SES e Vale levam atendimentos a passageiros do trem no projeto Estação Saúde

Publicado em   31/maio/2014
por  Caio Hostilio

Foto 2 - Projeto Estação Saúde foto Brendon VieiraOs passageiros que embarcaram na Estação Ferroviária de Açailândia rumo a São Luís e outras cidades, nesta sexta-feira (30), tiveram uma viagem ainda mais salutar. É que a Secretaria de Saúde do Estado (SES), em parceria com a Vale, promoveu o projeto Estação Saúde, que ofereceu atendimentos e serviços de atenção básica, durante todo o percurso Açailândia/São Luís.

Foto 3 - Projeto Estação Saúde foto Brendon VieiraAo todo, 30 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, odontólogos, entre outros, atuam na iniciativa que é coordenada pela Superintendência da Atenção Primária da SES e, na quinta-feira (29), movimentou o percurso contrário, São Luís/Açailândia. O objetivo da ação é conscientizar a população que mora nos 23 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás sobre a importância de cuidados com a saúde.

Foto 4 - Projeto Estação Saúde foto Brendon VieiraAs atividades começaram ainda na Estação de Açailândia, com a realização de atividades lúdicas para chamar a atenção dos viajantes e a equipe dando detalhes do projeto. Depois, de maneira divertida, enfermeiros da equipe, caracterizados como palhaços, circularam por todos os vagões convidando os passageiros para se dirigirem as áreas de atendimento.

Na viagem, os passageiros tiveram acesso a atividades de diagnóstico, orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, promoção da saúde da mulher, do idoso, do homem e bucal. Foram desenvolvidas ações em saúde mental, da criança e do adolescente, nutrição, além de medidas de combate a hepatite B e C e tuberculose, de prevenção a DST/Aids, com a realização de testes rápido de HIV e sífilis.

Durante o percurso, também foram distribuídos kits de saúde bucal (com escova de dentes, creme e fio dental), preservativos, lubrificantes e produtos de higiene pessoal. Além disso, os passageiros receberam folderes educativos, assistiram a vídeos e participaram de atividades laborais com educador físico.

Relevância

A relevância do projeto foi destacada pela coordenadora de Saúde Bucal da SES, Victória Santos. “Essa parceria faz parte de uma ação social na qual nós disponibilizamos para os passageiros alguns exames e também orientação de higiene bucal, saúde do homem e da mulher, entre outros. Estamos na terceira edição deste projeto que tem por objetivo despertar e alertar a todos para os cuidados que devem ter para uma melhor qualidade de vida”, observou.

O analista de Responsabilidade Social da Vale, Alexandre Santos, destacou o alcance do projeto. “Essa iniciativa surgiu no ano passado, quando realizamos a primeira campanha de combate à hanseníase e identificamos um alto índice da doença. O Estação Saúde consegue comtemplar cerca de três mil pessoas nas viagens de ida e volta a Açailândia. Portanto, é uma ótima oportunidade de levar mais saúde às pessoas”, declarou.

Os beneficiados pela iniciativa aproveitaram os serviços. A dona de casa Maria de Sousa participou pela segunda vez do projeto. “Essa ação contribui para que todos os passageiros do trem tenham mais cuidados com a saúde. São várias informações que são repassadas e que muitas pessoas não sabem. Essa é a minha segunda vez e acho que todos estão de parabéns por essa atitude. Aqui, além de receber informações levo para minha comunidade e repasso a todos”.

A iniciativa faz parte de uma união de forças da SES e Fundação Vale.  O projeto nasceu no ano passado por meio de ação pontual junto aos usuários do trem de passageiros para orientação e diagnóstico da hanseníase.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos