Prefeitura comemora dia do contador de história
“A maior contadora de histórias que conheci foi a minha mãe. Desde criança ouvia histórias que me encantaram e fizeram com que eu me apaixonasse por essa arte”. A contadora de história e coordenadora do livro didático infantil, Sinara Lima, lembra que todos, em algum momento, narramos alguma história, e que esse interesse pode surgir de forma inesperada, como no caso dela. Reforçando o valor de tal profissional no processo de aprendizagem, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação, comemora nesta quinta-feira (20) o Dia do contador de histórias. Para o secretário Geraldo Castro (Educação), a homenagem é justa àqueles que se dispõem a exercitar a narração nas salas de aula. “Os contadores de história exercem um papel fundamental para o desenvolvimento da criatividade das crianças, enfatizando o lúdico e reforçando a linguagem formal e a corporal em uma só ação. Nós, enquanto Prefeitura, e por iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, valorizamos esses profissionais educadores, que fazem despertar desde cedo nas crianças os sonhos e a imaginação, como elementos que compõem o crescimento integral delas”, afirmou o secretário.
SES realiza atividades no Dia Mundial Contra a Tuberculose
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, na segunda-feira (24), a abertura do Dia Mundial de Luta contra Tuberculose. Será partir de 9h, na sede do Conselho Regional de Medicina – CRM (bairro do Renascença, em São Luís). Haverá distribuição de material informativo como folders, cartazes, cartilhas e canetas. Também serão realizadas palestras sobre aspectos históricos da tuberculose, confecção TB/HIV, entre outros. O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 24 de março de 1982, em homenagem ao descobrimento do bacilo causador da doença. É um dia de alertar a população para os cuidados com a tuberculose. A tuberculose, doença com profundas raízes sociais, continua a merecer atenção dos profissionais de saúde e da sociedade. É uma doença contagiosa causada pelo micro-organismo conhecido como bacilo de Koch. É transmitida de pessoa para pessoa por meio do ar. No Brasil, anualmente, são notificados 70 mil novos casos de TB e 4,6 mil mortes por ano. O país ocupa o 17º lugar entre as 22 nações que detêm 80% dos casos do mundo. A tuberculose é a 4ª causa de mortes por doenças infecciosas e a 1ª causa de morte dos pacientes com AIDS. A Taxa de incidência é de 35,8 casos por 100 mil habitantes.
Fórum Estadual de Educação amplia participação da sociedade civil
A Plan Brasil e a Organização Mundial Para Educação Pré-Escola (Omep/Brasil) passarão a integrar o grupo de entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação (FEE). A entrada das duas organizações foi aprovada durante reunião mensal dos conselheiros do fórum na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quarta-feira- (19), para definir as estratégias de ações para este ano. A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep) é uma entidade filantrópica criada em 1948 e que se ocupa de todos os aspectos relacionados ao cuidado e à educação de crianças de 0 a 5 anos. A instituição atua em 70 países, em cinco regiões mundiais, em benefício de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano. No Brasil foi a primeira instituição a defender políticas públicas voltadas à qualidade da educação infantil, em 1953. A nova integrante do FEE, cuja entrada foi aprovada pelos conselheiros, a Plan desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade.
Docentes da UFMA discutem retomada da greve suspensa em 2012
Em assembleia geral realizada na tarde/noite desta quarta-feira, 19, docentes da Universidade Federal do Maranhão UFMA decidiram ampliar a mobilização, com discussão das pautas de reivindicações nacional e local e construir o movimento de retomada da greve docente, iniciada em 2012. Por todo o país, as seções sindicais do ANDES-SN realizam atividades e assembleias para encaminharem ações em conjunto com outras categorias dos Servidores Públicos Federais. Diretores do ANDES-SN reuniram-se, na terça-feira (18), com representantes do Ministério da Educação (MEC), para cobrar resposta à pauta de reivindicações protocolada pelo Sindicato Nacional no final de fevereiro, mas nenhuma possibilidade de atendimento às reivindicações ficou definida. O Presidente da Associação de Professores da UFMA (APRUMA)- Seção sindical do ANDES – Sindicato Nacional, Antonio Gonçalves, esclareceu que em 2012 a greve foi apenas suspensa. “A pauta do movimento docente precisa ser construída por nós, no sentido de retomar a greve. As motivações que nos levaram à maior greve da história do movimento docente, suspensa após 4 meses, permanecem e precisamos retomá-la e para isso temos uma intensa agenda a cumprir”. “No âmbito da UFMA, vamos retomar as pautas locais discutindo questões de ordem administrativas, político-educacionais e democráticas que repercutem diretamente sobre a nossa categoria. É preciso discutir a ampliação da universidade e como isso tem precarizado o trabalho docente”, enfatizou Gonçalves.
Deputado Weverton participa de Seminário de Política Pública de Trabalho para o Jovem
“É mais fácil tratar com um jovem de 70 do que com um velho de 20 anos”: parafraseando Neiva Moreira, o deputado Weverton iniciou sua fala no I Seminário Nacional de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda para a Juventude. O evento foi aberto nesta quinta-feira (20), em Brasília, com o objetivo de promover o diálogo entre gestores das três esferas do governo, e discutir experiências positivas na área de profissionalização do jovem brasileiro. O deputado Weverton reforçou a importância de políticas públicas para a juventude e ressaltou, ainda, que é com o oferecimento de oportunidades que se combate verdadeiramente a marginalização, discriminação, evasão escolar, o uso de drogas, e inúmeros outros fatores que culminam com a exclusão social. “Não podemos nos deixar pautar somente pela imprensa, e defender unicamente a bandeira da redução da maioridade penal como solução para os problemas da juventude”, declarou. O evento ainda contou com as presenças do diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude (Allan Pombo), do secretario de Políticas Públicas de Emprego do MTE (Silvani Alves), da secretária Nacional de Juventude (Serine Macedo), do secretário Nacional de Economia Solidária (Paul Singer) e do ministro do Trabalho e Emprego (Manoel Dias).
Publicado em: Governo