Notícias

Publicado em   08/nov/2013
por  Caio Hostilio

Prefeitura executa ações de melhoria da iluminação pública de Ribamar

DSC_0911A Prefeitura de São José de Ribamar continua realizando serviços de melhoria e eficientização do sistema de iluminação pública do município. Semanalmente, equipes da Citeluz, empresa licitada e responsável pela execução das ações no setor, realizam a troca de luminárias antigas por modernas (com maior potência), além da colocação nos postes de novas hastes. O trabalho determinado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) objetiva prestar aos ribamarenses um serviço cada vez melhor, deixando ruas e avenidas de bairros da cidade mais iluminadas, o que também contribui para inibir casos de violência, como assaltos, por exemplo. Os serviços de melhoria do sistema de iluminação pública de São José de Ribamar já beneficiaram milhares de ribamarenses, moradores de localidades como Vila Sarney Filho (Avenidas 01 e 02 e Ruas 03 e 07), Sede (Avenida Gonçalves Dias, Travessa Menino de Jesus, Rua Santana), Parque Vitória (Praça do Rodão), Nova Terra (Avenida Terra Livre), Vila Kiola (Praça do bairro), Avenida General Artur Carvalho (Estrada do Miritiua), Maiobinha (Rua João Damázio Pinheiro), Araçagi (Avenida Boa Vista), Vila Operária (Avenida Sobra e Ruas Princesas Margarida e Carolina), Laranjal (Rua Ubatuba), Parque Araçagi (Rua São Paulo), Estrada Nossa Senhora da Vitória, Estrada de Panaquatira, vias da Vila Alonso Costa, dentre várias outras. De acordo com Gil Cutrim, o trabalho de eficientização do sistema de iluminação pública continuará em ritmo acelerado. “Iremos expandir essas ações levando-as para as ruas e avenidas de todos os bairros ribamarenses”, disse o prefeito.

Assinatura de ordem de serviços de urbanização do PAC Rio Anil

_Foto-8O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha assinou nesta quinta-feira a ordem de serviço que dará inicio aos trabalhos de urbanização das áreas beneficiadas pelo projeto PAC Rio Anil. A primeira etapa acontecerá no Residencial PAC – Monte Castelo, e vai beneficiar 224 famílias. Participaram do ato o coordenador do PAC Rio Anil, Márcio Machado, técnicos da empresa encarregada da execução das obras, lideranças locais e moradores do residencial.  Hildo Rocha disse que graças ao empenho da equipe de governo as ações previstas para o PAC Rio Anil estão se consolidando. “Nós temos metas a cumprir, estabelecidas pela governadora Roseana Sarney. Este ato é um mais um passo significativo. Graças ao empenho dos técnicos, engenheiros e demais profissionais da Secid, estamos avançando”, declarou.  “Os moradores do residencial Monte Castelo serão beneficiados com pavimentação, ampliação da quadra, construção de uma guarita e arborização”, afirmou Hildo Rocha. O PAC Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 6.000 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha.  Já foram entregues 520 unidades beneficiando famílias que foram removidas das palafitas e hoje moram em casas dignas.

Tablets Educacionais são objetos de capacitação realizada no CE Gonçalves Dias

Foto 3 - Seduc - tablets educacionaisDando continuidade à entrega de Tablets Educacionais a todos os professores da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (8), no Centro de Ensino Gonçalves Dias, oficina de capacitação sobre metodologias e usos dos Tablets como ferramenta pedagógica. O curso, ministrado por uma equipe técnica do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Seduc (NTE), teve como público-alvo os 57 professores lotados nos três turnos na escola que receberam os tablets educacionais. “A formação tem o objetivo de mostrar a aplicabilidade do tablet como ferramenta de planejamento e autoformação, explorando as possibilidades pedagógicas desse equipamento, bem como conhecer e vivenciar atividades pedagógicas a partir dos recursos disponíveis no mesmo, levando em consideração o aprimoramento da prática pedagógica do professor”. Explicou o técnico Railton Santos, ministrante da oficina. Para a gestora-adjunta do CE Gonçalves Dias, Marlene de Carvalho, a utilização dos tablets trará grande incentivo aos professores da rede. “A informática e as novas tecnologias fazem parte de nossa realidade. É importante reconhecer e capacitar o professor a fazer uso adequado dos aparelhos, tornando as aulas mais dinâmicas e próximas à realidade dos alunos”, afirmou. No geral serão distribuídos 15.171 tablets educacionais a todos os professores que estejam em atividades de sala de aula no Ensino Médio no Maranhão. A ferramenta visa colaborar para a melhoria da prática educativa dos docentes, oferecendo-lhes instrumento e formação nas tecnologias da informação e comunicação (TIC), visando o aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem.

Resíduos sólidos e cadastro ambiental são temas de oficinas

Oficina meio ambiente 02O panorama da situação dos Planos de Resíduos Sólidos dos municípios do estado será apresentado, em breve, pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente  (Caouma) à procuradora-geral de Oficina meio ambiente 03justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha. O documento conterá informações sobre as negociações propostas pelo MPMA aos municípios para a adequação dos planos, incluindo os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) já assinados. A proposta foi definida durante a apresentação de três oficinas organizadas pelo Caouma, na manhã desta sexta-feira, 8, na Procuradoria Geral de Justiça, que contou com a participação de promotores de justiça de várias comarcas do estado. O encontro, organizado pelo promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, coordenador do Caouma, teve como objetivos tratar do monitoramento dos Planos Municipais de resíduos Sólidos, discutir ações de fiscalização e oferecer capacitação aos promotores de justiça para o aprimoramento da identificação de crimes ambientais. De acordo com o Caouma, a maioria dos municípios maranhenses não possui o Plano de Resíduos Sólidos, embora a Lei 12.305/2010 tenha determinado que esses instrumentos fossem aprovados até agosto de 2012. Além disso, todas as propostas já apresentadas são insatisfatórias, porque não possuem o conteúdo mínimo exigido.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Notícias

  1. PROFESSOR LUIS PRESTES disse:

    IMAGINEM SÓ QUE ESSES TABLETS QUE SERÃO DISTRIBUODOS,E QUE JÁ ESTÃO ESTOCADOS HÁ QUASE UM ANO ALÉM DE JÁ ESTAREM ABSOLETOS,SÓ POSSUEM REDE HI-FI,E A MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM ROTEADORES CAPAZES DE AGUENTAREM ACESSO AO SIAPE. E AÍ COMO PEDRO FERNANDES VAI FAZER PARA BOTAR ESSES TABLETS PARA FUNCIONAREM………MUITO DINHEIRO JOGADO FORA PELO GOVERNO.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos