Qual o interesse nessas duas matérias abaixo?

Publicado em   06/nov/2013
por  Caio Hostilio

Passei a observar que há duas semanas os artigos “A importância de preservar a cultura!!!”, publicado aqui no dia 30 maio de 2013, e o “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…”, publicado no dia 31 de agosto de 2011, passaram a ter um número surpreendente de visitas, conforme consta no controle estatístico do blog.

Ambos os textos estão voltados praticamente as questões sociológicas e antropológicas, seguimentos de pouco interesse da maioria dos leitores. Não pude ainda mensurar o porquê de só agora eles se tornarem, de repente, uma leitura cotidiana por um número surpreende de leitores, visto que os números apresentados são únicos e com IPs diferentes.

Por isso, irei republicá-los e, assim, poder tirar as dúvidas…

A importância de preservar a cultura!!!

meubumbaboiPor que no Brasil, mais precisamente no Maranhão, os homens não procuram preservar a cultura de seus ancestrais? Isso é o mesmo que perder sua identidade, sua história, ainda mais quando ela é ricas nas mais diversas modalidades, tais como: a música, suas danças, seus ritos, sua poesia, sua literatura, sua arquitetura etc.

Vejo como o Europeu procura manter tudo que está relacionada a sua cultura de forma brilhante, com o respeito e amor não só pelos gestores, mas principalmente pelo povo.

É preciso amar a cultura!!! Foi com essa intenção que no dia 31 de agosto de 2011, escrevi “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…”.

A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.

Já a inculturação, por sua vez, pode ser considerada um fator positivo ou negativo, pois alude a incorporação de elementos de uma na outra. Falo negativo e positivo, porque o processo pode dar-se de modo imposto ou partilhado.

Contudo, as gestões públicas não se preocupam muito com os movimentos que mantém a chama acessa da identidade do povo… Talvez por achar desnecessário manter viva essa identidade, cujo nascimento vem das classes mais desfavorecidas.

Diante dessa premissa, é certo valorizar a cultura popular, haja vista que ela e tão importante quanto à literatura, a arte plástica, a arquitetônica etc. Foi através da cultura popular que pesquisas antropológicas e sociológicas chegaram a diversas características de nossos antepassados.

Uma das estratégias do capitalismo é apresentar lixos culturais através dos meios de comunicação de massa e outros meios. Chega até nós através da música, das propagandas comerciam auditivas e visuais, através da internet, principalmente através da TV, responsável por criar modismos incoerentes à vida de sofrimento do povo; criar deuses falsos a fim de ludibriar através da estética. Também, difundindo o estrangeirismo da língua e outros costumes.

A cultura de massa não pergunta se o povo quer, ela impõe. Por isso, não poderia de parabenizar o Iphan pelo registro do Bumba-meu-boi como Patrimônio Cultural do Brasil. Também a governadora Roseana Sarney, que sempre manteve viva a cultura popular maranhense, valorizando os grupos folclóricos.

Viva a verdadeira identidade de um povo… A sua cultura popular!!!

  Publicado em: Governo

3 comentários para Qual o interesse nessas duas matérias abaixo?

  1. Daniel Bruzaca disse:

    Como sempre elogiando Rosengana…mais esquece o que ela fez…patrocinou uma Escola de Samba do Rio de Janeiro !!!. Isso é valorizar a cultura do nosso Estado!?. aí depois diz que Flávio Dino é incompetente e desconhecedor de tudo relacionado a coisa pública…e o que dizer de você falso moralista, qua cada dia surpreende a todos na Assembléia com suas postagens babaquara…Quanto foi que Rosengana doou a Escola de Samba….????Sei que fica com raivinha…kkkkkk

    Resp.: Eu com raiva? KIKKKKKKKKKKKKKKKIKKKKKKKKKIKIKKKKKKK… Quem vai ficar com raiva são as brincadeira do Maranhão, pois já viu que flavito e holandinha odeiam tudo relacionado a cultura, pois só gostam mesmo é do dinheiro do FUNDEB e do FNDE!!!!

  2. Adaílton disse:

    EI MENINA PERGUNTA AÍ PRA RICARDO MURAD QUANDO VAI TERMINAR A REFORMA DO PAM DIAMANTE?

    Resp.: Moça, segundo ele, será um hospital em referencia em Imagens, ou seja, CT, Ressonância e RX, e que até dezembro estará funcionando… A moçinha, ficou tranquila agora? Será que quer fazer um exame ginecológico? Faz lá nos corredores da morte dos socorrões!!! Agora, se a moça estiver de paquete e melhor ter cuidado!!!

    • Adaílton disse:

      QUANDO ENTREGAR JÁ VAI TÁ OBSOLETO, POIS FAZ TEMPO QUE AQUELE LUGAR TÁ EM REFORMA NÉ??? SE FOSSE A PREFEITURA TÚ SUBIA NAS TAMANCAS!!!

      Resp.: Aguarda menina desvairada!!! Aguarda a próxima matéria!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos