IV Conferência Estadual do Meio Ambiente será aberta nesta terça-feira (03/09), às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana
A IV COEMA é o principal evento da agenda ambiental de 2013
As palestras “Oportunidades na gestão de resíduos sólidos: papel das cooperativas de catadores e as políticas públicas municipais”, do Prof. Dr. Lin Kan (IFBA- mestre e doutor em Engenharia Química pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e atual coordenador do curso de Engenharia Química, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e “Estruturação do SISNAMA e a Gestão de Resíduos”, de Cláudio Langone (engenheiro químico, consultor do Ministério do Esporte, responsável pela concepção e desenvolvimento da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade e assessoramento estratégico da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014) abrirão a programação da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, nesta terça-feira, dia 03 de setembro, a partir das 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (ao lado do Multicenter Sebrae), localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Sítio Rangedor, Altos do Calhau, em São Luís (MA).
A estimativa é de que participem do evento, que é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), cerca de mil e quinhentas pessoas. Entre elas, os 450 delegados eleitos nas conferências regionais e municipais realizadas no Maranhão no período de maio a julho. Os delegados representam a sociedade civil organizada, o poder público e empresariado maranhenses.
A programação da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (IV COEMA) será composta por dezesseis palestras. Além das palestras de abertura no dia 03 de setembro, destacam-se no dia 04/09, às 8:30h, a palestra “Diagnóstico da Gestão de Resíduos Sólidos- Brasil e Maranhão”, ministrada por Fernanda Goes (Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA) e Carlos Henrique Oliveira(graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Gestão Ambiental pela UNICAMP) e no dia 05/09, das 8h às 8:30h, a palestra “Resíduos Sólidos e as Ações no Ministério Público do Estado do Maranhão”, do Dr. Luis Fernando Cabral Barreto Junior (Coordenador e Promotor de Justiça, Titular da 3ª Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão) e de 08:30h às 9h, a palestra “O papel dos delegados na Conferência Nacional”, de Patrícia Mendonça (representante do Ministério do Meio Ambiente).
Durante a IV COEMA também serão realizados grupos de trabalho, rodas de diálogos, performances teatrais sobre o tema e exposições. Também funcionará o Espaço “RE” Pensar que será destinado à exposição e à divulgação de projetos sustentáveis, de “práticas verdes” e de ações institucionais e empresariais voltadas à gestão de resíduos sólidos. Também servirá para divulgar trabalhos científicos de pesquisadores universitários relacionados aos resíduos sólidos. Durante a Conferência, nove artesãos (da capital e do interior) utilizarão o espaço “Re” Pensar para expor trabalhos produzidos a partir de resíduos. No local, empresas e universidades (Universidade Estadual do Maranhão e UniCeuma) apresentarão projetos e trabalhos relativos ao tema resíduos sólidos.
Objetivos da IV COEMA
Discutir o tema “Resíduos Sólidos”por meio dos seus quatro subeixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda estão entre os objetivos da conferência. Os mesmos subeixos temáticos foram trabalhados nas 11 Conferências Regionais e 14 Conferências Municipais do Meio Ambiente realizadas no Maranhão no período de 08 de maio a 05 de julho deste ano. Também serão abordados na IV COEMA exemplos de ações, soluções e inovações para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos.
“A realização da conferência estadual vem coroar um trabalho que vem sendo feito pela Sema desde o ano passado quando ela elaborou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Um trabalho que coincidiu com o eixo temático oficial da conferência nacional, que será realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, em outubro. Foram dois anos de discussões sobre resíduos sólidos. Acho que nunca se discutiu tanto essa questão no Estado. E esses debates sensibilizam as pessoas para essa temática. Tenho certeza de que depois desse evento e do Plano de Resíduos Sólidos, que foi feito ano passado pelo Estado, o debate da questão dos resíduos no Maranhão estará mais maduro. É muito importante que a sociedade discuta o tema, pois o problema é latente. Um dado que foi comprovado ao longo desses anos é que não existe um aterro sanitário em funcionamento no Maranhão. Existe, no máximo, lixão controlado. Por isso esperamos que o evento tenha uma participação efetiva e que saiam daqui boas propostas para Brasília com encaminhamentos e sugestões práticas. Esse é o grande momento para a população participar e dar a sua contribuição para o fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes.
Conferências Regionais e Municipais foram etapas preparatórias da IV COEMA
De maio a julho, a Sema realizou um ciclo de 11 Conferências Regionais do Meio Ambiente, e acompanhou e validou 14 Conferências Municipais. Por meio dessas conferências, que tiveram a participação de todas as mesorregiões maranhenses, foram propostas ações voltadas à melhoria da política ambiental e, especificamente, ao aprimoramento dos planos de gestão integrada de resíduos sólidos (PGIRS). Esses eventos também possibilitaram que cada segmento social participante da conferência (poder público, sociedade civil organizada e empresariado) se sensibilizasse quanto ao seu papel na gestão dos resíduos sólidos.
As Conferências Regionais foram realizadas em Chapadinha, Itapecuru Mirim, Barra do Corda, Presidente Dutra, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Balsas, Pinheiro e São José de Ribamar. Já as Conferências Municipais ocorreram nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Araioses, Codó, Duque Bacelar, Morros, Imperatriz, Pedreiras, São Luís, Santa Luzia do Paruá, Timbiras, Timon, Trizidela do Vale, Vitorino Freire e São Raimundo das Mangabeiras.
Secretário Luis Fernando vistoria pavimentação de ruas em São Raimundo das Mangabeiras
Em visita a região Sul do Estado, o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, acompanhado do secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, inspecionou, na sexta–feira (30), obras de pavimentação asfáltica de ruas na cidade de São Raimundo das Mangabeiras.
Está em andamento o asfaltamento de 2.870 metros de ruas com meio fio e sarjeta nos bairros Vila Ceci e Bela Vista com um investimento no valor R$ 730 mil. O munícipio também contou com recursos estaduais para construção de duas praças e uma escola.
Durante a visita de inspeção das obras no bairro Vila Ceci, Luis Fernando anunciou mais um convênio entre os governos do município e do estado para a pavimentação de mais ruas na cidade. “E já tem outra obra conveniada com o município na qual serão pavimentados mais 4 km de ruas e avenidas em São Raimundo das Mangabeiras. Esse conjunto de forças é que está fazendo este cidade mais próspera”, ressaltou Luís Fernando.
O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Francismar Carvalho, destacou a importância da parceria do município com o Governo do Estado. “É assim que se faz um grande governo. Ninguém consegue fazer um grande governo sozinho”.
A pavimentação das ruas dos bairros era uma antiga necessidade da população. Michele Silva, moradora do bairro Bela Vista, disse que as obra é um sonho. “Mudou tudo. O bairro ficou mais movimentado, pode passar carro, moto. As pessoas começaram a construir casa aqui. Valorizou o bairro, pois, antes aqui, só tinha um caminhozinho para passar de bicicleta; agora todo mundo pode passar por aqui”.
O secretário de cidades, Hildo Rocha, elogiou o trabalho do prefeito, pois, e afirmou ser função do Estado fiscalizar a aplicação dos recursos. “E isso este tem sido realizado constantemente com visitas da governadora e de seus secretários ao todos os municípios maranhenses. Aqui, com a presença do secretário Luís Fernando, que veio fiscalizar a obra; é nossa obrigação fiscalizar os trabalhos e estamos vendo que a obra é de boa qualidade”.
Recuperação
A agenda da comitiva do Governo continua com assinatura da ordem de serviço da obra de recuperação da estrada que liga Fortaleza dos Nogueiras a BR-230. Com esta obra serão recuperados 53 km de estrada beneficiando o trânsito dos moradores e o escoamento da produção agrícola local.
Publicado em: Governo
Aluízio Mendes, o povo quer justiça e os culpados na cadeia
A família de Luzico, amigos e toda sociedade maranhense, estão clamando por justiça querendo reposta nas investigações do caso. A coisa é séria, até agora o Secretário de Segurança do Maranhão, Aluízio Mendes, não se manifestou publicamente sobre o crime, que não é tão difícil de ser elucidado. Todos acreditam que a polícia chegará aos criminosos a qualquer momento, mas a demora e a falta de informação é preocupante. Pelo que sabemos a Polícia Militar entrou em ação nos últimos dias e investiga o crime na região do munim. O secretário não precisa gostar de reggae e de regueiros para cumprir com a sua obrigação, todos querem ver os bandidos que praticaram esse crime de forma cruel e covarde, na cadeia. O trabalho do secretário e equipe no caso do jornalista, Décio Sá, foi muito competente e diferenciado, onde a polícia trabalhava 24 horas investigando tudo, chegando rapidamente aos culpados. É justamente o que a sociedade maranhense quer no caso de Luzico, simplesmente dedicação nas investigações e que a justiça seja feita.
fica o recado.
RESPONDA ESSA BOA PERGUNTA, SERÁ QUE TENS CORAGEM !!!
Se Flávio Dino é acusado de ‘gazetear’ a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, Gil Cutrim, que deveria estar trabalhando pelo município na Prefeitura de São José de Ribamar, Teresa Murad, que deveria estar trabalhando pelo município na Prefeitura municipal de Coroatá e outros prefeitos fazem o quê, no Governo Itinerante?
O que tem o elefante a ver com a formiga, ou seja, então porque fulano faz porque eu tenho que fazer… porco come merda, então manda Flavío comer merda…
Calma cara a pergunta foi pertinente, Acredito que devia verificar um pouco as coisas, o teu blog bateu na tecla quando a notícia de Dino e quando alguém faz uma denuncia, da qual você não tá conseguindo justificar, você começa a descer o nível. Relaxa um pouco e tente aceitar que existem problemas de todos os lados.
camarada, os comentários devem ser referentes a matéria em questão e não tentar desvirtuar o assunto, coisa aqui jamais colará…
o Flávio sabe e tem mostrado muito serviço na Embratur. Deve deixá-la em março de 2014, aí papai ninguém segura Flávio Dino ! Nos dias atuais ele faz eventos somente nas sextas à noite e ainda tem umas belezas que se salientam para dizer que ele não trabalha. Ao longo deste ano de cada 05 entrevistas que ele deu, o ministro com orçamento 100 vezes maior deu uma só! Imagina se o Flávio não estivesse focando no projeto histórico que dará aos nossos filhos um Maranhão melhor ? Quanto às mágoas de A ou B, resultantes das disputas de 2012, o Zé não convenceu ninguém de sua tese de manter aquela forma de administrar São Luís, ele deveria lembrar dos equívocos da forma que se constituiu o curto governo de Jackson Lago, que Deus o tenha. Acredito que Flávio Dino fará muita coisa diferente.
São Luís está uma maravilha, a embratur é uma empresa super bem administrada, tanto que é criticada em todos os aspectos…. Não passa de uma merda…
!!!!!!!!!
…….