Mais de cinco mil procedimentos foram prestados esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nos municípios de Araioses, Brejo, Santana do Maranhão, Magalhães de Almeida e São Bernardo – durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Baixo Parnaíba. Ações de vigilância epidemiológica (vacinação), assistência em clínica médica, pediatria, exames preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata), pesagem e verificação de pressão arterial foram realizadas na terça (10) e quarta-feira (11) nos cinco municípios.
Os atendimentos em Araioses foram concentrados na Maternidade Nossa Senhora da Conceição, onde todos os pacientes foram pesados e os adultos passaram pela verificação de pressão arterial. Foram atendidas 183 pessoas pelo clínico geral e 52 na pediatria. No total, 216 fizeram os exames laboratoriais de glicemia e colesterol; 85 homens fizeram o PSA; 79 mulheres o preventivo de câncer ginecológico; e 78 crianças tiveram suas cadernetas de vacinação atualizadas.
A aposentada Francisca Silva de Souza, 57 anos, moradora do bairro Nova Conceição, em Araioses, fez os exames laboratoriais e constatou que estava com a glicemia e o colesterol bastante alterados. “Pretendo agora iniciar uma dieta, fazer caminhadas e tomar a medicação”, disse ela. A médica Dulcimar Oliveira – que integra a equipe da SES no Governo Itinerante – disse que muitas pessoas apresentaram alterações nos índices de glicemia ou colesterol. “Isto é resultado de uma má alimentação, com grande ingestão de arroz, amido e doces”, ponderou.
O pescador Antonio Tomé de Freitas, 58 anos, do povoado Capoeira, fez os exames de glicemia, colesterol e da próstata. “Aqui é muito difícil. Temos que viajar para Parnaíba, que fica há mais de 70 quilômetros, para fazer particular e nem sempre temos o dinheiro. Esta é a primeira vez que faço o da próstata”, disse. Os atendimentos também beneficiaram pessoas dos povoados Santa Rosa, Jatobá, Água Fria, João Perez, Ilhas Goiabal e da Manga.
No município de Brejo foram realizados 229 atendimentos de clínica médica e 74 de pediatria. Destes, 34 mulheres fizeram o preventivo; 69 homens, o da próstata e 216 de glicemia e colesterol. Do total, 281pessoas passaram pela triagem de verificação de pressão e peso. A agente comunitária de saúde Maria da Graça Alves da Rocha, 48 anos, do povoado Pacuti, foi fazer os exames de glicemia e colesterol. “Avisei às pessoas da minha comunidade para trazer as crianças para consultar com pediatra e os adultos para fazer preventivos e exames laboratoriais”, disse.
Natalie Vanessa Tavares da Silva, moradora do povoado Zé Gomes, levou o pequeno Guilherme Gabriel de Araújo (3 anos) para consultar com a pediatra. Gripado há mais de três semanas, estava sendo automedicado pela mãe. “Aqui não temos pediatra e fiquei dando xaropes e remédios caseiros”. Muitas pessoas dos povoados Centro dos Abreus, Igaípe, Areias, Olaria, Riacho do Meio, Mansinho e Olho d’Água também foram atendidas.
Em Magalhães de Almeida foram contabilizados 198 atendimentos de clínico geral e 146 de pediatria. Também foram realizados 80 exames laboratoriais de próstata e 108 kits de colesterol e glicemia, além de 60 que se submeteram ao preventivo de câncer ginecológico. Pela triagem de peso passaram 351 pessoas e 203 tiveram a pressão arterial aferida.
O pedreiro Nivaldo Rocha dos Santos, 38 anos, foi fazer os exames laboratoriais de PSA, glicemia e colesterol. “Estou com alguns problemas de saúde e aproveitei para fazer os exames e consultar. Não sabia que existia este exame de sangue da próstata e vou logo fazer”. A comerciária Rosenira Araújo Silva, 31 anos, fez o preventivo ginecológico e os laboratoriais de glicemia e colesterol. “Sou casada e acho importante fazer o preventivo anualmente”, diz.
Inauguração de hospital
No município de Santana do Maranhão, os atendimentos foram concentrados no novo hospital de 20 leitos. Foram atendidas 144 pessoas pelo clínico geral e 28 na pediatria; 156 fizeram os exames laboratoriais de glicemia e colesterol; 42 homens o PSA, 66 mulheres o preventivo de câncer ginecológico e 13 crianças tiveram suas cadernetas de vacinação atualizadas.
A dona de casa Roseane Féliz da Silva, do povoado Vereda I, levou o pequeno Alan Silva Santos, de seis meses, para atualizar a carteira de vacinação. “Sei da importância da vacina para prevenir doenças”, justificou. A lavradora Francinete da Silva Nascimento, 49 anos, fez os exames laboratoriais e descobriu que estava com alta taxa de açúcar no sangue. “Sinto tonturas e muitas dores nas pernas e nunca tinha consultado. Fiz os exames e agora vou mostrar ao médico e seguir o que ele recomendar”, informou.
No Hospital Municipal Felipe Jorge, foram concentradas as ações de saúde em São Bernardo. Foram 223 atendimentos de clínica médica e 146 de pediatria. Os exames laboratoriais de glicemia e colesterol foram 161, próstata 62 e 63 preventivos. Trinta e seis doses de vacinas aplicadas e 561 pessoas passaram pela triagem (peso e pressão arterial).
A pediatra Marlene Reis de Souza disse que a maioria das crianças apresentou alergias respiratórias e distúrbios nutricionais. “No primeiro dia cheguei a receber uma criança com diabetes, e logo foi feito o encaminhamento para buscar tratamento em São Luís por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os pais precisam ter cuidado com a quantidade de doces, frituras e industrializados consumidos pelas crianças”, alerta.
Publicado em: Governo