NOTA – SEJAP
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que um princípio de tumulto foi registrado, no início da noite desta quinta-feira (23), no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Ninguém ficou ferido e, no momento, a situação é de tranquilidade no local. A motivação foi a revista de rotina feita na unidade com apoio da Polícia Militar (PMMA), na qual foram apreendidas facas artesanais. Em reação, os presos chegaram a queimar dois colchões. A situação foi imediatamente controlada.
Obras de construção do Presídio de Segurança Máxima em São Luís são retomadas
As obras do Presídio de Segurança Máxima em São Luís serão retomadas. Esse foi o resultado de audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (23) entre o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, e moradores da comunidade Maruaí, em Pedrinhas. Sebastião Uchôa explicou que essa visão negativa quanto à construção do presídio para as proximidades da comunidade precisa ser quebrada. “Sabemos do medo e do preconceito que as pessoas possuem com relação a ter um presídio próximo de suas casas, mas não será apenas a chegada do presídio, será também a possibilidade de trazer mais investimentos para a comunidade, principalmente no quesito segurança”, frisou. Ele destacou que alguns moradores já estão trabalhando na construção da unidade e a ideia é que mesmo ao final das obras, pessoas da comunidade possam fazer parte do quadro de funcionários terceirizados da unidade. Após a audiência os moradores permitiram a desobstrução da via e os caminhões com os monoblocos de concreto, utilizados na construção do presídio, oriundos do Rio Grande do Sul, puderam seguir para a área da construção da unidade.
Novos profissionais da Polícia Civil são nomeados para Delegacias Regionais do Maranhão
A Delegacia Geral de Polícia Civil deu início, nesta quinta-feira (23), ao processo de distribuição dos 315 profissionais nomeados pelo Governo do Estado, para os municípios do Maranhão. O quantitativo total foi dividido de modo a garantir que, com a conclusão do concurso público, as atividades de Polícia Judiciária possam atender à população de todas as cidades maranhenses. A reunião ocorreu, durante todo o dia, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde os assessores técnicos da Polícia Civil apresentaram aos aprovados as regionais e o número de vagas disponíveis em cada cidade. As Superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Estadual de Investigações Criminais (Seic), Corregedoria Geral, Superintendência de Crimes Funcionais (Scrif) e Núcleo de Inteligência estão recebendo o incremento de 101 investigadores, sendo que 51 foram nomeados do último concurso e 50 serão deslocados do interior para a capital. Já a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) terá, a partir do próximo mês, 151 novos investigadores, os quais foram distribuídos em 16 delegacias regionais. Além dos investigadores, os nomeados para os cargos de Auxiliar de Perícia Médico Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal também puderam optar pelos locais de lotação.
Polinter prende assaltante de coletivo
A Polícia Interestadual (Polinter) prendeu, nesta quinta-feira (23), Raimundo Francisco Cantanhede, conhecido como “Del”, de 28 anos, em decorrência de um mandado de sentença condenatória da 6ª Vara Criminal de São Luís. Segundo a polícia, ele é suspeito de participar de um roubo a um coletivo em 2006. A prisão se deu após informações repassadas pelo Disque-Denúncia (3223-5800), quando os policiais identificaram o paradeiro de Raimundo Francisco na região Central de São Luis. Ações policiais, nesta quinta-feira, culminaram com a prisão do foragido que se encontrava nas imediações da Praça Deodoro. Ele foi conduzido à sede da Polinter, no Centro. Com base nos levantamentos feitos pela polícia, Raimundo responde a um mandado de sentença condenatória expedido em março do ano passado. O crime corresponde a um assalto à mão armada a um coletivo da região do São Francisco.
Assim fica difícil!!! Juíza manda soltar envolvidos em incêndios a ônibus…
A juíza auxiliar da 1ª Vara Criminal determinou nesta quinta-feira (23) a soltura dos criminosos Sansão dos Santos Salles e Julian Jeferson Sousa da Silva, acusados de participação nos ataques a ônibus que resultaram na morte da menina Ana Clara Souza. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Geraldo Castro, no programa Abrindo o verbo, da Mirante AM. Os dois bandidos foram presos logo depois dos atentados, após investigação da polícia que resultou na prisão de outros 14 marginais apontados como coautores dos crimes. Além dos ataques a ônibus e da morte da menina Ana Clara, o bando é acusado também de atirar contra delegacias de polícia na capital maranhense. Mas a juíza entendeu não haver razão para que eles fiquem presos…
Publicado em: Governo