Por que os políticos gostam de falar que o governo está parado?

Publicado em   01/nov/2013
por  Caio Hostilio

roseanaGovernadoraÉ preciso mensurar o que se deve fazer em prol da “política” e em prol da “coletividade”. Já vi excelentes gestores públicos serem taxados de incompetentes por não atender primeiramente os anseios políticos, mas sim os voltados para a coletividade. Isso não só no Maranhão mais em diversos lugares por esse país afora.

O que mais escuto dos que se dizem “oposição”, principalmente da tribuna da Assembléia Legislativa, é que o governo estadual que aí está não existe e não faz nada. Aí procuro saber daqueles que fazem “parte” do governo como estão vendo a atual gestão. Por unanimidade dizem que está tudo parado. Mas o que está parado afinal de contas? Ora bolas!!! Os anseios políticos, a luta pela sobrevivência na vida boa da política, enquanto que para os “opositores” são palavras soltas jogadas ao vento, pois o que falam de balela e sequer mostram algum tipo de solução não está no gibi… Basta olhar as gestões de São Luís, Caxias, Matões, Tuntum etc. e verificar o quanto são incompetentes com a coisa pública.

Mas vamos ao que interessa de fato a coletividade. A governadora Roseana Sarney prometeu que faria seu melhor governo, então para que se mensure se realmente isso vem acontecendo, é preciso analisar com maior cautela se houveram avanços significativos nas áreas prioritárias para uma gestão pública de um governo estadual, tais como: Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, atração de investimentos para que sejam criados emprego e renda, além da real produtividade agropecuária.

Escuto muitos politiqueiros falarem em cinco Hospitais Regionais. Como são completamente tapados e desconhecedores dos aspectos geográfico do Maranhão, principalmente no que tange o fator logístico. Quantas cidades ficariam distantes desses hospitais, com mais 300 quilômetros distância de um hospital desses regional? Quantos morreriam apenas no trajeto!!!

Aí é que se deve refletir sem politiquices, mas sim com propriedade esse programa do governo Roseana Sarney na área de saúde, pois é de fato o maior projeto em saúde já visto nesse país e mais de 60% desse compromisso está cumprido, coisa que milhões de maranhenses reconhecem, porém os políticos dizem não ter havido avanço algum e que o governo está parado.

Na educação, o governo Roseana Sarney foi quem acabou a famigerada Lei do Cão e aprovou o Estatuto do Magistério, cujo resultado é o de valorização do corpo docente e a interação da escola/sociedade, visando melhorar os índices educacionais de sua responsabilidade, enquanto vemos poucos gestores municipais cumprirem com suas responsabilidades no que tange a educação infantil e o ensino fundamental. Nessa área várias escolas foram construídas, implantados diversos projetos para que o ensino/aprendizagem aconteça de fato, além de cumprir com todas as exigências e parceria com o Ministério da Educação, como por exemplo, o Proinfância, coisa que até a capital São Luís não se viu implantado, que é a gestão responsável pela educação infantil e o ensino fundamental.

Na Segurança, a governo comprou viaturas, vídeomonitoramento, armamentos, cumpriu com as exigências dos policiais e fez o concurso para amenizar a situação do menor contingente per capita de policiais por habitantes.  É certo afirmar que o sistema tem suas falhas e precisa de aprimoramentos, porém o índice de criminalidade nesse país está mais voltado às implicações da impunidade, cujos bandidos são presos e soltos em poucas horas.

Na infraestrutura, o governo Roseana Sarney talvez tenha sido entre todos os governos estaduais brasileiros o que mais investiu nessa área, visando, com isso, atender logisticamente todos os municípios maranhenses e, assim, atrair mais investimentos para o estado. O Maranhão é um dos poucos estados brasileiros que possui uma malha rodoviária que possa servir de escoamento de produção, isso intercalando diversos pólos agropecuário a ferrovia Norte/Sul. Os investimentos no porto do Itaqui superaram todas as expectativas e deve se tornar em pouco tempo o porto mais importante desse país, exatamente por sua posição geográfica.

Atração de Investimentos, basta que acompanhe qual foi um dos estados que mais criou oportunidade de emprego e renda no Norte/Nordeste. Com certeza olharão as coisas com outros olhos!!!

Quanto ao crescimento do agronegócio e da agricultura familiar no estado, é preciso saber mensurar a importância de o Maranhão ter se tornado área livre para a comercialização da carne bovina. Observar os avanços do agronegócio, cujos produtos se tornaram concorrentes diretos dos plantadores do Sul/Cetro-Oeste, haja vista que possuem preços mais competitivos para o mercado internacional, exatamente pelo fator logístico. Na agricultura familiar verifica-se que muitos pequenos agricultores estão com suas lavouras rendendo lucros, assim como a criação de animais para o abate.

Para se ter uma idéia mais enfática sobre isso é preciso observar o que foi feito nessa semana:

Foto 1 Luis Fernando em Pedreiras foto Handson ChagasEm Pedreiras, o secretário Luis Fernando Silva vistoriou o Mercado Público de Pedreiras e conferiu as obras de pavimentação da Rua da Independência. Numa primeira etapa de ações de pavimentações urbanas, a cidade de Pedreiras já foi beneficiada com 1,5 km de ruas asfaltadas. Foram anunciados mais 12 quilômetros de asfalto, que vão beneficiar ruas dos bairros Seringal, Nova Pedreiras, Liberdade, Goiabal, Centro e Loteamento Seringal. Isso interessa a coletividade e não aos políticos!!!

_Foto-8Em Coelho Neto, o governo Roseana inaugurou obras executadas em parceria com o Governo do Estado, vistoriou o Centro de Imagem Maria Dulcemar Torres de Sousa, cujo Centro de Imagem Maria Dulcemar Torres de Sousa, obra realizada em parceria com Governo do Estado, em breve será entregue à população, disponibilizando exames de ultrassom, mamografia, endoscopia, tomografia, eletroencefalograma, eletroneuromiógrafo, raio-x, entre outros.

_Foto-9Em seguida, Luis Fernando Silva participou da inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Raimundo Guanabara, do bairro Bela Vista. O novo espaço, que vai atender crianças e adolescentes da unidade escolar e também de comunidades vizinhas, dispõe de vestiário, arquibancadas, piso industrial polido, equipamentos esportivos de basquete, voleibol, futsal, handebol e área para abrigar material utilizado pelos professores.

_Foto-11Na quarta-feira (31), o vice-governador Washington Luiz Oliveira, acompanhado do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Educação, Tadeu Lima, que representou o secretário Pedro Fernandes, vistoriou, nesta as obras de construção do Centro de Ensino do Médio, no bairro Cidade Olímpica, em São Luís. com o objetivo de prestar à comunidade esclarecimentos sobre o andamento das obras, a visita técnica foi acompanhada por lideranças comunitárias da região, dentre as quais a presidente da Associação de Moradores, Kênia Delane e o padre Horácio Bellomi, além da equipe de engenharia da Seduc. Eles puderam conferir o ritmo acelerado das obras, o que irá possibilitar à comunidade a plena utilização da escola a partir do ano letivo de 2014. Tadeu Lima explicou que o cronograma da obra se encaminha para finalização e entrega para a comunidade dentro do prazo previsto. Ele também informou que a Seduc deverá realizar uma pré-matrícula na região, nos próximos dias, a fim de levantar a real demanda para as turmas e horários de funcionamento da escola e averiguar a possibilidade de ofertar cursos profissionais em parceria com Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

_Foto-12Quanto a geração de emprego e renda, está confirmado que 1,5 milhão de maranhenses possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (dados de 2010). Somente em São Luís, cerca de 250 mil pessoas se enquadram no perfil e boa parte desta população é considerada apta para o trabalho e, cada vez mais, as empresas buscam esta mão de obra para os seus quadros. De acordo com a assistente social Anselma Viégas, da construtora Queiróz Galvão, além do atendimento à lei de cotas – a lei nº 8213/91, que determina a contratação de 2 a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência em empresas com mais de cem funcionários – a absorção de trabalhadores nesta condição integra um programa de responsabilidade social da empresa. As oportunidades desta terceira edição do Dia D vieram da Construção Civil, setor que vem aumentando o seu volume de contratações nos últimos dois meses no Maranhão, de acordo com dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Pela natureza do setor, boa parte das vagas foi direcionada para o setor administrativo das empresas ofertantes. Esta foi a terceira edição do Dia D de Encaminhamento de Pessoas com Deficiência, que já colocou cerca de 120 trabalhadores nessa condição no mercado de trabalho. Esta foi a primeira ação voltada para um setor específico e a coordenação do Sine-MA informa que empresas de outros setores da economia terão ação similar até o fim deste ano.

Isso é saber gerir a coisa pública e mostrando que realmente está fazendo, coisa que os políticos não aceitam. Os “opositores” não reconhecem porque torcem apenas pela terra arrasada e seque possuem alternativas para as soluções dos problemas, enquanto que os outros estão preocupados apenas com sua vida política.

Falhas existem? Claro que em qualquer seguimento haverá falhas, principalmente quando a atividade meio não der o suporte adequado para que a atividade fim possa prosseguir. Nesse caso, o governo Roseana Sarney realmente superou todas as expectativas até agora.

  Publicado em: Governo

10 comentários para Por que os políticos gostam de falar que o governo está parado?

  1. Sandro Gama disse:

    Sem comentários….perdeu a noção de vez…escuta aí : Venceu seu remédio controlado…Meu Deus, não desejo mais eu queria saber, para que tanta babação a essa família, que essa mulher te deixa doido, fico desconfiado que está escrevendo sob pressão do chefe ou até mesmo mostrando serviço para não perder a boquinha…portanto fica aqui um recado para esse texto tosco…HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

  2. Caio Hostilio disse:

    Como a tua cabeça é peidada, não merece resposta… Vai estudar Administração e volta para o debate…. KKKKKKKKKKKKK Ah!!! Chama flavito para estudar também,….

  3. Udenia Maia disse:

    EXATO ESTÁ UMA MARAVILHA O SEU MELHOR GOVERNO DE ROSENGANA
    Um fato absurdo aconteceu ontem (31) à tarde na Delegacia do Bequimão, em São Luís. E mostra como está cada vez mais séria a escalada da violência na capital.
    Dois jovens foram abordados por dois assaltantes em uma moto quando iam para uma academia do bairro. A tentativa de assalto ocorreu quando eles passavam exatamente em frente ao 14º DP.
    As duas vítimas correram para dentro da delegacia. E (pasmem!) foram perseguidos por um dos bandidos.
    Armando e dentro do DP, o assaltante só percebeu que estava em “território inimigo” ao ver viaturas estacionadas, momento em que desistiu de correr atrás das vítimas e voltou para a moto, onde estava o comparsa.
    Os dois conseguiram fugir e ainda não foram localizados.

    Resp.: Eu quero saber cadê o Novo e a Mudança dita por flavito aqui em São Luís, pois até agora só vimos foi muito roubo!!! Café com farinha e escolas caindo, mesmo o PCdoB recebendo milhões e milhões do FUNDEB e do FNDE…

  4. Donizete Rabelo disse:

    Os “números” do MA denunciam que a Roseana também não tem. Está no 4º mandato e o MA apresenta 20 entre as 100 piores escolas do país.

    Resp.: Imbecil, aqui você não está lidando com miquinhos amestrados. A Educação de São Luís, por exemplo, que é responsável pela educação Infantil e pelo ensino fundamental, mesmo recebendo milhões e milhões do FUNDEB e do FNDE, oferece como merenda café com farinha e escolas estão caindo… Cadê o dinheiro surrupiado pelo PCdoB? Portanto, camarada, esse papo de galinha goguenta aqui não cola!!!!

  5. Tamia Regia disse:

    esse em plena campanha inaugura posto do inss, bnb, reinaugura vivas, entrega retroescavadeiras do gov federal, com bloco de ordens de serviços distruindo por todos os cantos do estado, mas ele não alavanca nas pesquisas kkkkkk

    Resp.: KKKKKKKKKKKKKKKKKK… A verdade é essa e preocupa muito os politiqueiros safados!!!!

    • PRJr disse:

      Caio, por favor faça um post sobre a guerrilha fiscalizadora instalada pelo comunista na internet! Ele patrulha todos os blogs com comentários implantados e falsos!! Vi hoje o MESMÍSSIMO comentário em 3 blogs! Faça uma matéria sobre essa falsidade! É a mesma falsidade que aponta Flávio Dino com números exorbitantes nas pesquisas!

      COMENTARISTA FALSO!! ESSA TAMIA REGINA E UM TAL CLAUDIO QUE POSTOU NO D’EÇA E NO GILBERTO LEDA SÃO A MESMA PESSOA! MAIS UM DOS FISCALIZADORES DA INTERNET DO GRUPO DO COMUNISTA DUAS CARAS FLÁVIO DINO!
      VEJAM ABAIXO! GUERRILHEIROS DE ARAQUE! FALSOS COMO SEU LÍDER!

      Blog do D’Eça
      claudio
      01/11/2013 – 20:45
      esse em plena campanha inaugura posto do inss, bnb, reinaugura vivas, entrega retroescavadeiras do gov federal, com bloco de ordens de serviços distruindo por todos os cantos do estado, mas ele não alavanca nas pesquisas kkkkkk

      Blog do Gilberto Leda
      claudio em 1 de novembro de 2013 às 20:52 disse:
      esse em plena campanha inaugura posto do inss, bnb, reinaugura vivas, entrega retroescavadeiras do gov federal, com bloco de ordens de serviços distruindo por todos os cantos do estado, mas ele não alavanca nas pesquisas kkkkkk

      Blog do Caio Hostílio
      Tamia Regia disse:
      novembro 1, 2013 às 22:18
      esse em plena campanha inaugura posto do inss, bnb, reinaugura vivas, entrega retroescavadeiras do gov federal, com bloco de ordens de serviços distruindo por todos os cantos do estado, mas ele não alavanca nas pesquisas kkkkkk

      Resp.: Irei publicar para que todos tomem conhecimento….

  6. Walber Amaral disse:

    Ao anunciar que realizaria alguns serviços de infraestrutura na área, uma liderança presente interveio e soltou o verbo, falando poucas e boas do governo estadual:
    “Nós não queremos só duas ruazinhas asfaltadas, a área Itaqui-Bacanga, que tem dezenas de bairros, precisa de mais segurança, água, saneamento básico. Isso o que você está falando é pouco para uma comunidade carente como a nossa”, disparou o líder de uma das localidades, ao fazer duras críticas ao governo Roseana Sarney.
    Atônito, o secretário Luis Fernando apenas ouviu as queixas e acabou ‘pagando o pato’ no lugar de Roseana.

    Resp.: É mesmo? KKKKKKKKKKKK. O que se viu o povo da areinha cair matando pra cima do prefeito Holanda Junior, que não faz e não deixa fazer!!!! KKKKKKKKKK

  7. Daniel Marcos de Paiva disse:

    Nas cinco placas de publicidades com logo tipo gigantesco do Governo do Estado espalhada ao longo da MA 203, mostra a quantidade de empregos, que segundo a Governadora Roseana Sarney, foram gerados no Município.
    150 é a quantidade de empregos gerados, mas isso fica mesmo só na teoria. Tudo não passa de mais uma publicidade mentirosa do pré-candidato da família Sarney que não cresce nas pesquisas, Luís Fernando.
    Onde estão esses empregos gerados? Até agora a população raposense espera “Dr. Luís”.
    O nome da empresa que executa os serviços é um mistério sem fim. Os poucos funcionários da obra vieram de São Luís – não totalizam nem 1/3 do total exibido na placa de publicidade – deixando claro que empregos gerados aos moradores de Raposa é mais uma, das muitas, contradições do Governo do Estado.
    Pra completar, a SINFRA – Secretaria de Estado de Infraestrutura, está construindo um canteiro central na entrada da Cidade, sem sinalização adequada, resulta em inúmeros acidentes diariamente no local.
    Outra reclamação dos moradores de Raposa fica por conta da falta de planejamento na obra, não consta plantação de mudas de arvores ao logo canteiro central.
    Uma lastima!

    Resp.: Cadê teus dados científicos? Não tem porra nenhuma e vive de factóides idiotas!!! KKKKKKKKK. Aqui não cola, zé mané!!!

  8. Anselmo Dias disse:

    Comentário do dia: o vereador Fábio Câmara (PMDB) gosta de jogar pedra no prefeito Edivaldo Holanda, mas esquece que tem um imenso telhado de vidro chamado Ricardo Murad.
    De suas páginas nas redes sociais, o vereador Fábio Câmara orquestra 24 hora ataques contra o prefeito de São Luís e seus secretários. Porém, esquece que seu grupo político é o pior nos quesitos “imoralidade”, “improbidade”, “ilegalidade”, etc.
    Se no Maranhão a Justiça funcionasse e o Ministério Publico não fosse cego, surdo e mudo, essa oligarquia não estaria mais apontando os dedos sujos na direção de ninguém.

    Resp.: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Você é um usuário das UPAs, pois não tem coragem de encarar os corredores da morte dos socorrões… KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Anselmo Dias disse:

    DIZ AÍ CAIO MURAD…ESSA FARSA.
    Uma das meninas dos olhos do governo Roseana Sarney, o programa “Primeiro Emprego” é motivo de criticas na cidade de Grajaú. O vereador José Leão(PPS) denunciou que 271 pessoas inscritas no programa naquela cidade estão com três meses de salários atrasados.
    Ele cita ainda casos de pessoas que já terminaram o contrato de trabalho nas empresas onde estavam atuando mas até agora não receberam um centavo e conforme as normas do programa este pagamento é de responsabilidade do Estado.
    O programa atualmente vinculado a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior( SETEC) comandada pelo petista José Costa tem como objetivo dar oportunidade profissional a jovens e adultos com idade entre 18 e 30 anos, a partir do estímulo à qualificação para o mercado de trabalho.

    Resp.: Não adianta factóides idiotas,pois o crescimento é visto a olho nu… Agora, o Novo e a Mudança em São Luís só vimos café com farinha como merenda e escolas caindo, e ninguém diz onde foi parar os recursos do FUNDEB e do FNDE

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos