Informativo

Publicado em   06/jun/2013
por  Caio Hostilio

Turismo cresce 13,1% em 2012

060613EntrevistaColetiva_PesquisaFGV_9056PMEm entrevista coletiva realizada hoje no Ministério do Turismo, o ministro Gastão Vieira, tornou público os dados da 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas. Os dados revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros em 2012. “Os empresários estão muito otimistas e a expectativa é de crescimento nos próximos anos”, diz o ministro. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior. O levantamento indica significativa melhoria na evolução de preços na comparação entre o realizado em 2012 e as expectativas para 2013. No último ano, os preços do setor registraram alta de 9,6% e a expectativa apurada para 2013 indica uma elevação de preços de 3,8%, abaixo inclusive da estimativa para a inflação oficial, de cerca de 6%. “O setor está saudável e demonstra vitalidade”, diz Vinícius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas de Turismo. Progresso semelhante é indicado pela pesquisa nos custos, que em 2012 acusaram uma elevação de 12%. Para 2013, o aumento esperado é de 4,7%. Todos os ramos de atividade ouvidos declararam que pretendem investir em 2013 – 13,3% do faturamento, em média –, e 93% das empresas ouvidas apostam em significativa ampliação nos negócios neste ano. O faturamento médio esperado em 2013 é 7,5% maior do que em 2012 para as empresas ouvidas. “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”, comenta Gastão Vieira.

Prefeitura executa serviços de recuperação da malha asfáltica de Ribamar

ASFALTAMENTO (1)A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou na última quarta-feira (05) mais uma etapa do trabalho de recuperação de trechos da malha asfáltica de ruas e avenidas do município. O serviço, neste momento, está sendo realizado na Avenida Paraíso, principal via do bairro Jardim Tropical, onde vários trechos foram danificados pelas fortes chuvas que caíram neste primeiro semestre. Paralelo ao trabalho de recuperação da malha asfáltica, a administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) está executando serviços de melhoramento, com o objetivo de beneficiar os moradores e garantir a trafegabilidade na área, de vias de bairros de várias regiões da cidade. Neste momento, estão sendo alvos deste serviço ruas do bairro Parque Araçagi. O trabalho de recuperação da malha asfaltica já foi concluído na Avenida Tancredo Neves (Estrada que dá acesso ao Socorrão II), no trecho pertencente ao território do município de São José de Ribamar. Estes serviços, tão logo sejam concluídos na Avenida Paraíso – o que deverá ocorrer na próxima semana, dependendo das chuvas – serão levados para outras grandes vias da cidade, tais como Avenida Mascarenhas de Moraes e Estrada do Miritiua (trecho pertencente ao território de Ribamar), por exemplo. “Mesmo trabalhando com recursos escassos, em oito anos conseguimos avançar no setor de pavimentação. No entanto, temos a consciência de que muito mais precisa ser feito, tendo em vista que, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras, cerca de 1.700 vias, de diversos bairros da cidade, ainda necessitam deste benefício. Infelizmente, este número é reflexo puro da inoperância de ex-gestores que, até 2004, pouco ou nada fizeram neste setor. Mas não estamos medindo esforços e com os apoios dos Governos do Estado e Federal, muito em breve, levaremos o asfaltamento para todas as localidades que ainda necessitam”, afirmou Gil Cutrim.  

Seduc encerra ciclo de Conferências Intermunicipais

GetAttachmentAlunos, pais, gestores, políticos, professores e funcionários de escolas públicas estaduais e municipais participam, em São Luís, da 28ª Conferência Intermunicipal de Educação, aberta nesta quinta-feira (6), no Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga. A Conferência reúne representantes dos quatro municípios da ilha: São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, que durante dois dias vão discutir propostas para utilização na educação pública.

Iniciadas em abril, as Conferências Intermunicipais de Educação foram realizadas em 28 regiões do Estado e vão reunir propostas para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília. Nas intermunicipais, que duram dois dias, os participantes são divididos em sete eixos temáticos, para debater ações de melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Em agosto, todo o material reunido nas 28 conferências será apresentado e discutido na Conferência Maranhense de Educação. Pedro Fernandes reforçou ainda que a participação nas Conferências Intermunicipais é uma prática republicana e democrática que é preciso incentivar na sociedade. “A escola que queremos construir precisa dessa participação intensa nas ações propostas. É preciso, por exemplo, que os conselhos escolares sejam autênticos e eleitos democraticamente e precisamos implantar ainda os grêmios estudantis”, declarou. O Promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar, parabenizou a Seduc pela realização das Conferências e também elogiou a contribuição dos inscritos. “Só a partir da participação da sociedade civil, que vive o dia a dia das escolas públicas, é que poderemos mudar a realidade da nossa educação”, afirmou.

Vale conferir:

convite

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos