Ao reitor do IFMA…

Publicado em   17/maio/2013
por  Caio Hostilio

ifmaAntes de tudo gostaria de dizer que a falta de professores no Brasil é crucial para o que vemos na atualidade e, principalmente, quanto ao que se espera de um ensino/aprendizagem de qualidade.

Esse fator se deu pelo desprezo que a ditadura militar impôs aos docentes desse país, cujo resultado foi sua desvalorização como profissional e, principalmente, com os salários oferecidos.

É preciso convir que um médico pudesse até tirar a vida de paciente, porém o professor pode fazer pior, ou seja, matar a mente com o cidadão vivo.

Hoje, os cursos de licenciatura estão em decadência, com isso a educação perde o essencial: a didática, pois os pedagogos estão sendo substituídos por bacharéis, que desconhecem os meandros da didática, da avaliação e da retenção por parte do corpo discente com as aulas dadas. Essa é a realidade triste no Brasil.

É preciso reconhecer que o IFMA é uma tábua de salvação, mas que é muito difícil para um reitor, no caso o Brandão, conseguir professores para determinadas disciplinas. Uma que muitos não se escrevem nos concursos abertos, outros não conseguem passar por falta de conhecimento.

Os cursos devem ser abertos, mas como fazer para suprir as necessidades docentes? Isso não é culpa do reitor e do próprio IFMA, mas sim um reflexo do descretido dos cursos de licenciatura hoje no Brasil, onde nem 1% dos alunos universitários atualmente quer se tornar professor.

Fazer o quê? Qual a solução para isso? O resgate do docente como um dos agentes importantes para o desenvolvimento desse país.

 

Sobra o desgaste, conforme o email abaixo, onde o aluno faz um desabafo, visto que sua concepção é a melhor possível. ´

Gurgel Filho (gurgelfilho.gf@gmail.com)

15/05/2013

Para: hostiliocaio@hotmail.com

Olá Prof. Caio! Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA/Campus Pinheiro e no curso que eu faço (Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio) existe um grande déficit de professores de matérias técnicas. Então segundo a direção nós vamos nos formar em Janeiro de 2014. O prazo inicial seria de Dezembro de 2013. Entretanto esse prazo pode se estender por mais alguns meses, o que irá nos prejudicar ao fazermos a matrícula na faculdade mediante a aprovação no ENEM/ SISU, pois só pode fazer a matrícula na universidade com o diploma que nós não vamos ter até lá. Então queria saber se o senhor poderia nos ajudar publicando uma matéria sobre isso.

  Publicado em: Governo

5 comentários para Ao reitor do IFMA…

  1. Dulce Garcia - Coroatá disse:

    …..

  2. Helida barbosa disse:

    ……

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos