Em meio aos tradicionais blocos de carnaval do centro de São Luís, o “Blocão da Vida” do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Detran-MA, se destacou e desfilou ao som do trio elétrico comandado pela cantora Drika Pinheiro levando informações e alertas aos foliões sobre trânsito seguro, neste sábado de carnaval (1/03).
Com o tema “Carnaval é gostoso de viver. Não dirija depois de beber”, o “Blocão da Vida” percorreu todo o circuito Deodoro/Cajazeiras com mais de 55 educadores de trânsito do Detran-MA distribuindo ventarolas com informações sobre a combinação perigosa de bebida alcóolica e direção, e ainda fazendo testes educativos de alcoolemia (os testes de bafômetro educativos).
Uma das atrações do Blocão da Vida é o mascote do Detran-MA “Sinalito”, que esteve durante todo o percurso do bloco levando alegria aos foliões e principalmente entre as crianças.
Para a família Lima, que estava aproveitando o carnaval no centro de São Luís, com seu bloco, é muito interessante em meio a tantos blocos de carnaval ter um exclusivo com mensagens educativas de trânsito. “É perfeita a ideia do Detran-MA de levar informações junto com os brincantes no carnaval das ruas, onde os blocos estão percorrendo, pois todo mundo quer se divertir e às vezes esquece que beber e dirigir é proibido e acaba não levando muito a sério esta questão,” enfatizou o professor Junior Lima.
O “Blocão da Vida” seguirá no domingo, segunda-feira e terça-feira de carnaval com as ações educativas de trânsito para os foliões que estão aproveitando a programação de carnaval promovido pelo Governo do Estado no centro da capital.
O Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, também acompanhou todo o percurso do “Blocão da Vida” e destacou a importância de ter um bloco exclusivo para transmitir informações educativas sobre o respeito às leis de trânsito. “Nossa campanha tem o foco na preservação da vida, por isso este bloco leva o nome de ‘Blocão da Vida’. Estamos na folia junto com os foliões para levar informações sobre as leis de trânsito e principalmente alertar a todos para não dirigir depois de beber,” destacou Campos.
Passarela do samba – As ações do Detran-MA também continuam na Passarela do Samba, onde o departamento realiza ações de conscientização dos foliões.
O teste do bafômetro (etilômetro) educativo está sendo bastante solicitado, muitas pessoas tem curiosidade em saber se o teste realmente funciona. É o caso do arquiteto, João Cardoso, que realizou o teste.
“Tinha curiosidade em saber se o bafômetro descartável tem a mesma eficiência do digital, acabei de constatar que sim. Deu positivo, ainda bem que minha esposa é meu anjo”, destacou Cardoso.
Publicado em: Governo
UMA INICIATIVA QUE MERECE RESPEITO E RECONHECIMENTO.
Olá vou comentar algo que precisam saber, principalmente esse tal de Sebastião da área do Itaqui Bacanga…sou Messias Dantas.
Caro Jornalista, sou soldado recém formado no curso de formação de soldados – CFSD 2013 e estamos passando por uma situação vexatória e humilhante, pois estamos sendo obrigados a trabalhar sem estar nomeados e sem qualquer vantagem financeira, ou seja, trabalhando de graça para o Governo do Estado do Maranhão.
Depois da nossa formatura, no dia 20 de fevereiro, fomos colocados no serviço no domingo, dia 23, nos batalhões afim de cobrir a segurança dos blocos de pré-carnaval e nada recebemos para isso, pois o curso já havia terminado e a ata de conclusão fora lavrada no dia 17 de fevereiro, implicando numa ilegalidade, já que para exercer qualquer cargo na administração pública, direta ou indireta e em suas autarquias, no caso a PMMA, necessita de validade legal, a nomeação e posse. O que não ocorreu conosco e nem sabemos quando isso ocorrerá, pois não há interesse do Governo do Estado em nos nomear.
Diante dessa ilegalidade fomos pegos de surpresa hoje com o pagamento de R$ 281,00, a metade da bolsa que recebíamos, pois o curso tivera acabado no dia 20, mais uma afronta do Governo para os mais de 680 novos policiais que vêm batalhando por mais de 1 ano para chegar ao objetivo final que é exercer uma profissão digna e proteger a sociedade maranhense.
Hoje esses novos soldados estão sem chão e trabalhando diante de ameaças, frisando assim uma frase do Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel. Alves: “Aqui na PM vocês são todos voluntários, e não aceitaremos qualquer tipo de insubordinação e de indisciplina”. Fica claro nas palavras do Tenente Coronel que somos obrigados a trabalhar.
Esse é um desabafo de todos os soldados 2013, são mais de 680 sonhos que estão sendo marcados negativamente por essa administração. Espero que o senhor, um jornalista sério e comprometido com a luta das classes sociais, possa nos ajudar levando à mídia esse caso, que é de extrema relevância para a comunidade maranhense.
Fizemos denúncias no Ministério Público, através do telefone e recebemos retorno, onde nos foi informado que o comando da PMMA relatou que esse serviço nosso é outro estágio. Como podemos estar em estágio se o curso de formação já acabou?
Isso mostra mais uma irregularidade por parte do Governo. Não estamos em processo de estágio, pois já estamos distribuídos nas unidades que iremos trabalhar fixos e essa informação não foi nos passada na quarta, dia 27 de Fevereiro no CFAP pelo Comandante do CPM.