Intercâmbio Brasil-Portugal para estudantes de Turismo e Hotelaria

Publicado em   24/set/2013
por  Caio Hostilio

Definida a data de inscrição para o programa de Qualificação Profissional em Portugal

turismoOs estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em hotelaria e turismo poderão se inscrever a partir do dia 15 de outubro, no programa de bolsas de estudo do Ministério do Turismo, conforme edital publicado nesta segunda-feira (23). O Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo é uma iniciativa do MTur com apoio do Capes( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Ao todo estão sendo oferecidas 50 vagas para alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Os cursos em que estiverem matriculados devem apresentar avaliação igual ou superior a 3 no ENADE. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de novembro e cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco de seus alunos para participar do processo seletivo do Projeto. Depois de selecionados, os estudantes aprovados terão direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e passagens aéreas.

De acordo com o ministério do Turismo, o investimento é de R$ 700 mil para despesas como hospedagem e alimentação dos estudantes em Portugal. O curso terá duração de aproximadamente dois meses e um total de 226 horas, incluindo aulas teóricas e práticas na Escola de Turismo de Setúbal, cidade próxima a Lisboa. As aulas serão realizadas no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. As inscrições poderão ser feitas no site do Capes (www.capes.gov.br) a partir do dia 15 de outubro.

Com o projeto, os estudantes vão ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia de produção do turismo, desde elementos ligados à arrumação de quartos até técnicas mais refinadas de gastronomia. No retorno ao Brasil, os alunos servirão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em Portugal, para ajudar a melhorar o atendimento durante os megaeventos que acontecem no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos