Salvo pela súmula 444 do STF – Súmula 444: “É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base”, que deixou engessado o juiz Osmar Gomes de condenar o assassino em série Jhonathan de Sousa Silva com a pena máxima, que é de 30 anos.
O certo é que Jhonathan,, assassino confesso do jornalista Décio Sá, foi condenado a 25 anos de prisão, porém o resto de sua pena 23 anos e três meses devido ao período que se encontra preso.
Segundo informações de juristas, Jhonathan deve ficar preso em sistema fechado apenas por sete anos e depois retorna as ruas.
O juiz Osmar Gomes disse-me que não é favorável a sumula 444 do STF e que preferiria a fórmula anterior.
O motoqueiro Marcos Bruno Silva de Oliveira, que concedeu fuga ao Jhonathan, foi condenado a 19 anos de prisão, porém restando pagar somente 17 anos e três dias, visto que já pagou parte da pena. Também deve ficar no máximo no sistema fechado por sete anos.
O que mais impressionou na defesa desses assassinos foram seus advogados: Pedro Jarbas e José Berilo, dizerem que vão recorrer da sentença para os dois condenados, que foram julgados culpados pelos sete jurados.
Pedro Jarbas disse que recorrerá pela absolvição do Marcos Bruno e pedirá redução de pena ao Jhonathan.
As contradições dos advogados de defesa foram completamente observadas tanto pelos jurados quanto por todos que estavam ali presentes.
O Pedro Jarbas e José Berilo tentaram justificar todo tempo que não era advogados da quadrilha que ceifou a vida do jornalista Décio Sá, chegando a diversos momentos a citar os nomes dos outros envolvidos.
O José Berilo chegou a dizer: “Uma suposta quadrilha” e depois falar que não defendia criminosos. Mas o julgamento não era da quadrilha e sim do assassino confesso e do motoqueiro que lhe deu fuga. A insistência ficou latente… Depois tentou desqualificar o sistema de segurança e o sistema prisional, cuja fala para sensibilizar os jurados foi: “Caso o Marcos Bruno pague sua pena em Pedrinhas terá sua cabeça cortada”.
Pedro Jarbas, por sua vez, disse que o Jhonathan merece a pena mínima por ter condições de ressocialização… Então, um assassino em série tem condições que voltar a sociedade? Que se tenha coerência!!!
Sobre o não pagamento dos honorários, Pedro Jarbas disse: “Alguém pergunta quanto ganhou um engenheiro, um médico, um arquiteto por seus trabalhos?”. Mas é preciso que o advogado Pedro Jarbas saiba que nenhum desses profissionais disse trabalhar de graça para um assassino confesso!!!
O juiz Osmar Gomes chegou a questionar esse fato ao advogado Pedro Jarbas… Simplesmente mudou o discurso.
Publicado em: Governo
…..
…..
…..
….
A situação de Luís Fernando é muito difícil, pois não é apenas a rejeição de Roseana que precisa evitar. Ele nada pode falar sobre a pobreza, indicadores sociais, analfabetismo, escolaridade média, sobre exame do Pisa, IDH, renda per capita, nada. E se perguntarem sobre a violência, sobre a criminalidade, sobre o crime nas penitenciarias, Luís Fernando é capaz de sair correndo. Só fala sobre asfalto, aliás, feitos sem fiscalização, sem técnica de engenharia rodoviária, sem controle de laboratórios. São estradas que, por consequência, não aguentam muito tempo, mesmo sem tráfego mais pesado. É uma operação para dar ao candidato algum tema para falar. O resto não faz parte do show do candidato. Parece que ele concorre ao cargo de Secretário de Infraestrutura em novos governos e não ao de governador.
Naturalmente, Luís Fernando tem razão de tentar fugir desses assuntos. Pois, como prefeito de São José de Ribamar, deixou um município com indicadores sociais deploráveis, com a educação muito ruim, com IDHM entre os piores. Já comparei aqui esses indicadores com o município vizinho de Paço do Lumiar, que recebe do Fundo de Participação metade do valor disponível para Ribamar. Agora reparem que, na época em que Luís Fernando foi prefeito, Paço do Lumiar nem prefeito tinha na maior parte do tempo.
Mas será que a população vai acreditar que realmente ele não tem nada a ver com a bagunça que é o atual governo do Maranhão? Como imaginar isso, se foi o homem forte da gestão Roseana Sarney? Sim, pois foi o chefe da Casa Civil, que controla toda a ação do governo, e depois se tornou o poderosíssimo Secretário de Infraestrutura, onde exerce o cargo com poder ilimitado.
ESSE ADVOGADO DE BANDIDO , PEDRETE JARBETE MOSTROU-SE DESEQUILIBRADO DURANTE TODO TENPO EM QUE DEFENDIA SUA FRACA TESE DE DEFESA. DEFENESTRAVA A TODO MOMENTO OS DELEGADOS DO CASO DECIO SÁ,NUMA VERDADEIRA AFRANTA AO NOSSO SOSTEMA DE SEGURANÇA E A NOSSA POLÍCIA MILITAR,NEM PARECENDO QUE A BEM POUCO TEMPO TEVE SUA CARA METADE CONDENADA A 12 ANOS DE CADEIA,POR FRAUDE MILIONÁRIA AO INNS DO MARANHÃO.
SERIA BOM QUE NOSSO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA PROCEDESSE INVESTIGAÇÃO EM CIMA DE MUITOS ADVOGADOS PICARETAS COMO ESSE JARBETE INFELIZ.
Sr Hostílio Caio, por acaso revela quanto ganha pra puxar o saco do grupo político dominante? Me compre um bode?
RESP. SR CÉLIO, POR ACASO REVELA QUANTO GANHA UM CHUPADOR DE CULHÃO DOS POLITIQUEIROS SAFADOS E CANALHAS? ME COMPRE UMA GALINHA GOGUENTA!!!