Será que os politiqueiros irão culpar o governo do Estado pelo fato de que somente 4 universidades brasileiras estão entre as melhores de países emergentes? Olha que nenhuma universidade da Região Sul, Região Centro Oeste (poxa!!! A UNB ficou de fora), Região Norte e sequer uminha da Região Nordeste, nem mesmo de Pernambuco, estado do último biscoito do pacote, Eduardo Campos… O que vocês têm a dizer sobre isso?
Há quatro universidades brasileiras entre as cem melhores dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de outros 17 países emergentes. Mas nenhuma delas está no topo da lista.
A análise –primeira desse tipo– foi divulgada nesta quarta-feira e feita pelo grupo THE (Times Higher Education), que também é responsável pelo principal ranking internacional de universidades que existe hoje. As quatro brasileiras citadas são a USP, Unicamp, UFRJ e a Unesp.
A USP aparece em 11º lugar na classificação. Antes dela estão instituições da China, da África do Sul, de Taiwan, da Turquia e da Rússia.
“A avaliação mostra que é fundamental ensinar em inglês”, analisa o físico da Unicamp e especialista em ensino superior Leandro Tessler.
Ou seja: as melhores universidades do grupo dão aulas em inglês mesmo que não sejam países de língua inglesa –caso, por exemplo, da China.
As universidades com aulas em inglês acabam saindo na frente, por exemplo, no indicador de internacionalização do ranking, que avalia a quantidade de alunos e de professores estrangeiros.
No Brasil, as aulas são em português e a mobilidade fica limitada. “Todas as ‘top 10’ ensinam em inglês. A primeira da lista que não ensina em inglês oficialmente é a USP”, completa Tessler.
Além da USP, também aparecem na lista as brasileiras Unicamp (em 24º lugar), a UFRJ (60º) e a Unesp (87º). O resto? Deixa pra lá!!!
Mas não fiquem tão preocupados, senhores politiqueiros, haja vista que um país ter uma universidade bem colocada, não significa que o país esteja indo bem em termos de ensino superior.
Por isso, a UEMA desponta entre as universidades brasileiras…
Publicado em: Governo
A desculpa de um incompetente é achar que a sua é igual a dos outros.
Resp. Pois é… Basta ver a desgraceira que é a gestão de da dupla Flavito e Holanda Junior em São Luís e a de Flavito na Embratur…