A Maternidade Municipal de São José de Ribamar recebeu mais um importante reconhecimento, desta vez na área da sustentabilidade. Trata-se da certificação internacional, concedida pela Global Reporting Initiative (GRI), apontando a unidade pública e especializada de saúde como a primeira do Norte/Nordeste a elaborar e apresentar o seu relatório de sustentabilidade (período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2012), documento que contém informações sobre os desempenhos econômico, ambiental e social; além das iniciativas, formas de gestão e resultados alcançados pela Maternidade e Hospital Municipal.
A informação sobre a certificação foi anunciada nesta quinta-feira (05) durante solenidade de comemoração dos dois anos de funcionamento da Maternidade, construída, equipada e mantida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).
A cerimônia aconteceu na própria unidade de saúde e contou com as presenças de Gil Cutrim; do vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); do ex-prefeito e atual secretário estadual Luis Fernando Silva (Infraestrutura); funcionários do setor da Saúde; lideranças comunitárias e políticas; e representantes dos mais variados segmentos da sociedade ribamarense.
A construção da Maternidade Municipal foi iniciada na gestão Luis Fernando e concluída por Gil Cutrim. A unidade especializada de saúde, a primeira de São José de Ribamar, já realizou, nestes dois anos de funcionamento, mais de 4.500 partos, alguns deles de pacientes de outros municípios, como Paço do Lumiar, Primeira Cruz e Icatu, que se deslocam até São José de Ribamar, à procura de atendimento. A Maternidade com uma equipe médica formada por cerca de 300 profissionais (médicos obstetras, médicos pediatras, anestesistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, dentre outros); equipamentos de alta tecnologia; 40 leitos; 10 enfermarias; dois postos de enfermagem; além de várias outras dependências médicas e administrativas, sendo todas climatizadas, e dispõe, ainda, de ambulâncias. No mês passado, a Maternidade Municipal foi a primeira do Maranhão a receber uma Unidade Interligada de Emissão de Registro Civil de Nascimento, que está operando a contento. Além disso, a unidade, juntamente com o Hospital Municipal, receberam o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, honraria concedida em setembro durante o seminário “Hospitais Saudáveis”, realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
“O padrão de excelência no atendimento que implantamos há dois permanece e será melhorado cada vez mais. Para isso temos uma equipe competente à frente desta grande Maternidade que hoje é modelo para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou Gil Cutrim.
Luis Fernando relembrou que a construção de uma Maternidade Municipal era um sonho antigo das mães ribamarenses e que só se tornou realidade graças ao trabalho de uma administração forte, eficiente e compromissada com o povo. “Iniciei a obra e o prefeito Gil concluiu. Desde 2011, as mães ribamarenses têm o prazer e satisfação de ter os seus filhos no próprio município, recebendo atendimento de qualidade”, disse.
A parturiente Aline Costa, moradora do Panaquatira, fez questão de elogiar o atendimento disponibilizado na unidade de saúde. “Parece que não é público, que não é de graça, agora sim constatei que tudo que falam pelas ruas da cidade é verdade. Fui bem atendida desde o primeiro momento que cheguei. Nós ribamarenses temos muito que comemorar”, comentou.
Publicado em: Governo