Homem”, “Transtorno mental, álcool e outras drogas”, “Atendimento em psicofarmacologia na Atenção Primária”, “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, “E-SUS e Telessaúde”, “Melhor em casa”, “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis” e “Nutrisus”. No segundo dia, 8 de agosto, dois representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Maria José Evangelista e Fernando Barros Cupertino, falarão sobre “A política do SUS e o financiamento da Atenção Primária”.

Prefeitura debate implantação da campanha Cidades Resilientes nas escolas

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) e da Secretaria de Educação (Semed), debateu na terça-feira (29) parceria com a Plan International Brasil para desenvolvimento da Campanha Construindo Cidades Resilientes em escolas da rede municipal. Com o foco redirecionado para o público infanto-juvenil, o projeto foi nomeado como Crianças Construindo Cidades Resilientes (CCCR). Segundo a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, a parceria está alinhada com a política de governo do prefeito Edivaldo. O objetivo é conscientizar educadores, pais e, especialmente, os estudantes da rede municipal sobre a importância da preservação ambiental para evitar desastres em áreas de risco. A parceria possibilitará a união da expertise da Semusc na preparação das comunidades para o enfrentamento das problemáticas em áreas de risco com a experiência da Plan International em projetos e campanhas direcionadas a crianças e adolescentes. “É um trabalho de prevenção, e o cuidado deve começar pelas crianças, porque elas representam o futuro. A ideia é conscientizar educadores, pais e alunos para que, daqui a algum tempo, tenham consciência de preservação ambiental, e consequentemente, maior segurança para suas famílias”, comentou Elitânia Barros. O projeto conta com o apoio dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar através das Secretarias Municipais de Educação, o que permitirá a extensão das ações a escolas dessas cidades. Em São Luís, serão beneficiadas as comunidades do Gapara, Salina do Sacavém e José Reinaldo Tavares com o desenvolvimento do projeto nas escolas João do Vale, Darcy Ribeiro e Cidade Olímpica, respectivamente.

Eleições 2014: TV Mirante e Rádio Timbira gerarão a propaganda eleitoral no Maranhão
Nesta quarta-feira, 30 de julho, a Comissão de Juízes Auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, responsável por fiscalizar a propaganda, realizou audiência pública para escolher as emissoras geradoras da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Ainda durante o ato, foi elaborado o plano de mídia referente às eleições 2014. A audiência foi presidida pelo desembargador Raimundo Barros (presidente da Comissão), que estava acompanhado da juíza Maria José França Ribeiro e do procurador Thiago Ferreira de Oliveira (regional eleitoral substituto). “A legislação prevê que façamos a convocação de partidos políticos, coligações, emissoras de televisão e de rádio com abrangência no estado para que, entre eles, sejam definidas as emissoras geradoras e feito o sorteio da ordem de veiculação para cada cargo”, explicou Barros. Após manifestação de representantes de partidos e de advogados, a TV Mirante foi escolhida por consenso para ser a emissora geradora da propaganda na televisão. Já a Rádio Timbira foi escolhida por sorteio para gerar a propaganda no rádio. De acordo com o artigo 41 da Resolução 23.404 do TSE, os programas de propaganda eleitoral gratuita devem ser gravados em meio de armazenamento compatível com as condições técnicas da emissora geradora. Pela ordem, a coligação “Todos pelo Maranhão” abrirá a propaganda no rádio e na televisão para o cargo de governador com o tempo de 5’59’’87, seguida pela “Pra Frente Maranhão” – que tem 9’28’81, Partido Socialismo e Liberdade (1’11’’35), Partido Pátria Livre (1’6’’67), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (1’6’’67) e Partido Comunista Brasileiro (1’6’’67).

Balanço Geral da Copa 2014‏

De Moreira Franco

Para Blog do Caio Hostilio

balanoe-mailMkt.180258Os aeroportos brasileiros superaram as expectativas durante a Copa 2014. Isso se deve graças ao planejamento e ao investimento feito muito antes dos jogos começarem. E essa expansão não para por aí. O nosso desafio agora é continuar com as melhorias e manter o mesmo padrão de excelência diariamente. Agora, além das novas obras e concessões, o nosso alvo são os aeroportos regionais. Mais um passo para ficarmos à altura dos países chamados de “primeiro mundo” e entrarmos de vez no padrão de aviação do século XXI. Convido vocês para conhecerem o Balanço Geral da Copa do Mundo 2014, elaborado pela Secretaria de Aviação Civil. O documento apresenta detalhes concisos sobre as operações aeroportuárias durante o evento. Leia o documento na íntegra clicando aqui.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Notícias

  1. Ana Paula disse:

    Professor Caio,
    Quero que Gil Cutrim seja homem e responda cadê a nomeação dos professores concursados de 2011 da Prefeitura de São José de Ribamar? Mais de 60% dos aprovados dentro do número de vagas aguardam nomeação… passei um tempo enorme me dedicando, estudando até altas madrugadas, paguei caríssima a inscrição pra ser aprovada e até agora nem sequer ser nomeada.
    Nos dê uma resposta concreta não aguentamos mais suas respostas ‘nos próximos meses’ são quase 3 anos nessa angústia, eu não fiz concurso pra cadastro de reserva tô dentro da vaga do edital (tem alguém no meu lugar) eu e os demais pais de família queremos nosso emprego, somos professores e pais de família, nos respeite! Não estou ti pedindo emprego pra em troca votar em teu irmão, pois, se depender de mim da minha família e dos demais concursados ele não ganha!
    Grata por publicar.

  2. Isadora Pinto disse:

    Caio,

    Esse cara de pau transformou a Prefeitura de São José de Ribamar em sucursal do TJ, por isso não tá chamando quem entrou na justiça… Ele tá é rindo da cara de todos que entraram com mandado de segurança, podem ver que a última chamada foi em fevereiro deste ano. Não vai chamar tão cedo!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos