Alguém já se ligou nas frases escritas em algumas Bandeiras dos estados brasileiros?
As frases estão escritas em latim e sequer sabemos os motivos pelos quais levaram seus criadores a formular essas frases numa língua já morta?
Muitos acham que foi o jeito encontrado para dizer o que não iriam fazer ou praticar nunca!!!
Na bandeira de MG, “Libertas Quæ Sera Tamen” quer dizer: Liberdade ainda que tardia. Em minha opinião, quiseram fazer uma homenagem a Tiradentes ou quiçá ao fim da escravatura. Mas por que na língua latina e não na portuguesa? Eis a questão!!!
Na de SP “Pro Brasilia fiant eximia” quer dizer: Pelo Brasil façam-se grandes coisas. Mas fizeram o que até agora pelo Brasil? A educação é quantitativa e não qualitativa, na saúde pública os gestores não cumprem com suas prerrogativas, a bandidagem se sobrepõe a policia, vemos para politicalhas e políticas que interessam a coletividade e, principalmente, por sermos a 6ª economia do mundo, porém a riqueza do país está nas mãos de menos de 5% da população do país.
Agora, veja essa aqui: Na do RJ “Recte Rem Publicam Gerere”, quer dizer: “Gerir a Coisa Pública com Retidão. Você já viu algum gestor público nesse país gerir a coisa pública com retidão? Os escândalos dos últimos anos jogaram todos apenas numa vala!!!
Na da Bahia “Per Ardua Surgo” quer dizer numa tradução literal: “Pela dificuldade venço” ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades. Essa é hipócrita demais!!! Basta observar a quantidade de favelas em Salvador, para que mandem retirar com urgência essa frase da bandeira…
Seria providencial que senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e a própria coletividade pedissem para que as frases dessas bandeiras fossem escritas na língua portuguesa.
Quem sabe assim, os gestores pensariam em mudar suas condutas?
Publicado em: Governo
desfalecem me os olhos a espera da tua salvação e da promessa da tua justiça. salmos 119.123
Desde quando São Paulo fica no Brasil?