Ao participar do 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba, em Chapadinha, o secretário Adjunto de Coordenação das Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tadeu Lima, destacou os ganhos e avanços da educação do Maranhão nos últimos anos.
O fórum foi promovido pela Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), dirigida pela professora Raimunda Nonata Fortes Braga (Noni Braga) e reuniu aproximadamente 1,5 mil profissionais e estudantes que atuam na educação básica e superior.
Ao apontar os ganhos reais dos profissionais da educação básica do Maranhão, com aprovação do novo Estatuto do Educador, sancionado pela governadora Roseana Sarney, em julho de 2013 e os demais investimentos em infraestrutura da rede escolar, Tadeu Lima, fez um contraponto ao discurso de candidatos de oposição presentes no evento.
Tadeu ressaltou que o estatuto garante inúmeras vantagens aos profissionais com revisões de categoria funcional e aumento salarial, promoções, titulações, gratificações de estímulo e a obrigatoriedade de um terço da carga horária para planejamento das aulas, conquistas jamais vistas pelos profissionais do Maranhão.
Ele também frisou que há anos o Maranhão esperava pela conclusão do Plano Estadual de Educação e que isso aconteceu em 2013, de forma democrática em 28 conferências intermunicipais que reuniram representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público, com apoio do Fórum Estadual de Educação, que integra mais de 20 entidades da sociedade maranhense.
“O plano do Maranhão é uma realidade com metas e estratégias para a próxima década, o que nos colocou à frente dos outros estados e está servindo de modelo para outras secretarias de educação do País”, destacou.
Tadeu Lima informou que 90 municípios maranhenses estão recebendo a orientação da Seduc para elaboração ou adequação dos planos municipais de educação e que outros 80 municípios já demonstraram interesse para receber a orientação de avaliadores da Seduc na elaboração ou adequação de seus planos, fortalecendo assim o regime de colaboração Estado e municípios.
“São muitos avanços que colocam o Maranhão em destaque no cenário nacional como, por exemplo, a diretrizes curriculares, que estão em fase de implantação na rede estadual, trabalho feito em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)”, informou.
Na ocasião, Tadeu Lima disponibilizou aos representantes das redes municipais de ensino da região documento com as diretrizes curriculares.
“Esse é um documento diretivo para a rede estadual, que objetiva estabelecer padrões básicos de aprendizagem para as escolas de modo a assegurar unidade ao trabalho pedagógico e garantir os resultados educacionais esperados e que servem para a educação básica”, explicou.
Infraestrutura
O adjunto da Seduc também anunciou investimentos do Governo do Maranhão no setor educacional na região do Baixo Parnaíba Maranhense, com a construção de um centro de educação integral, reformas em diversas escolas e construção de quadras no âmbito do programa Viva Maranhão, além da entrega de tablets educacionais para professores de ensino médio e supervisores pedagógicos.
O 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba contou com a participação de prefeitos da região, secretários municipais de educação e profissionais renomados da educação nacional, autoridades locais e regionais.
Publicado em: Governo
Apenas quero fazer uma pergunta.Ontem eu estava na Praça Deodoro,em vários momentos do show de Dany Mercury ela citava o novo MARAFOLIA.Me diz esse carnaval realizado não com patrocínio do Governo do Estado e porque o MARAFOLIA está realizando!!,não deveria ter uma licitação de Empresas de Produções em eventos.Mais sempre esse Grupo MARAFOLIA está na frente das festas.Sabemos que essa empresa pertence aos Sarneys, mais deveria fazer uma investigação se está certo isso. Caso eu esteja errado me corrija. Abraços.
Estou é você meu caro Fortaleza, fazer essas perguntas a um blogueiro que reza a cartilha dos Murads e Sarney. Isso é a famosa vai e volta da lavagem de dinheiro do Desgoverno Rosengana. Ficou caladinha Caio…responda wo leitor. Ou não pode.