Governo do Estado e Codevasf entregam equipamentos a agricultores familiares
A governadora Roseana Sarney e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, João Batista Martins, entregam 2.700 kits de irrigação a pequenos produtores de 54 municípios maranhenses e anunciam um investimento total de R$ 4,2 milhões que incluem, ainda, 15 tanques de resfriamento de leite, 60 tanques-rede e 56,5 toneladas de ração para piscicultura, e 60 computadores para projetos de inclusão digital de agricultores familiares. A solenidade ocorrerá nesta quarta-feira (2), às 10h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões (Centro), e terá presença do secretário de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e de prefeitos dos municípios beneficiados e outras autoridades.
Secretário Silvano Neto inaugura obras em Presidente Dutra
O Secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto (Secid), e o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, inauguraram, neste fim de semana, o asfaltamento de todas as ruas do povoado Calumbi, obra efetuada em parceria com o Governo do Estado, e entregaram aos moradores da localidade uma praça e um posto de saúde. As inaugurações aconteceram como parte da programação alusiva ao aniversário de 70 anos de emancipação política do município, comemorado sábado (28), com entrega de obras, cavalgada, eventos religiosos e shows. Acompanhado do prefeito, do deputado estadual Antônio Pereira, de secretários municipais e de vereadores, Silvano Neto visitou as obras da Praça do Centro Administrativo, outro empreendimento que está sendo efetuado pela prefeitura em parceria com o Governo estadual. “É motivo de satisfação para o Governo do Estado entregar mais um empreendimento efetuado em parceria com a prefeitura de Presidente Dutra”, declarou Silvano. Ele explicou que todas as obras são executadas com alto padrão de qualidade. “A população de Presidente Dutra está de parabéns porque chega aos 70 anos com uma gestão que trabalha em parceria como o Governo do Estado e está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou Silvano Neto.
Reajuste dos servidores de São Luís é aprovado na Câmara
Após ampla discussão com sindicatos e a sociedade em geral sobre a saúde financeira da Prefeitura de São Luís, a Câmara Municipal acatou a proposta de reajuste salarial de 3% aos servidores municipais em virtude da situação do município e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que não permite um percentual maior. O reajuste salarial será retroativo ao mês de fevereiro. Assim, os servidores receberão de uma única vez o valor retroativo. O líder do governo na Câmara, vereador Osmar Filho (PSB), agradeceu aos vereadores pela compreensão de que, neste momento, só seria possível um reajuste neste percentual. “Foi uma votação coerente. Foi um tema bastante discutido. O prefeito com toda sua equipe técnica sentaram com os vereadores, com os sindicatos de classes, mostrando os números. Eu costumo dizer que é preciso diferenciar o justo do possível. É justo que os servidores tenham um reajuste maior? É. Mas é possível? Não. A situação financeira do município não é boa”, comentou. O socialista lembrou que um reajuste maior levaria São Luís à zona do limite prudencial da LRF, com 51,03% de comprometimento da receita geral. O limite máximo de despesa com pessoal permitida pela LRF é de 54,1%. “Caso a Prefeitura concedesse reajuste maior, iria arcar com as responsabilidades e sansões administrativas e judiciais. Assim, o prefeito e o parlamento mostram que são responsáveis e coerentes”, declarou Osmar Filho. Sobre o movimento dos professores da rede municipal de ensino, o líder do governo afirmou que a Prefeitura continua aberta ao diálogo, em busca das melhorias para a categoria e do entendimento de que não seria possível um reajuste maior. “A Prefeitura espera o diálogo e sempre está de portas abertas para conversar com as categorias. O prefeito e seus auxiliares tentam sempre o entendimento, mas, infelizmente não podem conceder um reajuste maior. Esperamos dialogar”, disse. Os secretários municipais das pastas envolvidas fizeram várias reuniões com o sindicato e apresentaram os números inclusive em audiência na Câmara de Vereadores. O reajuste reivindicado pelo magistério da rede municipal comprometeria a liberação de recursos o que inviabilizaria obras importantes como a construção da maternidade municipal, creches e escolas. O reajuste foi aprovado em segunda votação e redação final e agora segue para ser sancionado pelo prefeito Edivaldo.
Roubos a instituições bancárias caem no primeiro semestre no Maranhão
De acordo com o Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF), ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), houve uma redução nas ocorrências dessa natureza no período de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O coordenador do DCRIF, delegado Tiago Mattos Bardal informou que o departamento atua com o serviço de inteligência e com a troca de informações com as demais forças policiais. “Tem que haver integração entre as Polícias Civil e Militar e com o aparelho de segurança dos demais estados da Federação”, destacou. O delegado disse que há quatro modalidades de assalto a instituições financeiras: Novo Cangaço, alusivo a Lampião, onde os assaltantes agem com violência e fazem reféns; Sapatinho, onde os criminosos sequestram a família do tesoureiro ou gerente da agência bancária e o obrigam a sacar o dinheiro do cofre na manhã seguinte, dando as coordenadas por telefone; assalto a carro forte e explosão a caixas eletrônicos, a mais praticada. O coordenador do DCRIF destacou alguns fatores que contribuem para o crescente número de explosões aos caixas eletrônicos: legislação penal branda, pois na maioria dos casos os suspeitos respondem apenas por furto, onde a pena chega apenas a quatro anos e em alguns casos se resumem a prestação de serviço; facilidade em adquirir explosivos, devido a falta de fiscalização; e banalização do crime, devido à facilitação e incentivo. Este ano, seis quadrilhas envolvidas em roubo a instituições financeiras no estado do Maranhão foram desarticuladas pelo DCRIF. Dentre elas, uma quadrilha composta por dez elementos que atuava na Região Tocantina. Só o líder, identificado como Maxon Oliveira, conhecido como “Boca de Lata”, está foragido. O bando confessou cinco ações criminosas em menos de 1 ano, o que rendeu a eles mais de R$ 2 milhões. Com a quadrilha, os policiais recapturaram quatro veículos, adquiridos com o dinheiro roubado.
Publicado em: Governo
Muito válido esse reajuste, mas que esses servidores possam ter mais comprometimento para que a nossa educação possa sempre avançar!!!