A Prefeitura de São Luís firmou acordo para realizar num prazo de 75 dias a reforma da Unidade de Ensino Básico (UEB) Cidade Olímpica, conhecida como “Azulão” pela comunidade local. A reforma, feita em caráter de urgência, incluirá retelhamento, troca de janelas quebradas e melhorias no refeitório, entre diversos outros reparos. O compromisso da prefeitura é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Executivo Municipal e o Ministério Público nesta sexta-feira, 28.
Entre as intervenções previstas no acordo, está também o de reorganizar a parte pedagógica da escola, remanejando as crianças para outras unidades de ensino. Para evitar o comprometimento do ano letivo, a Prefeitura de São Luís articulou junto ao Executivo Estadual a transferência temporária das turmas do 8º e 9º ano do Azulão para o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), na Cidade Operária. A cessão foi articulada junto ao secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes. O prédio foi cedido para a Prefeitura de São Luís e pode abrigar cinco turmas no horário da manhã e outras sete à tarde.
SOLUÇÃO
Para o secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, o senso de parceria de instituições como o Ministério Público e o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), possibilitaram a construção de uma boa saída. “A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é que toda criança e adolescente estejam na escola e assistindo aulas adequadamente. A atuação dedicada da equipe desta secretaria e o empenho da comunidade, vereadores e conselhos tutelares permitiram que chegássemos a um resultado que beneficiará os nossos estudantes”, destacou Geraldo Castro.
A reforma da UEB Cidade Olímpica era um sonho da comunidade, há mais de dois anos. No início de fevereiro, uma comissão integrada pelo titular da Educação em São Luís visitou a unidade de ensino para tomar conhecimento da situação.
A gestora da escola, Geralda Santos Coutinho, elogiou a postura do secretário Geraldo Castro. “Ele já visitou a nossa escola duas vezes e sempre esteve aberto ao diálogo. Nas vezes em que precisei falar com ele, fui sempre muito bem recebida. Estou muito confiante de que tudo vai dar certo e tenho certeza de que iremos melhorar a escola para os professores”, disse.
Publicado em: Governo
IMDEPENDENTE DE CAMINHOS QUE SE TRILHAM POLITICAMENTE, É IMPORTANTE AS PARCERIAS INSTITUCIONAIS, POIS QUEM GANHA COM ESSE ESPÍRITO PÚBLICO RESPONSÁVEL, É A POPULAÇÃO.
Parabéns ao Prefeito Edvaldo Holanda Júnior, por reiniciar a sua gestão. E parabéns a GOVERNADORA ROSEANA SARNEY por ter oficializado essa provocação institucional desde quando o PREFEITO EDVALDO HOLANDA JR, tomou posse, mas que só agora está sendo possível pela fato de está acordando.
No mais, não poderia deixar de referenciar as duas pastas nas áreas de EDUCAÇÃO, tanto DO ESTADO, como do MUNICIPIO DE SÃO LUIS por pensarem com pleno espírito público em favor da população. Essa mesma referencia, destina-se a as pastas da saúde, TANTO DO ESTADO como atualmente do MUNICÍPIO DE SÃO LUIS.
Meus amigos, se esse for o gesto daqui pra frente, com certeza outras parcerias irão surgir entre a PREFEITURA DE SÃO LUIS e o GOVERNO DO ESTADO em outras importantes pastas. E quem vai ganhar com esse amadorismo político institucional? É a população.