Cidades Digitais começa a ser implantado em São José Ribamar
A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou o trabalho de implantação da infraestrutura e tecnologia necessárias para execução do projeto Cidades Digitais, iniciativa desenvolvida pelo Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, que objetiva a modernização da gestão das cidades com a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, além da disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à Internet para a população. São José de Ribamar foi o primeiro município maranhense selecionado, ainda em 2012, para receber o projeto e também desponta como o primeiro a iniciar as ações de implantação do mesmo. “Além de otimizar o trabalho da gestão pública, através do Cidades Digitais oferecemos à população Internet gratuita. Será mais um grande avanço para o município e seu povo”, afirmou o prefeito Gil Cutrim (PMDB), que nesta quinta-feira (13) acompanhou os serviços. A primeira fase do trabalho está sendo desenvolvida na área do santuário religioso da Sede do município onde está sendo construído duto subterrâneo por onde passará os cabos de fibra óptica. Em seguida, será implantada a chamada rede de topologia em anel, uma rede de fibra óptica que interligará todas as Secretarias Municipais, sendo que cada uma possuirá um Ponto de Acesso de Governo (PAG) para se conectar gratuitamente à Internet. A terceira fase consistirá na instalação dos chamados Pontos de Acesso Públicos (PAPs), rede através da qual o cidadão irá se conectar gratuitamente à Internet. Neste primeiro momento, os PAPs serão instalados na Sede da cidade em três locais: santuário religioso, Parque da Cidade e Viva Ribamar. A previsão é de que todo o trabalho de implantação seja concluído ainda neste primeiro semestre do ano e o Cidades Digitais esteja operando totalmente no início do segundo semestre. “É importante dizer que os Pontos de Acesso de Governo também serão levados para os demais prédios públicos da Prefeitura, como Hospital, Unidades Básicas de Saúde e Centros Sociais, por exemplo, situados em todas as regiões da cidade. Também é importante informar que, numa segunda fase, iremos levar os Pontos de Acessos Públicos à Internet para as demais regiões de São José de Ribamar”, explicou Cutrim. O projeto Cidades Digitais conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, Telebras, Inmetro e BNDES.
Agricultores de Coroatá receberão o Auxílio Emergencial Financeiro
Os agricultores de Coroatá receberá aa partir de março o Auxílio Emergencial Financeiro, requerido pela prefeita Teresa Murad (PMDB) ao Ministério da Integração Nacional. A aprovação do benefício, também conhecido como Bolsa Estiagem, foi concedida após o reconhecimento do Governo Federal do estado de emergência do município de Coroatá. Desde a criação do Conselho de Defesa Civil municipal a prefeita Teresa Murad vem buscando junto ao Governo Federal os benefícios para os produtores da agricultura familiar que sofrem com a estiagem na zona rural do município. A partir de março serão beneficiados os agricultores dos programas vinculados a agricultura familiar que possuem cadastro no programa Bolsa Família. “O município de Coroatá teve seu decreto reconhecido por parte do Governo Federal no mês de janeiro, por conta disso fomos inseridos na folha de pagamento a partir de março”, contou a prefeita. Os beneficiários do Programa Bolsa Família que se enquadram no perfil para recebimento do auxílio emergencial terão a transferência dos recursos efetuada juntamente com o pagamento do Bolsa Família. Os demais beneficiários receberão via Cartão Cidadão para efetuar os saques nos canais de atendimento da Caixa, de acordo com o calendário do Bolsa Família. Caso não tenha recebido o cartão, o cidadão deve entrar em contato com a agência mais próxima. Após o mês de março, as pessoas que atenderem aos demais critérios do Bolsa Estiagem terão o benefício disponibilizado automaticamente, o que ocorrerá conforme calendário do Bolsa Família. Segundo a prefeita Teresa Murad, para receber o benefício o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), estar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda de até dois salários mínimos e não ter aderido ao Programa Garantia-Safra.
Seduc capacita mais de 300 gestores e supervisores
Mais de 300 diretores adjuntos e supervisores escolares da rede estadual de ensino de São Luís participaram de capacitação, nesta quinta-feira (13), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas à implantação das diretrizes curriculares. Realizada na Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês), a ação faz parte Programa Mais Ensino, resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A formação será realizada até esta sexta-feira (14). A implantação das Diretrizes Curriculares nas 1.223 escolas da rede estadual de ensino tem como principal objetivo nortear o trabalho pedagógico, estabelecendo padrões de aprendizagem e de ensino a serem alcançados por todas as instituições de ensino da rede estadual.
Publicado em: Governo