Gestores de Segurança Pública do Nordeste traçam ações conjuntas durante em encontro em São Luis

Publicado em   07/maio/2013
por  Caio Hostilio

Foto_1_-_..[1]Gestores de Segurança Pública dos nove estados da Região Nordeste definiram durante mais uma reunião de trabalho do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste – Operação Divisa Segura, as ações que serão deflagradas nos próximos 30 dias. O encontro, que ocorreu na manhã de terça-feira (7) no salão de eventos do Hotel Premier, na Ponta D’Areia, discutiu, ainda, a importância da integração dos órgãos de segurança pública da região no combate a atuação de grupos criminosos, principalmente no tocante a ações como assaltos a bancos, tráfico de drogas, roubo de cargas, entre outros.

Participam do encontro, profissionais das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Federal, Rodoviária Federal e do Exército dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Foto_2_-_..[1]Durante a abertura oficial, o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Aluisio Mendes destacou a importância da troca de informações entre os estados. “Hoje o crime é interestadual e até internacional. Com a troca de informações notamos que um grupo, por exemplo, que atua no Maranhão tem ‘braços’ no Piauí e no Rio Grande do Norte. Por isso, esses espaços são importantes para traçarmos um planejamento de várias linhas de ação que resultem na identificação e prisão desses criminosos”, analisou.

O Comitê foi criado em 2011 com a participação de três estados. No ano passado, os outros estados integraram os trabalhos.  Segundo a diretoria executiva do Comitê, os estados de Tocantins e Minas Gerais já demonstraram interesse em integrar o grupo.  Este é o primeiro grupo formado em todo o Brasil para discutir a problemática da Segurança Pública em nível de região. “Nossa região Nordeste apresenta características bastante comuns e, algumas ações delituosas, possuem a mesma natureza, com isso devemos operacionalizar em conjunto nossas ações”, completou o secretário de Segurança.

Das operações, apenas no ano passado mais de 60 pessoas foram identificadas e presas, suspeitas de envolvimento em praticas criminosas nas divisas dos estados. “Na semana passada, um quadrilha de caixeiros [que explodem caixas eletrônicos], que atuava no estado de Sergipe foi detida em Campina Grande, Pernambuco. Essa é uma prova de que a integração entre as forças de segurança traz resultados bastante positivos”, pontuou o secretário- geral do Comitê, o tenente-coronel da PM da Paraíba, Julio Cesar de Oliveira,

No Maranhão, de acordo com dados da SSP, as ações das Polícias Civil e Militar, aliadas ao trabalho de inteligência, têm reduzido em mais de 80% este tipo de prática criminosa. A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) reconheceu o trabalho da polícia maranhense e emitiu uma honra ao mérito pela atuação no combate ao crime.

Em uma das operações, ocorrida no mês de abril deste ano, policiais militares do 15º BPM, sediado em Bacabal, desarticularam uma quadrilha composta por seis pessoas. Um adolescente também foi apreendido. O bando planejava assaltar um banco na cidade de Alto Alegre do Pindaré.

Estiveram presentes ainda o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laercio Costa; delegada Geral de Policia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende; delegado Airton Ferraz, coordenador geral do Comitê; os coronéis Franklin Pacheco e Wanderley Pereira, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, respectivamente; comandante do 24º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Heber Costa; delegado Cristiano Barbosa, superintendente de Polícia Federal no Maranhão, alem de oficiais e outras autoridades.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Gestores de Segurança Pública do Nordeste traçam ações conjuntas durante em encontro em São Luis

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos