Esse papo de que existe projeto ou não existe é coisa de Maria Chiquinha… Se tiver projeto ou não, isso não interessa, mas o certo é que se dê uma destinação ao que foi iniciado, principalmente sobre o Carro já existente que está se deteriorando… Não se esqueça que aquele veículo foi adquirido com o dinheiro do contribuinte, longo merece respeito pelos agentes públicos.
Sugeri aqui que fosse feita uma parceria com a CFN, cujo objetivo era aproveitar a ferrovia e, assim, transportar com qualidade as pessoas dos municípios próximo que trabalham em São Luís. Com certeza desafogaria a BR 135.
Agora, recebo outra sugestão, via email, que é viável, caso o poder público tenha respeito com a coisa pública.
PASSO A PASSO PARA REATIVAÇÃO DO VLT e AMPLIAÇÃO DO SISTEMA
1- A Câmara Municipal aprova uma Lei instituindo o Sistema de Transporte Ferroviario Urbano de Passageiros
2- O Prefeito exara Decreto de regulamentação dessa Lei
3- A SMTT define a operação do Sistema de Transporte que poderá ser feita diretamente pelo município ou através de delegação (Autorização Precária/Permissão ou Concessão ) à empresa privada
4- A SMTT contrata empresa de Consultoria na área de transporte para viabilizar o processo de delegação dos serviços; projeto básico de melhoramento da Via Permanente , projetos básicos dos terminais de passageiros , etc
5- O Prefeito Inicia tratativas com a EPL (empresa de Planejamento e Logistica) dirigida pelo Sr. Bernardo Figueiredo (ex -Diretor Geral da ANTT- Agencia Nacional de Transporte Terrestre) para que a mesma se manifeste favorável ao projeto;
6- O Prefeito Inicia tratativas com a TRANSNORDESTINA para que a empresa que detêm a delegação se manifeste favoravelmente pelo uso compartilhado da Via Permanente , em bitola métrica, para transporte de passageiros . O valor anual do aluguel é em torno de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Importante nessa etapa conversar com o diretor de Operação da Transnordestina, o maranhense Marcelo Barreto)
7- Iniciar tratativas para compra de novos vagões tipo VLT fabricado pela Empresa BOM SINAL, que fica localizada em Juazeiro do Norte /CE, na região do Cariri.
8- Iniciar contratação de melhorias da Via Permanente no trecho Estiva/ Estreito dos Mosquitos até o Tirirical , bem como recuperação das antigas estações de mandubé e Piçarra. A Estação de Araraganga precisará ser reconstruída
9- Iniciar tratativas para aquisição do sistema de gestão do sistema e monitoramento do Transporte (softwares, sistema de controle, etc)
10- Iniciar a operação do Sistema de Transporte Ferroviario no trecho Estiva/Tirirical, atendendo quase 400 passageiros/h .
11- SEMOSP inicia a ampliação de outras vias na cidade.
Publicado em: Governo
Queremos o VLT rodando nas ruas de São Luis. Afinal o nosso dinheiro já foi gasto e não pretendemos perde-lo. A ideia de Castelo não pode ficar esquecida como ficou o Castelão. A continuidade tem que ser feita e já.