Informativo

Publicado em   05/ago/2013
por  Caio Hostilio

SES instala Centro de Apoio aos Municípios‏

_05.08.2013A SES colocou à disposição dos gestores municipais um Centro de Apoio aos Municípios, a partir desta segunda-feira (05), para prestar assessoria técnica sobre os sistemas, serviços e programas da SES e do Ministério da Saúde. O Centro de Apoio está funcionando no Hotel Praia Mar e as regionais de saúde estão sendo chamadas, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para que os 217 municípios possam concluir seus projetos. O Centro de Apoio aos Municípios foi apresentado na manhã desta segunda-feira (05) pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, durante encontro com prefeitos e secretários municipais de saúde, em São Luís.  Ele informou que criou o espaço com estações de trabalho e técnicos capacitados para orientar os gestores municipais para a alimentação dos sistemas de informação. “Este não pode ser um trabalho isolado. Precisamos que todos os 217 municípios compareçam e estejam atualizados no sistema para que o Maranhão possa implantar suas redes de assistência e receber novos recursos”, declarou ele. O cronograma de trabalho estabelece períodos para o atendimento aos municípios. Nos primeiros dias serão trabalhados o Programa Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e as redes temáticas do Ministério da Saúde (Urgência e Emergência, Cegonha, Psicossocial, Reabilitação Física e Oncologia).  Até o início do próximo mês estarão sendo trabalhados os programas da Academia de Saúde, PMAQ, Requalifica UBS, Controle e Avaliação, Planejamento, Programa Anual de Saúde, Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS), Relatório de Gestão Quadrimestral, SIOPS e Vigilância em Saúde. Estavam presentes também o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Maria José Coutinho; o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; Francisca Nogueira (chefe da Assessoria de Planejamento da SES).

Pedestres e motoristas aprovam campanha educativa do Detran-MA sobre o respeito a faixa de pedestres

_DiretorO Detran-MA iniciou na manhã desta segunda-feira (5/08) na faixa de pedestre em frente ao Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal, no bairro da Alemanha, em São Luís, a campanha educativa “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que tem como objetivo chamar a atenção e alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados e respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres. A campanha que acontece para lembrar o dia do pedestre (8/8) acontece durante toda a semana na frente de 10 escolas públicas e particulares de São Luís de diversos bairros e já teve a aprovação de motoristas e pedestres. Na segunda-feira (05/08), a campanha também aconteceu no Colégio Santa Teresa, no centro da capital. “É muito legal ver que o Detran-MA tem preocupação com o pedestre e usa a educação para o trânsito principalmente nesse retorno às aulas nas faixas de pedestre! A iniciativa é muito boa!”, enfatizou a dona de casa e mãe, Maria da Conceição Silva, 34 anos, que levava o filho Roberto, de 6 anos, ao colégio do Sesi. “Estamos nas escolas para preparar o futuro condutor e alertar os pais. É importante que todos, motoristas, motociclistas e pedestres se comprometam a respeitar a faixa de pedestre e as leis de trânsito. A campanha tem tido uma receptividade muito boa e esperamos alcançar bons resultados ao longo dessa primeira semana de ação!”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos que participou in loco da campanha.

Prefeitura realiza nova convocação de aprovados em concurso público

gilA Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF), está realizando nova convocação dos aprovados no concurso público, realizado em 2011, para o preenchimento de vagas no quadro efetivo dos servidores municipais. A lista com os nomes dos convocados, assim como os documentos exigidos para apresentação, podem ser verificados no link http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/prefeitura-realiza-nova-convocacao-de-aprovados-em-concurso-publico-3 Estão sendo convocados candidatos aprovados para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Inspetor de Vigilância em Saúde, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral) e Professor (Classe I, disciplinas de Inglês e Matemática, Regiões Administrativas I, II e III). A convocação para o cargo de Professor, é importante frisar, ocorreu devido ao fato dos aprovados para o cargo não terem comparecido durante a convocação ocorrida em junho. Os novos convocados têm até o próximo dia 20 para comparecer ao prédio da SEMPAF (localizado na área do santuário religioso da Sede da cidade), no horário das 14h às 19h, e entregar os documentos para posterior nomeação.

Luis Fernando Silva participa das comemorações dos 51 anos do CE Estado da Guanabara, em Ribamar

Foto 1 Luis Fernando entrega instrumentos  musical foto Geraldo FurtadoO secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou da entrega de instrumentos musicais para a Banda Marcial do Centro de Ensino Estado da Guanabara, durante as comemorações dos 51 anos do colégio, nesta segunda-feira (5), em São José de Ribamar. “Estou feliz em participar do aniversário dessa escola, além de entregar novos instrumentos musicais que vão renovar a banda”, declarou. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Ribamar, Eudes Sampaio; do gestor da escola, José Ribamar Cantanhede; de professores e alunos. Na ocasião, Luis Fernando Silva foi homenageado e recebeu uma placa de Honra ao Mérito. A banda leva o nome do secretário, um reconhecimento pelo apoio dado à escola. “Ribamar tinha apenas duas escolas de ensino médio quando eu fui secretário de Educação, investimos e implantamos 10, inclusive na zona rural. Hoje, a realidade para os jovens ribamarenses é outra”, destacou. O CE Estado da Guanabara possui 846 alunos matriculados nos três turnos, no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A banda marcial, que havia sido extinta está sendo reativada, com a entrega dos instrumentos musicais, doados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação, um total de 35 instrumentos, entre violões, cornetas, pratos e bumbos.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos