A importância da Saúde itinerante!!!

Publicado em   09/maio/2013
por  Caio Hostilio

06.05.2013_Governo_Itinerante_em_Mata_Roma_Foto_Nestor_Bezerra_(131)[1]A Secretária de Saúde do Estado vem levando os serviços de saúde, em diversas especialidades, todas as ações do governo itinerante de Roseana Sarney. O povo dos diversos municípios mostrou total satisfação ao poder ser atendido de forma dentro dos princípios exigidos pela Organização Mundial de Saúde.  

06.05.2013_Governo_Itinerante_em_Mata_Roma_Foto_Nestor_Bezerra_(78)[1]A equipe oftalmológica da SES realizou em Mata Roma 75 atendimentos – dentre eles 12 cirurgias de catarata, sete de pterígio e 15 tratamentos de glaucoma. Maria Veras Sousa foi uma das pacientes avaliadas pelo médico e submetida a cirurgia de catarata no olho esquerdo. “Tem muita gente que vai fazer esta cirurgia em São Luis ou Teresina (PI) e volta a enxergar. Eu tinha muita vontade, mas não tinha condição de pagar as despesas. Quando fiquei sabendo deste mutirão, não quis perder a oportunidade”, relatou a aposentada. 

 06.05.201..[1]Em Mata Roma, além do atendimento oftalmológico, foram realizadas consultas com clínico geral, pediátricas, citologias oncóticas, exames de glicemia, colesterol e PSA, e 118 doses de vacinas foram aplicadas em todas as faixas etárias da população. As consultas dermatológicas aconteceram no segundo dia das ações. Maria Diniz Vieira, 66 anos, procurou exames e consulta com clínico geral. Ela é diabética e hipertensa. “Fiz os exames laboratoriais e mostrei ao médico. Estou muito satisfeita porque fui bem atendida e não tive que esperar muito”, comentou.

 meninaA busca por atendimentos dermatológicos foi o diferencial no município de Anapurus. No total 113 pessoas foram atendidas no primeiro dia e resultou no diagnóstico de três casos novos de hanseníase, quatro avaliações de pacientes em tratamento e sete baciloscopia (um dos métodos de diagnóstico da tuberculose). Os casos oftalmológicos cirúrgicos foram encaminhados para procedimento de catarata e pterígio em Mata Roma, devido a melhor estrutura do Hospital Municipal Thales Gonçalves.  Outras centenas de pessoas foram atendidas pelo clínico geral e pelo pediatra, e fizeram os exames oferecidos.  

 06.05.2013_Governo_Itinerante_Anapurus_04_Foto_Nestor_Bezerra]_(47)[1]A dona de casa Marinalva da Silva de Souza, do povoado Bendeira, em Anapurus, buscou o exame ginecológico. Casada e mãe de 05 filhos, há cinco anos não realizava o preventivo de câncer ginecológico. “Sei que é importante, mas sempre falta tempo e dinheiro de viajar para Santa Quitéria e fazer o exame. Agora vou aproveitar para fazer aqui em Anapurus”, disse. Cristiane Garreto de Oliveira levou a filha Conceição Garreto Alves, de dois anos, para consultar com dermatologista. “Ela tem alergia a várias coisas e fica com o corpinho todo cheio de marcas vermelhas. Tinha vontade de levar pra consultar em São Luis e agora vou aproveitar que o médico está em Anapurus para consultar”, comentou. 

 06.05.2013_Governo_Itinerante_Milagres__Foto_Nestor_Bezerra_(21)[1]No município de Milagres do Maranhão foram feitos centenas de exames de glicemia e colesterol, vacinação, aferições de pressão arterial, pesagens, consultas clínicas, preventivos de câncer ginecológico e de próstata. As consultas pediátricas, oftalmológicas e dermatológicas aconteceram no segundo dia das ações. Maria Ana da Conceição, 82 anos, do povoado Engenho Velho, aproveitou o mutirão da saúde para vacinar contra influenza e fazer os exames laboratoriais de glicemia e colesterol. “A agente de saúde informou que os médicos de São Luis estariam aqui fazendo tudo de graça e vim aproveitar para fazer os exames”, disse.

06.05.201..[1]atendimento As ações da SES foram concentradas no Hospital Dr. Zeca Moreira, em Santa Quitéria. Foram realizadas consultas dermatológicas, com um caso novo de hanseníase e cinco de câncer de pele diagnosticados – estes encaminhados para tratamento em São Luis. Também foram feitos atendimentos clínicos, pediátricos, exames de PSA, preventivos, exames de glicemia e colesterol. Os atendimentos oftalmológicos foram realizados na terça-feira (07).

06.05.2013_Governo_Itinerante_Milagres__Foto_Nestor_Bezerra_(36)[1]Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

3 comentários para A importância da Saúde itinerante!!!

  1. andre disse:

    agora vcs querem que o povo maranhense tem mês,semana,dia e hora para ficar doente e ir ao medico por favor meu povo São Luis,Maranhão e Brasil não podemos aceitar esses governantes atuais novamente são uma metira e nem os que eles indicarem.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos