Governo constrói unidade prisional, complexo de Polícia Militar e nova sede de Delegacia em Coroatá

Publicado em   04/jan/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1 DOMINGO Sejap - nova unidade prisionalAs obras de construção da Unidade Prisional de Coroatá foram iniciadas. A nova cadeia pública, com capacidade para comportar 225 detentos, é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e de Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de Coroatá. Além do espaço, a população daquela região ganhará um Complexo da Polícia Militar e uma nova sede da Delegacia de Polícia Civil.

Foto 2 DOMINGO Sejap - nova unidade prisionalA unidade prisional terá 26 celas na ala carcerária, com capacidade para até oito detentos cada uma; seis celas disciplinares de duas vagas; uma cela para portador de necessidades especiais (PNE); e mais duas celas com duas vagas, cada, no setor de triagem, totalizando 225 vagas.

Já chegaram ao município os pré-moldados que compõem a unidade prisional pré-fabricada. O material é fabricado no Rio Grande do Sul e é capaz de suportar impactos de grandes explosões.

Segundo informou o engenheiro responsável pela obra, Nilton Castor, cada unidade pré-fabricada tem a capacidade de suportar impactos de até 80 megapascal (MPA), que suporta altas explosões. O prazo previsto para entrega da obra é de 120 dias.

Mais segurança

Já pela parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está sendo construído um novo Complexo da Polícia Militar que vai atender à população daquela região. O prédio terá os mesmos padrões arquitetônicos adotados nas Unidades de Segurança Comunitária (USC).

As instalações da nova unidade policial serão erguidas em uma área total de 17.000 m², sendo 477 m² de área construída. Os serviços de pavimentação e urbanização do local já estão em andamento. A obra ficará pronta no prazo máximo de 100 dias, após a assinatura da ata de adesão. A SSP ainda estuda a construção de um Centro de Formação de Soldados no município.

O novo complexo da PM contará com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro para a realização de cursos profissionalizantes aos jovens e adolescentes da região.

Ainda de acordo com a SSP, a Delegacia de Polícia Civil também ganhará um novo prédio. As antigas dependências passarão por obras de reforma.

Outra parceria feita com a Secretaria de Segurança visa à qualificação dos guardas municipais para atuarem de forma conjunta com os policiais militares. Convênios operacionais desse tipo já foram celebrados com a Prefeitura de Lago da Pedra, no qual os guardas municipais saem em dupla com os militares.

Para o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, é uma forma de duplicar as ações dos profissionais de segurança no combate ao crime. Além do treinamento, a SSP disponibilizará para a cidade equipamentos de uso não letal.

  Publicado em: Governo

8 comentários para Governo constrói unidade prisional, complexo de Polícia Militar e nova sede de Delegacia em Coroatá

  1. Antonio Lima disse:

    È difícil esconder a realidade não é Caio.

  2. Alexandre Gama disse:

    ….

  3. Sérgio Veras disse:

    Está provado que este sistema de segurança do Estado está falido e acabado. O que está faltando para haver mudanças nesta equipe? O Governo Federal precisa intervir imediatamente no estado do Maranhão, só assim voltará a reinar a PAZ e a SEGURANÇA em nossa terra.

  4. Marco Senna disse:

    Exma. Sra. Governadora do Estado do Maranhão,
    O povo cansou desta ausência de comando e de insegurança que perdura em todo o Estado, ou V. Exa. exonerá imediatamente o atual Secretario de segurança e coloca um homem de personalidade no comando (12 horas), ou não terá a mínima chance de eleger o seu sucessor, seja ele quem for. Digo isso como simpatizante e eleitor do grupo, que não simpatiza com Flávio Dino, mas que não agüenta mais tamanha omissão e negligência!
    Digo mais, V. Exa., corre o risco de não só findar e enterrar a história política do “grupo Sarney” e o legado do seu Pai (derrotar o vitorinismo e implantar as bases de um Maranhão urbano), como também de sofrer protestos populares pela sua “expulsão do Palácio dos Leões”.
    Movimento do qual infelizmente, pela condição de eleitor freqüente, terei de participar, inclusive de já convocando o povo para o ato de protesto pacifico domingo às 10:00 em frente ao Palácio dos Leões, todo mundo usando roupas pretas em sinal de protesto/luto/insatisfação pelo “falecimento” da segurança publica no MA.
    A oposição ganhará mais um voto de protesto!
    Escolha!!!!!
    Sds.,
    Cidadão Maranhense.

  5. Heleno Pereira disse:

    ….

    Resp. sem papo de miquinho amestrado!!!

  6. Júlio César Lemos disse:

    ….

    Resp. Babaquices neca!!!

  7. Luciano Fonseca disse:

    E ainda tem político dizendo que “a violência dos presídios não passou para as ruas”. Sério? e o que é isso então? Até quando essa “guerra bilateral” vai perdurar? Sabe qual a real situação? De um lado os encarcerados, com todo seu sistema próprio e fortemente “protegido”; do outro, um governo indiferente, que se prende a desculpas esfarrapadas e uma polícia ineficiente. Sabe quem está no meio de tudo isso? NÓS!!!

  8. Mariana disse:

    …..

    Resp. Sem papo de franga doida!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos