Nós temos partidos políticos?

Publicado em   25/fev/2014
por  Caio Hostilio

fora os partidosOs partidos políticos brasileiros perderam suas identidades, cuja criação de novos partidos políticos, a globalização e, principalmente, o neoliberalismo foram fatos que transformaram os partidos políticos tradicionais a perder seus focos e suas determinações junto à coletividade do que realmente tinha a propor ideologicamente.

Atualmente vemos apenas um emaranhado de legendas, sendo que as maiores lutam entre si pelo poder, enquanto que as legendas menores buscam se tornar tentáculos dessas grandes legendas e, assim, puder usufruir das benesses governamentais.

É certo afirmar que as desigualdades sociais também ajudaram para a deformação política partidária.

Esse processo como um todo trouxe problemas para que muitos soubessem assimilar as mudanças de comportamento político partidária, aqui no Brasil e em diversos países. Tantos os partidos políticos, os movimentos sociais, sindicatos não viram a neutralização da importância de eventuais diferenças étnicas ou culturais, criando-se assim o substrato sociopsicológico apropriado à afirmação da aparelhagem burocrática do Estado sobre as coletividades “nacionais” envolvidas.

Isso trouxe um desalento à coletividade, haja vista que a confiança se perdeu e os políticos não souberam enxergar a tempo esse descompasso sócio-político no Brasil… Agora, como resgatar essa confiança?

Isso é outra história…

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos