Informativo

Publicado em   20/jan/2014
por  Caio Hostilio

A verdade sobre a movimentação turística

turismoÉ preciso esclarecer alguns pontos. Em primeiro lugar, a estatística da Infraero contabiliza embarque+desembarque/pousos+decolagens. Dessa forma, um mesmo passageiro é contado duas vezes, assim como a aeronave. Sendo assim a redução no número de passageiros foi, na verdade de 125 mil, não 250 mil como foi divulgado. Na mesma tabela da Infraero é possível ver na coluna aeronaves que a redução foi provocada pelo encolhimento da malha aérea de São Luís. O número de aviões pousando ou decolando da capital maranhense era 30.317 em 2012 e caiu para 28.063 (mais uma vez é preciso dividir por dois para ter o número real). Ou seja, as empresas decidiram fechar 1.127 voos domésticos de São Luís. Apurei junto à ANAC a história. A seguir a resposta: “foi uma decisão das companhias em diminuir os voos para São Luis. Quando essa solicitação (exclusão de voo) é feita à ANAC, as companhias aéreas não precisam informar o motivo, tendo em vista que elas são livres para definir a malha aérea”. Muito fácil ou simplório culpar A ou B, enquanto o problema é muito maior. Se as empresas decidiram fechar voos para a capital maranhense, é porque eles não estavam sendo rentáveis. Por trás disso existe a questão tributária, a infraestrutura local, a falta de promoção dos nossos destinos e até os preços exorbitantes que espantam os turistas. Fato é, o Ministério do Turismo, de Gastão Vieira, destinou mais de R$ 66,3 milhões para o Maranhão e por isso foi até acusado pela mídia nacional de ter advogado em causa própria.

Sema disponibiliza inscrição no Cadastro Ambiental Rural via internet

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e demais órgãos ambientais estaduais vão disponibilizar um programa de cadastramento na rede mundial de computadores (internet) por meio do qual será possível fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), consultas e acompanhar a situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. No momento só é possível conhecer o CAR e preencher o formulário. O envio do formulário/inscrição no CAR pela internet só poderá ser realizado quando o Sistema Nacional do CAR (SICAR) estiver on line, o que deverá ocorrer após a assinatura da Instrução Normativa pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ainda sem data definida. O prazo para inscrição no CAR, que é de um ano, renovável por mais um ano, só passará a contar após o lançamento nacional do SICAR. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Mais detalhes sobre o CAR estão disponíveis no vídeo www.youtube.com Criado em 2012, o CAR serve como base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Operação da Polícia Civil prende homem que fornecia armas para facção criminosa em São Luis

Um trabalho de investigação coordenado pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o apoio das Superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e do Interior (SPCI) culminou com a identificação do principal fornecedor de armas para uma facção criminosa que agia na Região Metropolitana. Na ação foi detido Marcos Antônio Viana de Jesus, de 29 anos, conhecido como “Marcola”. Na ocasião, um adolescente também foi apreendido. Marcola foi preso em sua própria residência, na Rua 1, casa 17, no Residencial Alberto Franco, área da Cidade Operária, em São Luís. No local foram apreendidos dois revólveres, sendo calibre 38 e uma pistola 380. Após uma revista da casa de Marcos Antônio, os policiais seguiram em direção à residência do adolescente, localizada no mesmo residencial. No interior do imóvel foram encontrados um fuzil 762, um revólver 38 e ainda 15 trouxinhas de crack. Marcos Antônio e o adolescente foram encaminhados à sede da Seic, no Bairro de Fátima. Marcola foi autuado em flagrante delito por porte de arma e encaminhado ao Centro de Triagem em Pedrinhas. Ele esteve preso entre fevereiro e outubro do ano passado pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente foi encaminhado ao Centro da Juventude Canaã. Ele já tinha registro de outros atos infracionais por tráfico de drogas e roubo. Os procedimentos foram lavrados pelo delegado Leonardo Diniz.

Agricultores ribamarenses são beneficiados com sementes selecionadas

DSC_1952Agricultores do polo agrícola de São Braz e Macaco, localizado no município de São José de Ribamar, foram beneficiados, através de uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e o Governo do Estado, com sementes selecionadas de milho. A iniciativa é uma das ações da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) que visam continuar incentivando a agricultura familiar na cidade e, desta forma, gerar mais oportunidades de renda aos trabalhadores do setor. “A Prefeitura incentiva os pescadores, agricultores e criadores e, além disso, adquire, através do Compra Local, parte das suas produções. Esta cadeira produtiva vem se mostrando extremamente eficiente e fomentadora da atividade na cidade”, avaliou o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José de Ribamar, Cabo Antônio. A entrega de sementes selecionadas também beneficiará, ao longo desta semana, agricultores dos demais polos agrícolas do município. Por meio da parceria entre Estado e Município, mais de três toneladas do produto serão distribuídas nos próximos dias. No ano passado, é importante destacar, o município de São José de Ribamar voltou a ser destaque nacional no que diz respeito à execução de políticas públicas direcionadas para agricultura familiar. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da reportagem “ PAA: Ministério repassa R$ 6,8 milhões diretamente a agricultores familiares”, a cidade maranhense foi  a quarta do Brasil que mais aplicou recursos oriundos do novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos no período compreendido entre os meses de setembro a novembro deste ano.

Convite do PDT

-Convite

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Informativo

  1. o caveira disse:

    Esse que usa camisa da pena intimidou o próprio secretario de segurança imagine um cidadão desarmado a que ponto chegou a segurança publica se fosse o carcará ele não tava mais vivo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos