Três dos cinco últimos secretários de Administração Penitenciária do MA são de oposição aos Sarneys

Publicado em   06/jan/2014
por  Caio Hostilio

Levantamento foi feito após constatação que caos no Sistema Prisional começou a ser usado politicamente em prol das eleições de 2014.

OBS: ESSA MATÉRIA ABAIXO SÓ VEM CONFIRMAR O QUE DISSE NAS MATÉRIAS: “De quem é a culpa pelo descaso em Pedrinhas?“, PUBLICADA EM 04/01/2014, E No jogo pelo “PODER” vale tudo…”, PUBLICADO EM 05/01/2014.

Por Atual7

Eleições 2014. Diante do caos instalado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, grupos de oposição a governadora Roseana Sarney (PMDB), ligados diretamente ao comunista Flávio Dino – que comanda e também participa da iniciativa, vêm diariamente se aproveitando da situação, de forma criminosa, para ganhar vantagem política, devido a proximidade da eleição ao governo estadual, em outubro próximo.

Neste sentido, desde que voltou a explodir a crise no setor, a primeira tomada foi apontar a peemedebista e seu secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, como únicos e exclusivos culpados pelas fugas e rebeliões nos presídios do Estado. Levantamento feito pelo jornalista Zeca Soares e pelo Atual7 mostra, porém, que a situação já era vivida na época em que a atual oposição era situação, quando os ex-governadores José Reinaldo Tavares, o ‘Zé’ (PSB), e Jackson Lago (PDT) é quem sentavam na cadeira mais alta do Executivo Estadual.

raimundo-cutrim-flavio-dinoSegundo o levantamento, das cinco últimas pessoas a assumirem o comando do Sistema Prisional do Maranhão, três são de oposição ao grupo Sarney, e também não conseguiram controlar ou acabar com as facções criminosas, nem mesmo evitar fugas e rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Além de Sebastião Uchôa, atual secretário, passaram pela Sejap/MA nomes como o do neo-comunista Raimundo Cutrim – que comandou o sistema por quase dez anos (1997/2006); o advogado Sálvio Dino de Castro e Costa Júnior (2006-2007), irmão do presidente da Embratur, Flávio Dino; e Eurídice Vidigal (2007-2008), esposa do ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Edson Vidigal.

Sergio Victor Tamer, que sentou na cadeira antes de Uchôa, entrou em 2008, permanecendo no cargo até fevereiro do ano passado, após indícios de envolvimento num forte esquema de corrupção carcerária.

Quando comandou a Administração Penitenciária, a marca deixada por Cutrim foi a vergonha nacional enfrentada pelo Maranhão, que via os primeiros banhos de sangue e as primeiras cabeças sendo separadas dos corpos dos detentos de Pedrinhas. Por permitir a entrada de PMs para exterminar os rebelados, o ex-secretário ganhou fama e prestígio junto à caserna, o que o levou a candidatar-se a deputado estadual; e eleito. Antes de se tornar parlamentar, o agora deputado do PCdoB ainda exerceu a Secretaria de Segurança Pública, período em que o PCM (Primeiro Comando do Maranhão) se instalou no Estado.

euridice-vidigalNa época de Dino, o irmão do presidente da Embratur, várias discussões em torno dos problemas do sistema penitenciário do Maranhão foram realizadas em Brasília. A principal busca era – como ainda é hoje – por soluções para a superlotação. A custódia de presos em delegacias de polícia [algo que é comum a todas as unidades da Federação] e a precariedade das instalações físicas dos presídios também dominavam o sistema que o irmão do pré-candidato oposicionista não conseguiu resolver.

A situação, pior que a atual por causa da ‘herança maldita’ deixada por Cutrim, dificultava até mesmo a negociação para a transferência de presos de alta periculosidade para as penitenciárias federais que ainda seriam inauguradas, no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Já quando Eurídice é quem comandava a Segurança e prometeu a implantação de ‘delegacias comunitárias’ na capital e em outros municípios, a única novidade no setor foi a mudança do nome da Pasta e de que ela foi assaltada.

Quando a esposa de Edson Vidigal esteve à frente da Secretaria de Segurança Cidadã – o nome dado por ela à Administração Penitenciária na época, o então delegado-geral da Polícia Civil, Jefferson Portela, chegou a ser exonerado por Jackson Lago após criticar a contratação de serviços de consultorias privadas, sem licitação, pela gestão da esposa do ex-ministro, que deixou o cargo jurídico para servir de candidato laranja de Lago, nas eleições de 2006.

Como Tamer, Eurídice Vidigal também foi substituída após suspeita de envolvimento em corrupção.

  Publicado em: Governo

6 comentários para Três dos cinco últimos secretários de Administração Penitenciária do MA são de oposição aos Sarneys

  1. Germano Correa disse:

    ….

    RESP. POLITIQUICES CANALHAS AQUI NÃO!!!

  2. jamile sá disse:

    Ok. A culpa é de todo mundo, menos de Roseana e de seu (in)competente secretário de segurança.

    RESP. A CULPA É DE TODOS NÓS, QUE ACEITAMOS LEIS CADUCAS E A IMPUNIDADE!!!

  3. HERON DAMASCENO disse:

    O BICHO TÁ PEGANDO NA CIDADE,ESTAR TODA POPULAÇÃO ASSUSTADA E COM MEDO DE IR AS RUAS,NOTAMOS QUE O ESTADO TÁ PERDENDO FORÇA PARA ESTES BANDIDOS,E VOCÊ EM VEZ DE POSTAR UM COMENTÁRIO MAIS PROFUNDO SOBRE ESTA ONDA DE VIOLÊNCIA QUE ASSUSTA O MARANHENSE,O ILUSTRE AMIGO SÓ APRESENTA ESTA FOTO COMO SE FOSSE A SOLUÇÃO DO PROBLEMA,VAMOS DAR UM POUQUINHO DE DESTAQUE A ESTE ASSUNTO E DEIXAR UM POUQUINHO FLAVIO DINO,EDIVALDO,PREFEITURA PARA SEGUNDO ASSUNTO .

    Resp. LEDO ENGANO SEU, CARA PÁLIDA!!! AQUI SÃO POSTADAS AS OPINIÕES E OS QUESTIONAMENTOS E CRÍTICAS QUE DEVEM SER FEITAS… NÃO ACEITO É POLITIQUEIROS SAFADOS E CANALHAS QUERER TIRAR PROVEITO DE UMA SITUAÇÃO NÃO TRISTE…

  4. Armando Pinto disse:

    Na análise doente do blogueiro, os responsáveis por esta situação caótica fazem parte da “oposição”. Isto sim é Politiquice canalha.

    Resp. Esse teu comentário doente e idiota quer fazer crer que esses secretários fizeram um bom trabalho e que deixaram o sistema uma maravilha… Vai catar coquinho lá na baixa da égua!!!

  5. gama disse:

    Realmente a culpa é de todo mundo.
    Logo, precisamos mudar.
    Mudar o pensamento, mudar a política, mudar os representantes, mudar a sociedade, dentre muitas outras coisas…
    E parar de politiquice baixa e ficar gritando: “a culpa não é minha”.

    Resp. E VOCÊ ACREDITA EM MUDANÇAS DOS SERES HUMANOS? DESDE QUE ESSA ESPÉCIE PASSOU A DOMINAR A TERRA VIU-SE FOI MUITA HIPOCRISIA, MENTIRA, FALSIDADE, CANALHICE, CORRUPÇÃO ETC…

  6. SERGIO disse:

    EM PRIMEIRO LUGAR:
    ESTRANHO NÃO HAVER PROVAS CONTRA O SENHOR SERGIO TAMER VISTO QUE SUAS CONTAS FORAM APROVADAS NO TCE!

    EM SEGUNDO LUGAR:
    EM SUA GESTÃO HOUVE QUATRO MORTES APENAS E O SISTEMA CONTROLADO!

    EM TERCEIRO LUGAR:
    QUEM PEDIU A CABEÇA DO SECRETÁRIO FOI ALUÍSIO QUE O BOICOTAVA E A IGREJA CATÓLICA QUE QUERIA O DINHEIRO DA PENITENCIÁRIA PARA AS APAC’S!

    SE PUDER, PUBLIQUE ESSE POST PARA A DEVIDA VERDADE DOS FATOS!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos