Governo do Maranhão recebe equipamento para o “Programa Crack é Possível Vencer”
Como parte das ações do Programa Crack é Possível Vencer, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) recebeu, na sexta-feira (25), um ônibus com sistema de videomonitoramento que funcionará como base-móvel para auxiliar no combate ao crack na Região Metropolitana de São Luís. A entrega oficial foi feita no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, onde estiveram presentes, o representante do Ministro da Justiça (MJ), Wesley Costa; o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; o secretário-adjunto de Modernização e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; o comandante geral e o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronéis Aldimar Zanoni Porto e João Nepomuceno, respectivamente. O Programa Crack é Possível Vencer está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social, em parceria com os governos estaduais e prefeituras. “A Polícia Militar aderiu no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Estamos trabalhando a capacitação dos nossos policiais, a com a chegada destes novos mecanismos, vamos poder atuar mais forte na apreensão de entorpecentes, retirando traficantes de circulação, e, além disso, orientar estes jovens e adultos a se livrarem do vício”, disse o coronel Zanoni. Além do ônibus, a Polícia Militar receberá, ainda, no próximo mês, duas viaturas tipo Fiesta Sedam e duas motocicletas. O objetivo é utilizar estes novos equipamentos e aparatos de segurança no combate ao avanço do tráfico em São Luís e desenvolver políticas públicas eficazes para diminuir os índices de criminalidade, aplicando iniciativas preventivas que possam resultar na conscientização de centenas de adolescentes, jovens e adultos, minimizando os fatores de risco para o uso de drogas.
NOTA – SEJAP (sobre fuga de presos)
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o detento Miciel Roque dos Santos tentou fugir e foi recapturado próximo à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Pedreiras, nesta sexta-feira (24). A polícia procura o preso Manoel Gomes da Silva, o “Ligeirinho”, que ainda está foragido. A Sejap informa também que, durante vistoria, agentes penitenciários e monitores descobriram um túnel na cela 12 do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz, impedindo a fuga de outros detentos. Os presos que estavam na cela foram levados para outro espaço na mesma unidade.
Anac confirma homologação do Aeroporto de Barreirinhas
A agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou nesta sexta-feira(24) a homologação da pista do aeroporto de Barreirinhas, a 252 km de São Luís. Com a medida, que será publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (27), o aeroporto de Barreirinhas poderá receber voos regulares. Para garantir a homologação, o Ministério do Turismo investiu R$ 3,2 milhões na construção da estação de passageiros do aeroporto. “A homologação do aeroporto de Barreirinhas, sem dúvida, vai alavancar o turismo em toda a Região dos Lençóis Maranhenses”, disse o ministro Gastão Vieira. A cidade está incluída, na relação do Mtur, como um dos 60 destinos a serem divulgados para a Copa do Mundo deste ano aqui no Brasil.
Prefeitura anuncia implantação de videomonitoramento em feiras e mercados
A Prefeitura de São Luís iniciou a instalação de unidades de videomonitoramento nos primeiros mercados da rede pública da capital. O sistema já foi implantando nos mercados Central (Centro) da Cohab II (Cohab) pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O objetivo da ação é garantir a integridade de feirantes e consumidores. Os primeiros levantamentos da Semapa, responsável pela concepção e implantação dos sistemas, apontam para a redução significativa dos casos de furtos, assaltos e vandalismo contra o patrimônio. Até o final do semestre, dois novos mercados contarão com vigilância através de câmeras de vídeo. A garantia de melhorias nas feiras e mercados da cidade está prevista no pacote de ações do Programa Avança São Luís, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Nosso projeto é de disponibilizar sistemas semelhantes em toda rede pública de feiras e mercados. Depois de beneficiar os feirantes e a comunidade com a ampliação do horário de comercialização para até as 18 horas, o próximo passo do programa da Semapa é readequar o sistema de vídeo da Feira da Praia Grande, que foi montado, mas nunca funcionou e implantar o sistema de videomonitoramento do mercado da Liberdade”, disse Marcelo Coelho, secretário da Semapa, que se mostrou otimista com os resultados obtidos pela instalação de unidades de videomonitoramento nos mercados e Central e Cohab II. A instalação de sistemas de vigilância por videomonitoramento tem contribuído para manutenção do clima de tranquilidade nos mercados e feiras. Antes dessa iniciativa, eram frequentes as queixas de furtos e assaltos entre feirantes e consumidores. No Mercado Central, por exemplo, com o sistema funcionando 24 horas, a administração antecipa as ações e colabora com a Polícia Militar (PM) no fornecimento de provas gravadas para as delegacias.
Publicado em: Governo